Jaguar é uma fabricante de automóveis de luxo. Desde o dia em que foi fundada, em 1922 ainda sob o nome de SS Cars, a marca é sinônimo de elegância e sofisticação, e também a favorita entre astros de cinema.
Apesar de ter nascido em 1922, ela só se tornou Jaguar em 1945, logo depois da Segunda Guerra Mundial – e isso aconteceu porque a sua sigla ficou permanentemente ligada a um certo braço militar da Alemanha Nazista.
Apesar de ter ficado famosa por causa dos carros de luxo, a sua história é mais antiga. Desde quando o fundador William Lyons começou a construir sidecars para motociclos, com o nome Swallow Sidecar Company, a marca britânica se dedicou à produção de automóveis top de linha, mas com um toque de estilo esportivo com a cara da elegância britânica.
Se você curte carros e gosta da Jaguar, a revista eletrônica Motor 24 selecionou 9 carros que marcaram sua história:
Jaguar SS100 (1936)
Nessa época, Jaguar ainda não era a marca, era apenas o nome deste modelo. Ele foi construído entre 1936 e 1940 e o seu nome foi inspirado na velocidade máxima de 100 milhas por hora.
Na década, estava disponível apenas como um roadster de dois lugares, com 70 a 100 cv. Em 1938, entretanto, surgiu um motor maior com 125 cv.
Jaguar XK 120 (1948)
Este foi o primeiro Jaguar novo fabricado e vendido depois da Segunda Guerra Mundial. Ele também era um esportivo, como era norma para muitas marcas top de linha inglesas.
Ele foi lançado com um novo motor XK, de 3,4 litros e 160 cv, que permitia que ele ultrapassasse os 190 km/h – essa, aliás, é a origem do nome 120.
Os primeiros exemplares do modelo XK 120 tinham carroçaria feita em alumínio, mas em 1951 foi necessário mudar para uma carroçaria de aço.
Jaguar C-Type (1951)
Esse modelo foi derivado do modelo anterior, o XK120, e lançado como uma versão para competição.
A potência dele foi aumentada para mais de 200 cv, e a carroçaria também ficou mais leve. Esses detalhes fizeram a Jaguar adquirir suas primeiras grandes vitórias internacionais, nas 24 Horas de Le Mans de 1951 e 1953.
Jaguar D-Type (1954)
Assim como aconteceu com o XK 120, o design do C-Type também foi evoluindo ao longo dos anos e em 1954 ele serviu de base para o D-Type. O novo modelo tinha uma carroçaria monocoque de maior eficácia aerodinâmica, que permitia ao carro atingir 278 km/h!
O D-Tyle venceu Le Mans em 1955, 1956 e 1957.
Jaguar Mark II (1959)
A década de 1950 era recheada de carros esportivos de dois lugares, mas em meados de 1959, a Jaguar lançou o Mark II, mais confortável que o modelo I, com janelas e vidros mais amplos e dinâmica mais estável, com nova suspensão traseira, e motores mais potentes.
Jaguar E-Type (1961)
Apesar do foco da Jaguar ter se direcionado para modelos menos esportivos, a marca não queria deixar sua origem de lado e, por isso, lançaram o E-Type, um carro que podia atingir 240 km/h, ultrapassava os 100 km/h em sete segundos e tinha um design incrível.
Era possível comprar o modelo com carroçaria aberta e fechada, e o carro também tinha suspensão nas quatro rodas.
Jaguar XJ6 (1968)
O Jaguar XJ6 foi considerado um símbolo de modernidade, e foi um dos últimos que teve um dedo do fundador da marca, William Lyons, que queria deixar sua última impressão em um modelo da Jaguar.
Ele tinha direção assistida, bancos de couro e também oferecia ar condicionado.
Jaguar XJR-9 (1988)
Este foi o primeiro supercarro da Jaguar para a estrada. O seu motor 3.5 V6 biturbo tinha 549 cv e permitia que o carro atingisse os 342 km/h. Ele era o mais rápido do mundo na época, e foram produzidos 271 exemplares.
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