Inscreva-se no Canal

Por que roupa de marca custa tão caro?

Você com certeza já se perguntou como determinada peça de roupa pode custar tão caro, sendo que uma peça parecida, mas de outra marca, custa bem menos.

A resposta não é tão simples como você pensa e vai um pouco além da fama de alguma grife.

Qualidade do material

Por que roupa de marca custa tão caro?

Muitas vezes, você pode ver uma peça na loja de uma grife famosa e uma peça bem parecida em uma loja fast fashion, por exemplo. A diferença entre as duas, na maioria das vezes, é a qualidade do tecido. E não falamos apenas do preço da matéria prima em si, como, por exemplo, o couro ou a seda. A diferença do valor de acordo com o tecido é gritante porque, muitas vezes, trabalhar com determinado tecido é bem mais difícil e exige uma mão de obra especializada.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Qualidade do corte

Por que roupa de marca custa tão caro?

Assim como o material, o corte também faz diferença. Muitas vezes, você pode experimentar em uma fast fashion uma calça igual o modelo de uma marca famosa, mas, no seu corpo, perceber que a calça fica horrível, te faz parecer mais gordo ou deixa o seu corpo estranho.

Isso acontece por causa da qualidade do corte. Muitas vezes, calças mais baratas são confeccionadas em padrão industrial e, por isso, o corte pode sofrer as consequências da falta de cuidado com os detalhes.

O trabalho do artista

Por que roupa de marca custa tão caro?

Roupas de marca são como quadros de pintores famosos. Os estilistas que trabalham nelas estudaram para realizar determinado desenho e confecção e o resultado pode ser considerado uma pequena obra de arte. Por isso, quadros originais de um artista são tão mais caros do que a réplica.

É claro que existem exceções e muitas marcas têm o preço absurdamente salgado e incompatível com o produto que entregam, mas na maioria das vezes o custo está de acordo com a qualidade do produto.

Mão de obra

Por que roupa de marca custa tão caro?

Muitas fast fashions por aí terceirizam o trabalho de seus funcionários e acabam abraçando mão de obra escrava ou o trabalho infantil para baratear a produção de suas peças. Quando você compra uma peça de marca, a probabilidade de contribuir com o trabalho escravo reduz drasticamente. É claro, algumas marcas já se envolveram em escândalos parecidos, mas isso é raro entre as grifes mais famosas justamente pelo trabalho artesanal das costureiras.

Mas não se engane

Por que roupa de marca custa tão caro?

Porém, tudo tem limite. Muitas marcas usam esse discurso para tentar justificar um preço absurdo, sendo que não entregam produtos tão originais assim e também não se preocupam tanto com a qualidade final das suas roupas. Por isso, pesquise sempre antes de realizar uma compra e tenha certeza que determinada peça realmente vale o valor cobrado.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »