Como escolher um blazer para o outono ou inverno

Créditos: Reprodução

O blazer é uma alternativa ideal para visuais que equilibram formalidade e casualidade. Ao contrário do paletó – peça chave para compor o visual do terno, o blazer é mais informal e não segue um padrão de corte pré definido. Por isso, é bem mais fácil combinar um blazer com calça jeans e camisa do que fazer o mesmo com um paletó, afinal, ele não precisa completar outras peças sociais.

Com a chegada do outono e o inverno prestes à dar as caras, investir em um bom blazer é quase indispensável! Você vai poder vestir a peça em praticamente qualquer ocasião e transformar um visual bem simples em algo mais elaborado, estiloso e elegante.

Veja nossas dicas para escolher um blazer para o outono ou inverno:

O tecido

Créditos: Reprodução

A lã fria é a melhor alternativa porque, no inverno, ela mantém a temperatura do corpo e te deixa mais quente e, no verão, ela estabiliza a temperatura abafada e não te deixa passar tanto calor. Então, para comprar uma peça e garantir que você vai conseguir vesti-la em qualquer época do ano, invista em uma peça da lã fria! Tecidos como linho, por exemplo, são melhores para épocas mais quentes e te impedem de derreter sob o sol mas, mesmo no inverno, eles podem ser utilizados para compor sobreposições.

Vestir uma camisa jeans mais clara ou um suéter embaixo do blazer de linho é uma ótima sugestão, experimente.

Botões, caimento e estampas

Créditos: Reprodução

O outono aqui no Brasil não é lá tão rigoroso, então, para conseguir continuar confortável mesmo com as mudanças de temperatura que surgem ao longo do mesmo dia, uma ideia é vestir a peça com calças capri, bermudas abaixo do joelho com tecidos mais leves e, é claro, com jeans.

Para transformar a roupa em sua aliada e não inimiga, se liga nessas dicas: como um blazer com três botões chama a atenção para o rosto, eles são mais indicados para quem está um pouco acima do peso e quer disfarçar. Já o blazer com 2 botões ou até mesmo com um botão direciona os olhares para a região da barriga, por isso, se você quer parecer mais esbelto, é melhor não optar por eles.

O corte reto também é aliado de quem quer afinar o tronco!

E nos pés?

Créditos: Reprodução

Qualquer sapatênis ou mocassim combina bastante com o estilo proporcionado pelo blazer. Mas preste atenção nas cores e nos tecidos, certo? Se o blazer tiver um tecido mais fino, é melhor colocar um sapatênis de verniz ou couro nos pés, mas, se o blazer for de linho ou de outro tecido mais robusto e leve, você pode até colocar uma bota mais rústica ou um mocassim de camurça se o dia não estiver tão quente.

Aposte nas cores sem medo!

Créditos: Reprodução

A gente tem aquela ideia de que o inverno pede cores mais fechadas e estamos acostumados com isso, não é? Afinal, na rua, todo mundo anda vestindo peças escuras. Mas você pode, sim, vestir roupas coloridas para animar o visual e se destacar. É claro, não precisa andar por aí parecendo um arco-íris, mas tente vestir um blazer em tons de verde, como verde musgo, ou cores mais terrosas, com marrom claro ou bege. Tons de azul também são bem legais de trabalhar em dias mais frios!

Mas preste atenção nas outras peças de roupa! Se você for vestir um blazer mais colorido e o dia estiver frio, na hora de trabalhar a sobreposição de roupas, opte por roupas em tons mais neutros por baixo, e vista uma calça jeans ou com um tecido preto ou marrom escuro.

Outros acessórios

Créditos: Reprodução

O blazer é uma peça bastante democrática. Você pode usar se tiver um estilo mais formal ou conservador e também se quiser transparecer seus gostos mais ecléticos e estilo alternativo. Por isso, você pode vestir um blazer com camisa e gravata, ou colocar um blazer sobre outro colete e camiseta estampada. Um blazer listrado, por exemplo, fica bem legal sobre uma camiseta de banda, e um blazer com tecido oxford ou gabardine combina bastante com calças chino e camisas sociais.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »