Como emagrecer sem perder massa muscular

Dietas que prometem a eliminação de muitos quilos em pouco tempo, ou um ritmo acelerado de atividades físicas em uma alimentação equilibrada raramente vêm acompanhados de ganho de massa muscular.

Pelo contrário: uma dieta restritiva sem acompanhamento médico ou sem o alinhamento com a prática de exercícios corretos pode te fazer perder muita massa magra.

Então, como emagrecer sem perder massa muscular?

Antes de tudo, é preciso, sim, buscar a ajuda de um nutricionista e também realizar os exercícios físicos acompanhado de um profissional da área. Uma consulta e alguns exames vão te dizer como funciona o seu metabolismo e qual é a melhor dieta para você seguir sem prejudicar o seu organismo.

Porém, a personal trainer Carine Rosin tem algumas dicas para compartilhar que podem te ajudar a entender melhor como o seu corpo funciona e como emagrecer sem perder massa muscular. O principal segredo? Reeducação alimentar e atividade física.

O que é massa gorda e massa magra?

Para entender como não perder massa magra, é importante entender o que é a massa gorda. Segundo o nutrólogo Mohamad Barakat, ela pode ser vista como um estoque de energia feito pelo próprio organismo. Já a massa magra é composta não apenas por músculos, mas por órgãos vitais, líquidos corporais e ossos.

Então, uma categoria é a reserva de energia (gordura) e a outra, é funcional (músculos e outros componentes vitais).

Faça exercícios

Se você não consegue praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional, saiba que pelo menos três vezes por semana é indispensável praticar uma atividade física de alto gasto calórico e se alimentar da forma correta.

Para reduzir seu peso sem perder a massa magra, uma dica é intercalar exercícios aeróbicos para queimar gordura com musculação, para manutenção e aumento da massa magra.

Mude sua rotina alimentar

Reeducação alimentar é diferente de seguir uma dieta restritiva. É lógico, existem momentos em que apenas uma dieta mais rígida vai ajudar o seu corpo, mas quem deve te dizer isso é um profissional, não um amigo ou você mesmo.

Reeducar sua mente e seu corpo e fazê-lo se acostumar com uma dieta mais saudável para o resto da vida é a melhor forma de encontrar o equilíbrio e conseguir ser feliz em paz com a comida.

Além disso, é preciso saber o que comer antes e depois do treino. Pelo menos uma hora antes do exercício físico, carboidratos integrais e algum tipo de proteína magra.

Isso impede que o organismo queime massa magra na hora do treino, e não a gorda. Além disso, se o treino durar mais de uma hora, também é inteligente consumir algum carboidrato para manter a queima de gordura.

Até trina minutos depois do treino, consuma proteínas para a reconstrução e preservação muscular e carboidrato de absorção rápida para repor os estoques de glicogênio sanguíneo e não usar a proteína como fonte de energia.

Por fim, você sabia que os músculos consomem mais energia do que a gordura? Então, mesmo em repouso, quem tem mais massa magra vai queimar mais calorias com mais facilidade. Isso é conhecido como alta taxa metabólica basal.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »