Pesquisa diz que atividade física pode reduzir (ou eliminar) os danos do álcool

Uma nova pesquisa foi divulgada recentemente e promete surpreender quem gosta de malhar e também curte beber uma cerveja nos finais de semana: praticar atividades físicas pode compensar alguns efeitos nocivos do consumo (moderado) de álcool.

O estudo, publicado na semana passada no “British Journal of Sports Medicine”, mostra que “a associação entre a ingestão de álcool e o risco de mortalidade foi moderada pelo exercício físico”.

Outros estudos já tinham mostrado que o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de morte por diferentes causas, entre elas, doenças cardiovasculares, derrame e alguns tipos de câncer.

+ 15 coisas que aprendi ficando 30 dias sem beber álcool

Mas, agora, essa nova pesquisa encontrou uma solução para o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Para comprovar que a atividade física modera a associação entre a ingestão de álcool e a morte por várias causas, os pesquisadores estudaram respostas à questionários realizados por candidatos na Inglaterra e na Escócia entre 1994 e 2006.

Mas o que define o consumo moderado e o exacerbado? Segundo a pesquisa, o consumo moderado equivale a uma unidade de álcool por dia (ou seja, uma taça de vinho ou 600ml de cerveja), já o consumo nocivo é ingerir mais do que essa quantidade diariamente – e os indivíduos que o fazem têm mais chance de morrer pelas causas listadas no início deste texto.

Mas ao se levar em consideração o fator atividade física, os pesquisadores perceberam que o risco de mortalidade aumentava em função da quantidade de álcool ingerida para as pessoas sedentárias.

O risco diminui e até desaparece em alguns casos para os fisicamente ativos, desde que o consumo seja apenas esporádico e abaixo do quantidade nociva: “Nossos resultados dão argumentos adicionais a favor da atividade física como meio para favorecer a saúde da população, ainda na presença de outros comportamentos menos saudáveis”, acrescenta o estudo divulgado no “British Journal of Sports Medicine”.

Ou seja: os perigos do consumo excessivo são indiscutíveis, mas, se você gostar de beber a sua cervejinha de forma moderada, saiba que pode eliminar os efeitos nocivos do álcool quando partir para a academia. Uma caminhada diária ou um passeio de bicicleta já vai fazer muita diferença no seu dia a dia!

Então, você já sabe! Se exagerou no final de semana, intensifique a corrida na esteira e coloque o álcool pra fora através do suor.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »