Você com certeza já se perguntou como determinada peça de roupa pode custar tão caro, sendo que uma peça parecida, mas de outra marca, custa bem menos.
- Veja como descobrir e criar o seu próprio estilo
- Descubra 7 peças de roupa que todo homem deveria ter no armário
A resposta não é tão simples como você pensa e vai um pouco além da fama de alguma grife.
Qualidade do material
Muitas vezes, você pode ver uma peça na loja de uma grife famosa e uma peça bem parecida em uma loja fast fashion, por exemplo. A diferença entre as duas, na maioria das vezes, é a qualidade do tecido. E não falamos apenas do preço da matéria prima em si, como, por exemplo, o couro ou a seda. A diferença do valor de acordo com o tecido é gritante porque, muitas vezes, trabalhar com determinado tecido é bem mais difícil e exige uma mão de obra especializada.
Qualidade do corte
Assim como o material, o corte também faz diferença. Muitas vezes, você pode experimentar em uma fast fashion uma calça igual o modelo de uma marca famosa, mas, no seu corpo, perceber que a calça fica horrível, te faz parecer mais gordo ou deixa o seu corpo estranho.
Isso acontece por causa da qualidade do corte. Muitas vezes, calças mais baratas são confeccionadas em padrão industrial e, por isso, o corte pode sofrer as consequências da falta de cuidado com os detalhes.
O trabalho do artista
Roupas de marca são como quadros de pintores famosos. Os estilistas que trabalham nelas estudaram para realizar determinado desenho e confecção e o resultado pode ser considerado uma pequena obra de arte. Por isso, quadros originais de um artista são tão mais caros do que a réplica.
É claro que existem exceções e muitas marcas têm o preço absurdamente salgado e incompatível com o produto que entregam, mas na maioria das vezes o custo está de acordo com a qualidade do produto.
Mão de obra
Muitas fast fashions por aí terceirizam o trabalho de seus funcionários e acabam abraçando mão de obra escrava ou o trabalho infantil para baratear a produção de suas peças. Quando você compra uma peça de marca, a probabilidade de contribuir com o trabalho escravo reduz drasticamente. É claro, algumas marcas já se envolveram em escândalos parecidos, mas isso é raro entre as grifes mais famosas justamente pelo trabalho artesanal das costureiras.
Mas não se engane
Porém, tudo tem limite. Muitas marcas usam esse discurso para tentar justificar um preço absurdo, sendo que não entregam produtos tão originais assim e também não se preocupam tanto com a qualidade final das suas roupas. Por isso, pesquise sempre antes de realizar uma compra e tenha certeza que determinada peça realmente vale o valor cobrado.