Você foi traído e está pensando em perdoar a traição e esquecer o erro? Antes, é melhor considerar alguns pontos que, quando ignorados, podem acabar prejudicando a sua vida e transformando o seu relacionamento em um inferno.
Cada casal pode enxergar como traição um comportamento diferente. Nem sempre, traição é apenas o ato sexual: tem quem ache que se envolver sentimentalmente com outra pessoa é bem pior do que transar, enquanto outros podem acreditar no contrário.
Por isso, não vamos entrar em detalhes sobre o que define uma traição, e sim te dar uma ajuda a pensar se você realmente deve perdoar e seguir em frente ao lado da pessoa.
Esses pontos foram listados por psicólogos entrevistados pelo jornal Daily Mail, e são cinco perguntas indispensáveis nessa situação:
Ela já traiu outros parceiros no passado?
Hábitos são difíceis de mudar e, por mais que muitas pessoas consigam superar erros passados e mudar de comportamento, quem não enxerga problema algum em trair e por isso já traiu algumas vezes provavelmente vai trair de novo. É claro que exceções existem, mas elas são raras.
Descubra o motivo da traição
Lembrando: você não tem culpa pela traição. Se a outra pessoa está insatisfeita com qualquer coisa no relacionamento, ela deve falar com você em vez de simplesmente te trair e usar um erro seu como justificativa. Dito isso, vale refletir sobre o “motivo” dessa traição.
Um incidente isolado é mais fácil de perdoar e até de entender – por mais doloroso que seja – do que, por exemplo, um caso. Então, se coloque no lugar da outra pessoa e, com a cabeça fria, reflita sobre o que aconteceu e pense no que você faria se estivesse no lugar dela.
O que você acha que ela faria se o motivo se repetisse?
Por exemplo: ela disse que a traição rolou porque ela estava bêbada demais, triste, magoada e acabou deslizando durante uma festa? Então, reflita sobre o que ela faria se a situação se repetisse. Ela faria novamente? Quais garantias você tem de que ela não vai te trair de novo?
Como estava seu relacionamento quando a traição rolou?
Novamente, a culpa não é sua e isso precisa ficar claro. Mas, é menos difícil perdoar uma traição e confiar novamente na pessoa se o relacionamento de vocês não estava muito bom na época que a traição rolou e se você estava percebendo que tinha algo estranho. Por outro lado, se você não percebeu nada e o relacionamento, na sua concepção, estava ótimo e você nem desconfiava que uma traição poderia rolar, vai ser difícil confiar novamente na pessoa.
Ela se arrepende do que fez?
É fundamental que você sinta que ela está realmente arrependida para ter certeza de que ela não vai fazer algo assim outra vez. Se você sentir que ela está tentando colocar a culpa em você ou reverter a situação, é melhor pular fora.
É claro que uma situação como essa faz com que o casal discuta o relacionamento e tente entender as razões pelas quais a traição aconteceu, mas não confunda isso com transmissão de culpa, ok? O erro é de quem traiu, não de quem foi traído.