Inscreva-se no Canal

11 canais do youtube para você estudar e aprender

Toda ferramenta pode ser usada para o bem e para o mal. O youtube, por exemplo, pode te fazer perder horas valiosas de estudo e trabalho, mas, por outro lado, também pode te ajudar a estudar e te ensinar bastante coisa. Isso, é claro, se você souber onde procurar.

Muitos canais brasileiros, por exemplo, apresentam um conteúdo valioso e são excelentes como material de estudo. A gente selecionou 11 exemplos de canais educativos que vão te ajudar a passar de ano, mandar bem na faculdade e até se atualizar sobre temas variados e com isso aprimorar sua carreira.

Descubra 11 canais do youtube para você estudar e aprender:

Ponto em Comum

Ponto em Comum é um canal excelente que infelizmente tem menos inscritos do que o merecido. Criado por Davi Calazans, o canal explica, de forma bem didática, temas complexos de matemática, física, química e biologia.

O diferencial do canal é justamente essa didática: o Davi tem o dom de traduzir para os leigos conceitos bem difíceis de uma forma divertida. Nenhum dos vídeos é chato e, além do conteúdo ser direto e interessante, ele também pode ser muito útil para a sua vida, afinal, o Ponto em Comum não trabalha apenas temas estudados na escola para você passar de ano, ele contextualiza temas atuais para tornar o assunto mais palpável.

E se, por exemplo, você tem interesse – ou necessidade – em finalmente entender fórmulas difíceis, descobrir o que é matéria escura ou complementar seus conhecimentos por simples curiosidade, precisa conhecer o canal.

Ciência Todo Dia

Assim como o Ponto em Comum, o canal Ciência Todo Dia também procura contextualizar conceitos complicados das ciências exatas e biológicas com temas atuais.

O canal, criado pelo físico e professor Pedro Loos, está um pouco desatualizado mas, mesmo assim, todo os vídeos já publicados são atemporais e com certeza vão te ajudar em alguma área da sua vida.

Alimente o Cérebro

Enquanto os canais listados acima focam seu conteúdo nas áreas de exatas e biológicas, o Alimente o Cérebro também aborda temas da filosofia e sociologia.

Criado por um aspirante a jornalista e maluco por astronomia, o canal é uma excelente forma de se informar sobre assuntos pouco abordados na escola e também refletir sobre problemas da atualidade.

Minutos Psíquicos

Qualquer assunto envolvendo psicologia ainda enfrenta muito preconceito e falta de conhecimento. Por isso, um canal como o Minutos Psíquicos é um serviço de utilidade pública! Nele, os criadores explicam temas da psicologia e ciência em vídeos ilustrados. Os conteúdos lembram infográficos e são bem fáceis de compreender.

Sabe aquela pesquisa que você viu na internet mas não tem certeza da veracidade? O canal analisa as informações mais compartilhadas no Facebook e explica de um jeito prático os estudos psicológicos que estão em discussão.

ReVisão

O conteúdo do canal é feito por professores, alunos e diretores de semana. Nos vídeos, eles fazem resumos de temas específicos, realizam entrevistas com especialistas e também fazem resoluções de provas para ajudar os vestibulandos e alunos em geral.

Mas se você acha que o canal só é útil para os estudantes, está errado: os conteúdos são interessantes para qualquer pessoa que queira aprimorar seus conhecimentos e se manter sempre atualizado.

Se liga nessa História

Está pensando que o youtube só tem espaço para canais de exatas e biológicas? Isso não é verdade. O Se Liga nessa História, por exemplo, é um canal – como o próprio nome já diz – cujo foco é ensinar história de um jeito divertido e fácil de entender.

Muita gente torce o nariz para essa disciplina porque acha que aula de história é sempre um saco. O canal, criado pelo professor Walter Solla e pelo produtor Ary Neto – ambos bacharéis da USP, mostra que isso não é verdade.

TED Talks

O canal reúne as principais palestras do TED, uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e em vários países da América do Norte e da América Latina pela fundação Sapling.

O objetivo das palestras é disseminar “ideias que merecem ser disseminadas” – como a própria organização diz – e suas apresentações são limitadas a dezoito minutos. Muitas, inclusive, viralizam na internet e você já deve ter assistido alguma delas por aí.

O canal é inteiramente em inglês, mas, se você quiser, pode arriscar uma legenda automática do youtube para compreender melhor cada vídeo.

Drauzio Varella

O médico mais famoso do Brasil tem um canal no Youtube há um tempo e vale a pena ver seus vídeos! O objetivo dele, assim como ele sempre fez na TV, é disseminar conhecimento no youtube e desmentir conceitos errôneos e mitos que envolvem a medicina.

Os vídeos não são tão longos, mas todos são excelentes e ideais para compartilhar no Facebook e jogar na cara daquele seu tio que vive espalhando informações mentirosas pelo WhatsApp.

Xadrez Verbal

Para quem curte temas relacionados à política internacional e história, o Xadrez Verbal é um prato cheio. Derivado de um podcast com o mesmo nome, o canal foi criado pelo Filipe Figueiredo, graduado em História pela USP e entusiasta de política internacional.

O Xadrez Verbal é a melhor forma de se manter atualizado sobre o que acontece no mundo e como esses acontecimentos podem influenciar o Brasil e a sua vida.

O Filipe, aliás, também faz parte do canal Nerdologia, criado pelo pessoal do Jovem Nerd.

Manual do Mundo

Um dos maiores canais do youtube também é um dos melhores quando o assunto é educação. Divertido para os curiosos e para quem curte ciência, o Manual do Mundo publica as experiências mais divertidas e, enquanto entretém, também educa.

Ele foi criado em 2008 pelo jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro.

Diferente dos outros canais cujo foco é explicar a ciência de um jeito didático, o Manual do Mundo busca educar por meio de experiências que você pode repetir em casa.

Nerdologia

Na nossa opinião, o Nerdologia é um dos melhores canais educativos do Youtube. Ele sempre trabalha temas atuais e, através das notícias que circulam o mundo e também do hype de lançamento de filmes e seriados, dá uma aula de ciência.

Por muito tempo, o foco do canal foi exclusivamente temas de exatas e biológicas, mas, hoje, com a participação do Filipe Figueiredo do Xadrez Verbal, ele também aborda história.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »