Receitas para curar a ressaca

Receitas para curar a ressaca - Crédito: Shutterstock

 

Bom dia para você que acordou com o estômago na boca e a cabeça explodindo. Ontem à noite, beber aquela dose de tequila depois de litros de cerveja parecia uma boa ideia. Hoje, você tem certeza que estava errado.

+ Qual a melhor alimentação pós-treino?
+ Como emagrecer sem perder massa muscular
+ Como se livrar do mau hálito

A irritação, o mal-estar, a tontura e a fraqueza certamente estão dominando o seu dia e você já está jurando nunca mais beber, certo? Bom, para tentar te salvar, selecionamos algumas receitas caseiras e bem simples para compensar os nutrientes que faltam no seu corpo.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Independente de qual solução você escolher, beba muita, muita água ao longo do dia todo!

Banana e morango

Banana e morango - Créditos: Reprodução

 

Uma vitamina de banana e morango é fácil de fazer e ideal para começar a melhorar. Se for bater as frutas com leite, escolha a opção sem lactose! A gordura do leite é horrível para a digestão e vai sobrecarregar ainda mais o seu fígado.

Apesar disso, um copo de leite sem gordura é rico em cálcio e ajuda a minimizar aquela dor de estômago causada pela bebedeira. Ele também contém cisteína, um aminoácido que digere o acetaldeído produzido quando o corpo tenta processar o álcool.

A banana é fonte de potássio e, como o álcool desidrata nosso corpo inibindo um hormônio encarregado da reserva de líquido, a fruta é ideal para repor a quantidade de potássio no sangue.

Ovos mexidos com bacon

Ovos mexidos com bacon - Créditos: Reprodução

 

Você sempre ouviu que excesso de gordura não é a melhor opção para curar a ressaca, certo? Bom, segundo o jornal El Pais e um estudo da Universidade de Newcastle, o Bacon repõe as proteínas que se decompõem em aminoácidos e nos fazem sentir melhor.

Já os ovos, repletos em vitaminas B2, B6 e B12 e ricos em cisteína – aminoácido eficaz contra toxinas – são o complemento ideal.

Sanduíche de atum

Sanduíche de atum - Créditos: Reprodução

 

O pão é responsável pela reposição de carboidratos e, por isso, vai te dar a energia necessária para viver em um dia de ressaca.

O Atum, segundo a nutricionista Izaskun Arrarás de María, do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas de Navarra, é rico em alfa-cetoglutarato, uma enzima que ajuda a minimizar os sintomas da ressaca e também é vasodilatadora.

Ou seja, favorece a irrigação sanguínea correta dos tecidos, fornece oxigênio e elimina toxinas.

Se você não tiver um filé na geladeira, pode utilizar o atum em lata mesmo!

Aspargos na manteiga

Aspargos na manteiga - Créditos: Torrada Torrada

 

Nem todo mundo é fã de aspargos mas, se você guardar um frasco daqueles em conserva na geladeira, ele pode salvar o seu final de semana! Segundo um estudo da Universidade Nacional Jeju, da Coréia do Sul, os aspargos possuem aminoácidos e minerais que aliviam a ressaca e protegem as células do fígado contra as toxinas.

Além disso, o vegetal tem propriedades antifúngicas, diuréticas e anti-inflamatórias para aliviar sua dor de cabeça!

Para quem não curte muito comer aspargos, uma solução é unir uma porção do vegetal com uma colher de sobremesa de manteiga, azeite de oliva e um pouquinho de sal, mexer bem em fogo alto e, depois, comer!

Suco de tomate sem álcool

Suco de tomate sem álcool - Créditos: Reprodução

Não se anime: não estamos falando do drink Bloody Mary, utilizado por muitos para “enganar” a ressaca.

Continuar bebendo, apesar de ser tentador, não é a solução. Desse jeito, você só vai postergar a ressaca e não queremos isso, não é?

O suco de tomate é rico em açúcares simples e, por isso, combate a hipoglicemia – redução do nível de glicose no sangue. Além de hidratar, também contém licopeno, um anti-inflamatório natural que vai ajudar seu corpo a funcionar melhor.

Para fazer, basta bater 4 tomates maduros – e bem lavados – com ½ xícara de água, um pouco de sal e um pouquinho de suco de limão.

A maioria dos ingredientes citados acima são itens recorrentes na geladeira de todo mundo e, por isso, soluções práticas para ajudar seu corpo a combater todas as toxinas adquiridas na noite anterior.

Para acompanhar as receitas, um suco de laranja repleto em vitamina C e frutose vai dar uma força pro seu fígado na hora de metabolizar o álcool!

Você pode não parar de beber, mas dê uma maneirada da próxima vez! O consumo em excesso causa alterações hormonais, desajusta as citosinas – proteínas responsáveis pela comunicação intercelular – e ainda geram efeitos tóxicos no sangue.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »