15 Motivos para você beber vinho diariamente

Beber vinho faz bem para o coração

Não é de hoje que a bebida grega, feita em homenagem ao deus Baco, era servida em comemorações e símbolo de festa e alegria. Com o tempo, o fermentado de uva ganhou adeptos no mundo inteiro por seu sabor e paladar inigualável, além de fator socializante. E se te falassem que, além de saboroso, existe uma infinidade de Motivos para você beber vinho diariamente?

Conheça os principais tipos de vinho e qual é mais indicado para você 
Confira 15 Motivos para você beber vinho diariamente 
+ Veja 10 Fatos sobre vinho para você saber

Para comprovar os benefícios de vinho, reuni pesquisas e estudos das mais diversas partes do mundo. Vale sempre lembrar que tais proveitos só são válidos para o consumo moderado da bebida de qualidade, definido como um ou dois copos por dia.

1. Motivos para você beber vinho: Beber vinho faz você viver mais


Conheça os mitos que já te contaram sobre vinho

A evidência é que os bebedores de vinho têm uma taxa de mortalidade de 34% mais baixa do que os bebedores de cerveja ou destilados. O estudo finlandês foi realizado com 2.468 homens ao longo de um período de 29 anos, publicado nos jornais de Gerontologia, 2007.

2. O vinho faz muito bem ao coração

Benefícios do vinho

Bebedores moderado que sofrem de pressão alta têm 30% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco do que os abstêmios. O resultado veio de um estudo de 16 anos Harvard School of Public Saúde com 11.711 homens, publicado na revista Annals of Internal Medicine, 2007.

Pesquisadores de Harvard incluíram o consumo moderado de álcool como um dos “oito maneiras comprovadas para reduzir o risco de doença cardíaca coronária.” Os investigadores acreditam que os antioxidantes na pele e sementes das uvas vermelhas, chamados flavonóides, reduz o risco de doenças coronárias, diminuindo o LDL (mau colesterol), aumento dos níveis de HDL (bom colesterol) e reduzir a coagulação do sangue.

3. O vinho evita doenças diversas

O resveratrol, que é encontrado na pele das uvas vermelhas, pode ajudar as pessoas com diabetes a regular o açúcar no sangue e atingir baixos níveis de glicose no sangue. Além disso, os pesquisadores descobriram que os homens que bebem uma média de 4-7 copos de vinho tinto por semana são menos propensos a serem diagnosticados com câncer de próstata.

Outro estudo indicou que o resveratrol pode ser útil no tratamento de doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson, e outra pesquisa recente no New England Journal of Medicine mostrou um aumento na capacidade intelectual para as mulheres que gostam de um drinque por dia.

4. Motivos para você beber vinho: Ele impede o resfriado

Beber vinho faz bem para a saúde

Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology descobriu que os antioxidantes presentes no vinho tinto pode também prevenir o resfriado comum. Os pesquisadores investigaram os hábitos de consumo de álcool 4.272 professores e funcionários de cinco universidades espanholas. Consumo de vinho – especialmente o vinho tinto – foi associado com um baixo risco de contrair a gripe comum.

5. Vinho ajuda a emagrecer

Visto como proibido em dietas, uma pesquisa da Universidade de Purdue – publicado no Journal of Biological Chemistry – discorda. Constatou-se que o piceatannol composto, que é convertido de resveratrol, pode ajudar a controlar a obesidade.

Ele bloqueia a capacidade da insulina para ativar genes que realizam outras fases de formação de células de gordura. Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine mostrou que as mulheres que consumiam quantidades moderadas de álcool eram menos propensas a ganhar peso na meia-idade.

6. Melhora seu humor e o sono

Benefícios do vinho

Além de relaxante e aliviar o estresse, o vinho melhora seu humor. Um grande estudo descobriu que o consumo de vinho na faixa de 2 a 7 copos por semana foi significativamente associada com menores taxas de depressão, enquanto os bebedores pesados parecem estar em maior risco. Outro estudo realizado pela Health Study Nord-Trøndelag (Estudo HUNT), com base na Noruega descobriram que os bebedores moderados têm menos risco de sofrer depressão do que aqueles que não têm álcool.

Curiosamente, os cientistas na Itália descobriram que certas variedades de uvas usadas para fazer vinhos tintos contêm altos níveis do hormônio melatonina sono ou algo com efeitos semelhantes. Isto poderia explicar porque o consumo moderado de vinho induz o sono.

7. Deixa você mais inteligente

Um estudo realizado por psicólogos mostrou que, com o consumo moderado de vinho o cérebro aumenta os estímulos, tanto em termos de qualidade e velocidade. Tempos de reação diminuiu em 25% e aumenta a criatividade em 50%.

A relação vinho-inteligência vai de ambas as maneiras: algumas pesquisas têm mostrado que as pessoas com um QI mais elevado consomem mais álcool do que aqueles com uma pontuação mais baixa.

8. Motivos para você beber vinho: Ele ajuda na digestão

Beber vinho faz bem para a saúde

O efeito estimulante do álcool e o sabor de vinho ajuda o sistema gastrointestinal a operar com o desempenho ideal. Portanto, o consumo moderado de vinho auxilia a digestão e evita alguns transtornos como a síndrome do intestino irritado.

9. Um auxílio para quem fuma

Se você não consegue parar de fumar, você pode limitar os danos provando vinho tinto, uma vez que ajuda a dilatar as veias e artérias. Deste modo, evita possível trombose causada pelo vício no cigarro.

10.  Motivos para você beber vinho: É um excelente anti-inflamatório

Beber vinho faz bem para o coração

O resveratrol, além de ter um poderoso antioxidante, atua como um anti-inflamatório natural. Ele inibe a ocorrência de duas moléculas (esfingosina e fosfolipase D) em carga de infecções perigosas que causam uma condição inflamatória significativa no organismo.

11. É um antibacteriano

A presença de polifenóis, resveratrol, estão sendo estudados para entender porque têm essa capacidade antibacteriana. Na verdade, parece que o vinho é útil na remoção de bactérias como a Salmonella e Shigella, responsáveis ​​por diarreia e febre.

12. O vinho é uma bebida socializante

Beber vinho faz bem para a saúde

Um copo de vinho durante o jantar com os amigos ou em uma festa cria uma ambiente propício e socializador. Dificilmente você comprará um rótulo para tomar sozinho, além de ser muito mais interessante compartilhar a bebida.

13. Combina com gastronomia

A cerveja têm suas vantagens na hora de combinar pratos, mas não dá pra negar que o vinho é a bebida mais antiga a promover harmonizações das mais variadas. Ela traduz requinte e sofisticação.

14. É um calmante natural

Benefícios para beber vinho

Quando você esta estressado, querendo explodir, o que faz? Abra um vinho. Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber vinho com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade.

15. Vinho é um afrodisíaco feminino

Você pode tomar uma cerveja com uma mulher e simplesmente jogar conversa fora. Mas o vinho pede uma intimidade maior, proporciona uma ocasião romântica, além de ser um afrodisíaco feminino.

Segundo estudo realizado pelo hospital Santa Maria Annunziata, em Florença, na Itália, o consumo de uma ou duas taças diárias de vinho tinto aumenta a libido feminina. Foram pesquisadas 789 mulheres entre 18 e 50 anos. O que você está esperando para abrir um com sua parceira?

E aí, o que achou dos motivos para você beber vinho? Tem mais algum pra falar?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »