Inscreva-se no Canal

4 coisas para considerar antes de comprar um carro

Pensando em comprar um carro?

A voz do sonho pode falar mais alto e te impedir de raciocinar direito sobre esse investimento, então, antes de se empolgar e sair por aí se metendo em um financiamento ou se endividando no banco, dê uma olhada nessa lista de 4 coisas para considerar antes de comprar um carro:

Reflita sobre os motivos

4 coisas para considerar antes de comprar um carro

Pense com sinceridade se esses motivos que te levaram a querer comprar um carro realmente valem a dívida que você vai criar ou o tanto que você vai gastar.

José Vignoli, educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, disse em entrevista para o site: “Lembre-se que, a não ser que você tenha uma profissão dependente do carro ou uma rotina que será muito facilitada pelo automóvel, comprar um veículo não é investimento. É um bem que desvaloriza rapidamente e ainda gera despesas”.

Então, é legal você se certificar se você realmente precisa do carro e tem condições para arcar com todas as despesas extras, como gasolina, estacionamento, seguro, manutenção, enfim, o gasto não acaba no valor fixo do veículo: “Atenção também com o ‘por só mais um pouco’, você leva este e aquele acessório ou muda deste para aquele modelo mais sofisticado. Isso pode aumentar e muito seus custos”, complementa Vignoli.

Considere o valor do seguro

4 coisas para considerar antes de comprar um carro

Como falamos anteriormente, você precisa considerar o valor do seguro antes de decidir comprar um carro. É interessante montar uma tabela comparando os modelos de carro que você considera comprar, e, então, ver o valor de seguro de cada um. Essa diferença pode ser absurda e muitas vezes o carro dos seus sonhos, que não é tão caro assim, pode sair mais caro do que outro com o valor um pouco maior por causa do seguro.

Entre em contato com um corretor para ter noção do valor de acordo com o seu perfil – idade, e etc., – e com os modelos que te interessam. Também vale abrir seu leque de opções: pergunte para o corretor quais são os modelos mais visados – ou seja, com um custo de seguro mais alto – e os que mais costumam dar problema. Carros que não são fabricados no Brasil, por exemplo, têm seguros mais caros, afinal, as peças para conserto são importadas também.

Pesquise o quanto o modelo desvaloriza

4 coisas para considerar antes de comprar um carro

Isso também é importante. Na verdade, é fundamental para entender o quanto o investimento no veículo vai valer a pena.

Na hora de comprar um carro, é interessante pensar no valor de revenda, afinal, você dificilmente vai ficar com o mesmo carro a vida toda, e comprar um carro é sempre o primeiro passo para ter um carro ainda melhor no futuro, afinal, de troca em troca você consegue fazer o seu dinheiro render e ter um veículo cada vez mais atual e melhor.

Por isso, considere o quanto o modelo que você quer desvaloriza para saber o quanto de dinheiro você vai perder na negociação.

Veículos luxuosos costumam desvalorizar mais do que os outros, há também casos de modelos que não são muito apreciados pelos consumidores ou que, por causa de um momento econômico difícil ou condições de financiamento desfavoráveis, não foram vendidos tanto quanto o esperado e acabaram se acumulando no estoque.

Dê uma olhada na Agência Auto Informe. Todo, ano, ela divulga uma lista mostrando a depreciação média dos 100 veículos mais vendidos do Brasil.

Pesquise a manutenção que o modelo exige

4 coisas para considerar antes de comprar um carro

Dê uma pesquisada nas concessionárias da sua região para realizar as revisões e manutenções que o veículo exige, e também pesquise na internet o que técnicos e donos do modelo que você quer comprar estão falando sobre o carro.

Veja a quantidade de reclamações: todo mundo critica o carro? Então, talvez seja melhor procurar outro modelo, mesmo que ele seja um pouco mais caro. Converse com mecânicos sobre o modelo, descubra se ele dá muito trabalho e a probabilidade de determinados problemas acontecerem com o seu veículo se você comprar um carro do mesmo modelo.

O ideal é checar a idade do projeto do carro para evitar a compra de modelos muito defasados. Cheque também as características técnicas e o histórico do fabricante, principalmente o pós-venda. Dê preferência para marcas com intervalos maiores para revisão e também tenha certeza que a marca tem boa disponibilidade de peças.

Quem dá esses conselhos é Leandro Mattera, autor do livro digital “Como Escolher o Seu Carro Ideal”.

Com isso em mente, sua busca vai ficar mais fácil e certeira!

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »