Inscreva-se no Canal

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

O Brasil ainda vive uma grande crise econômica, isso é inegável. Com isso, muitas empresas continuam dispensando seus funcionários, elevando ainda mais a quantidade de desempregados no país.

Vários brasileiros também não conseguem voltar para o mercado de trabalho por causa da redução na quantidade de vagas e também por causa dos salários baixos. Porém, recentemente uma pesquisa apontou que existem outros motivos que fazem com que boa parte da população continue desempregada: uma pesquisa da empresa de recrutamento executivo Korn Ferry levantou que muitas empresas não conseguem contratar profissionais pois os candidatos não têm qualificação para os cargos disponíveis.

A pesquisa apontou que, no Brasil, 48% dos entrevistados dizem que está mais difícil encontrar a pessoa certa para um cargo específico do que acontecia cinco anos atrás.

Uma psicóloga especializada em orientação profissional da ProCarreira, Cristina Quadrado Frisina, ressaltou que a dificuldade está relacionada com diferentes expectativas entre empresas em relação aos profissionais em busca de um emprego: “O funcionário espera que o empregador ofereça um plano de carreira e de qualificação que o leve aos cargos de chefia em pouco tempo. O empregador, por sua vez, acredita que basta pagar o salário para exigir que o funcionário se adapte perfeitamente ao DNA da empresa, seja proativo e apresente os resultados esperados”, pontuou.

Então, em entrevista para o iG, a psicóloga ressaltou quais são as 5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Esteja sempre atualizado

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Para ter domínio sobre a sua profissão, você precisa se manter atualizado. Não importa se você tem ou não tem diploma, é sempre importante estudar sobre a área que você quer atuar e também sobre o que acontece no Brasil no mundo. É importante conhecer diferentes contextos econômicos, políticos e sociais para aumentar sua capacidade de lidar com as possíveis mudanças constantes. Então, além de se manter atualizado na sua profissão, tente fazer cursos extras, como outros idiomas, cursos complementares e de especialização.

Faça cursos de qualificação

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Um bom profissional sempre se mantém qualificado, e nem sempre é caro fazer isso. O diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci, deu uma entrevista para o Jornal Hoje da Rede Globo e falou sobre o tema. Na entrevista, ele disse acreditar que os profissionais devem estar cada vez mais comprometidos com o seu desempenho para mostrarem-se diferenciados: “As empresas querem encontrar profissionais que se comprometam cada vez mais com sua entrega e com os propósitos da organização”, declarou.

Murilo também disse que um curso por si só não é um diferencial para o profissional. É preciso escolher o curso certo, um curso que tenha conhecimentos fundamentais para o plano de carreira que você quer seguir, que converse com a sua área de atuação.

O Guia de Profissões e Salários da Catho, aliás, é uma ferramenta que pode te ajudar: ela mostra um panorama geral da sua área e quais são os possíveis passos a serem seguidos para crescer profissionalmente.

Networking é fundamental

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Você precisa sempre se manter perto dos seus contatos. É claro que você não precisa falar com eles todos os dias, mas é fundamental estabelecer um bom vínculo e enviar e-mails para pessoas que não vê há um tempo pode ser uma boa estratégia para emplacar novos projetos: afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Para ser memorável, se preocupe em escutar e focar sua atenção em pessoas em quem você vê potencial de relacionamento futuro, seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

Trace metas bem claras

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Ter em mente sempre quais são seus planos para sua carreira também é fundamental. Caso voce não saiba ,o plano de carreira é um documento com o mapeamento das habilidades que o profissional possui, e com aquelas que precisa desenvolver. Ele também apresenta um panorama do mercado em que o profissional atua, a posição que ocupa, assim como a posição que deseja ocupar. Você pode pedir ajuda para profissionais com os quais trabalhou para desenvolver esse documento e enxergar seus objetivos.

Avalie seu valor no mercado

5 dicas para aumentar as chances de conseguir um emprego em tempos de crise

Mesmo se você já estiver no mercado de trabalho, é essencial avaliar sua posição na área. Ter uma ideia exata de seu grau de empregabilidade vai te dar mais confiança para administrar sua carreira dentro ou fora da empresa.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »