Ler um livro ajuda a reduzir o estresse (7 Indicações)

Na próxima vez que você ver alguém estressado, peça para ler um livro. Isso porque um novo estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que a leitura pode reduzir os níveis de estresse em até 68%.

A pesquisa foi realizada em um grupo de voluntários pela consultoria Mindlab International na Universidade de Sussex.

Para chegar ao resultado, os participantes tiveram seus níveis de stress e frequência cardíaca foram aumentados através de uma série de testes e exercícios antes de serem testados com uma variedade de métodos tradicionais de relaxamento.

A leitura funcionou melhor, reduzindo os níveis de estresse em 68%, disse o neuropsicólogo cognitivo Dr. David Lewis.

“Não importa que livro você lê, perdendo-se em um livro completamente absorvente você pode escapar das preocupações e estresses do mundo cotidiano e passar um tempo explorando o domínio da imaginação do autor. Isso é mais do que uma mera distração, mas um engajamento ativo da imaginação, pois as palavras na página impressa estimulam sua criatividade e fazem com que você entre no que é essencialmente um estado alterado de consciência”, aponta Dr. David Lewis.

Os psicólogos acreditam que isso ocorre porque a mente humana precisa se concentrar na leitura e a distração de ser levado para um mundo literário facilita as tensões nos músculos e no coração.

Os sujeitos só precisavam ler, em silêncio, por seis minutos para diminuir a freqüência cardíaca e aliviar a tensão nos músculos, ele descobriu. Na verdade ele tem sujeitos a estresse níveis mais baixos do que antes que eles começaram.

No mesmo estudo, os especialistas observaram que ouvir música reduziu os níveis em 61%, tomar uma xícara de chá de café baixou em 54% e fazer uma caminhada levou a 42%.

Jogos de vídeogame levou para baixo de 21% do nível de estresse, mas ainda deixou os voluntários com frequências cardíacas acima do normal.

Confira uma seleção de bons livros para te ajudar a reduzir o estresse

Ted Talks

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

1984

Cidades de Ladrões

Por que Fazemos o que fazemos?

Uma Breve História do Tempo

O Poder do Hábito – Por que Fazemos o que Fazemos

Fonte: Telegraph

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »