Como se livrar do mau hálito

Nem sempre uma bala ou um chiclete de menta são suficientes para curar o mau hálito, afinal, nem sempre ele está relacionado com a falta de higiene bucal – apesar deste ser o fator principal.

Se você anda se incomodando com ele – ou até já ouviu alguém reclamar do seu bafo – é hora de fazer alguma coisa a respeito! Aliás, talvez esse seja até um sinal de algum problema mais grave, como alguma doença no estômago, esôfago ou até mesmo câncer de boca.

Para descobrir como se livrar do mau hálito e também identificar se o problema é mais sério, acompanhe o passo a passo:

Quando o mau hálito é normal?

Se você acabou de comer um bife acebolado ou acabou de acordar, é normal ter um hálito desagradável e, por isso, é necessário escovar os dentes em ambas as situações – e, é claro, depois de cada refeição.

Mas, se você costuma fumar bastante ou consumir muita bebida alcoólica, o bafo pode se tornar crônico e, aí, também é hora de procurar um especialista.

Vamos higienizar bem essa boca aí!

Além de escovar bem os dentes depois de cada refeição – para evitar cáries e outros problemas que podem causar o mau hálito – também é fundamental higienizar a língua.

Você pode fazer isso com a própria escova ou comprar aquele limpador especial, mas, de qualquer maneira, é preciso fazer isso sempre.

Limpar a língua evita o acumulo de sujeira na superfície lingual mas também não é o suficiente para se livrar do mau hálito.

Também é preciso realizar bochecho e gargarejo com água morna ou anti-sépticos bucais pelo menos uma vez por dia, afinal, existem cáseos e bolotas que se escondem perto das amígdalas e são um dos principais causadores silenciosos do mau hálito.

O uso do fio dental, aliás, não deve ser ignorado. Por mais chato que possa ser passar o fio dental entre todos os dentes, todos os dias, esse processo é fundamental para reduzir o mau hálito.

Além do dentista, visite um endocrinologista

Além da visita ao dentista – fundamental para saber se você está com algum problema grave na boca e que necessite um tratamento especifico, você também pode fazer uma visita ao endocrinologista para analisar todo seu sistema digestivo.

Gastrite, esofagite e outros problemas acabam causando o mau hálito, assim como o péssimo hábito de ficar muito tempo de estômago vazio.

Alimentação saudável

A alimentação também é uma aliada na hora de se livrar do mau hálito.

Quanto mais água você beber, seu corpo e hálito vão agradecer, mas também existem alimentos específicos que reduzem o mau cheiro, como maçã e outros alimentos fibrosos.

As fibras provocam um tipo de atrito que varre a sujeira da língua, e, se você quiser continuar mascando seu chiclete, também pode, mas opte por uma versão sem açúcar para aumentar a produção de saliva.

Ah! Nunca masque um chiclete de estômago vazio, além de fazer mal para o seu estômago, também pode intensificar o mau hálito crônico.

Carboidratos são fundamentais para uma dieta balanceada e, quem fica muito tempo sem ingerir carboidratos por causa de uma dieta maluca, acaba exigindo que o corpo queime parte da musculatura para continuar funcionando e isso causa um tremendo de um mau hálito.

Quando procurar um médico?

A visita ao dentista deve ser regular mas, se você não é do tipo que vai ao médico com freqüência, saiba que você deve se preocupar quando você seguir todos os passos anteriores e, mesmo assim, continuar com mau hálito. Além dos problemas descritos anteriormente, você pode estar com alguma infecção mais séria, com pedra nas amígdalas ou até diabetes do tipo 2.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »