Como estão os principais atores dos filmes de ação dos anos 80

atores dos filmes de ação dos anos 80

Mercenários 3 estreia na quinta, 21 de agosto. A sequência do filme dirigido por Sylvester Stallone oferece um elenco recheado com alguns dos principais atores dos filmes de ação dos anos 80, como Dolph Lundgren, Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, Mel Gibson, além do próprio Sly, que lidera o bando de matadores de aluguel como Barney Ross.

+ Marck Dacascos, Lorenzo Lamas e Cia. Relembre os astros do cinema B de ação
Veja 13 coisas que aprendi com Rocky Balboa
+ Saiba porque somos fanáticos por Mercenários 3

Com esse aperitivo de grandes monstros porradeiros, resolvemos vasculhar na internet e pesquisar o paradeiro desses atores. Confira a lista carga-pesada e saiba quantos assassinatos cada um tem no currículo!


Dolph LundgrenDolph Lundgren - atores dos filmes de ação dos anos 80

Provavelmente, a primeira lembrança que você tenha desse ator sueco é no papel de Ivan Drago, o boxeador que desafiou Sylvester Stallone em “Rocky IV”. Além disso, emplacou filmes de ação como “Soldado Universal”, “O Justiceiro” e “Mestres do Universo”, onde ele interpretou o He-Man.

Como falamos no post sobre o Nerds de respeito, o faixa preta em caratê não é só bom na pancadaria, mas nos livros também. Ele fala 5 línguas (francês, suíço, inglês, alemão e italiano), possui um mestrado em engenharia química em Sidney, além de ter sito campeão de pentathlon. Agora, mostra todo seu repertório de porrada e inteligência no filme Mercenários 3.

Nível de periculosidade: Altíssima. Segundo a revista Superinteressante, é o ator que mais matou em filmes. Contando o filme mais recente, foram mais de 800 mortes.

Bruce WillisBruce Willis - atores dos filmes de ação dos anos 80
No seu currículo, Bruce Willis já apareceu em mais de 60 filmes, seja em papeis cômicos e dramáticos, como Sexto Sentido, “Pulp Fiction”, “16 Quadras”, “Armageddon” e “12 Macacos”.  Mas como o assunto aqui é ação, vale lembrar do assassino mais perigoso do mundo, em Chacal, e o mítico John Macclane, na série “Duro de Matar“. Willis vai continuar sua matança na sequência de Duro de Matar 5, mas, enquanto o filme não fica pronto, ele tirou algumas vidas em Mercenários I e II.

Entre os feitos, já foi responsável por salvar a e economia dos EUA, pilotar (e detonar) helicópteros, saltar de um caça, atirar em si mesmo, e, principalmente, dar porrada em muita gente. Na vida pessoal, pegou nada mais, nada menos que Demi Moore, no auge da carreira. De lambuja, ainda é garoto propaganda e acionista da vodka premium Sobieski.

Nível de periculosidade: Alta. Como McClane, lutou sozinho contra 12 terroristas, sequestradores de um grande prédio de escritórios em Los Angeles, tudo isso tudo sem nenhum super-poder, mostrando um herói vulnerável, sensível e dotado de grande inteligência e perspicácia. Imagina ele bravo!

Chuck NorrisChuck Norris - atores dos filmes de ação dos anos 80

O ator fez uma série de aparições do cinema nos anos 80, incluindo a “Força Delta” e “Super Comando”, antes de ficar consagrado na série “Texas Ranger”, entre 1993-2001. Em 2010 foi feito um Texas Ranger honorário pelo governador do Texas, Rick Perry.

Durante esse período, Norris se tornou mestre das artes marciais e criou sua própria forma de combate, conhecido como Chun Kuk Do. Com a internet, se transformou em um ícone da cultura pop com o Chuck Norris facts, que usava  frases do tipo: “Chuck Norris só dorme de luz acesa, pois o escuro tem medo de Chuck Norris”. O ator teve até que fazer um livro só pra desmentir boa parte das situações descritas. Em “Mercenários 2″, ele dá o ar da sua graça como o velho lobo solitário, nada mais do que o necessário para mandar muitos inimigos pelos ares.

Nível de periculosidade: Indescritível! Antes do “Mercenários 2″ ele tinha matado 460, com o filme ele pode ter beirado mais uns 150 assassinatos, e não ouse duvidar!

Jean Claude Van DammeVan Damme - atores dos filmes de ação dos anos 80

Van Damme começou com caratê, fez seis anos de balé e ainda lutou kickboxing, Karatê Shotokan, Muay Thai, e Taekwondo. Com um misto de força e sensibilidade, interpretou um lutador gay de caratê em “Mônaco Forever”. Apelidado de os Músculos de Bruxelas, Van Damme teve seu auge no final dos anos 80 e início dos 90, com “O Grande Dragão Branco”, “Kickboxer – O Desafio do Dragão” e “Duplo Impacto”. Depois disso, não parou de gravar, escrever, produzir e dirigir, além de  coreógrafar cenas de lutas em diversos de seus filmes.

Fez papeis de menores destaque nos anos 2000 e até recusou participar do primeiro filme de “Os Mercenários”. Com o sucesso do longa, aceitou o papel de vilão na sequência e terá uma  participação especial no filme Muppets.

Nível de periculosidade: Média. Não se iluda com os anos de balé, no seu currículo, o ator já matou 416 pessoas, muitas somente com suas habilidades marciais.

Harrison FordHarrison Ford- atores dos filmes de ação dos anos 80

Não fosse George Lucas chamar o ator para o elenco de “American Graffiti – Loucuras de Verão” (1973), ele teria trilhado a carreira de carpinteiro até hoje. Ficou conhecido com os filmes Star Wars, Indiana Jones e Blade Runner, além de ser nomeado para o Oscar de melhor ator em “A Testemunha”.

Harrison Ford possui dois recordes no Guinness Book, o de ator que gerou o maior lucro de bilheteria e o de ator a ter o maior número de filmes que ultrapassaram a marca de cem milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos. Ele mostra que ainda não está aposentado em Mercenários 3.

Nível de periculosidade: Alta. Só as aparições de Indiana Jones e Star Wars ajudaram a assassinar 518 pessoas nas telonas

Arnold SchwarzeneggerArnold Shwarzenegger - atores dos filmes de ação dos anos 80

Ex-fisiculturista, ator, empresário e político austro-americano, ganhou fama internacional com os filmes de ação de Hollywood, com os papeis de “Conan, o Bárbaro” e “O Exterminador do Futuro”. Schwarzenegger deixou a indústria do cinema em 2003 para se tornar governador da Califórnia. Ele foi reeleito em 2006 e terminou seu mandato em janeiro de 2011.

Em 2010, Schwarzenegger recebeu um convite do ídolo Stallone para fazer uma pequena aparição no filme “Os Mercenários”. No filme, Schwarzenegger aparece como sendo um ex-mercenário. Em 2012, voltou a contracenar com Stallone em Os Mercenários 2 e 3 e já retomou a carreira artística com vários projetos, incluindo um western moderno chamado “The Last Stand”.

Nível de periculosidade: Altíssima. Já mandou para a terra dos pés juntos mais de 550 pessoas (isso sem mencionar “Os Mercenários 2″). Gosta de deixar sempre claro sua superioridade em relação a Stallone. “Matei 289 pessoas, Sly (Stallone) matou 288″.

Steven SeagalSteve Seagal - atores dos filmes de ação dos anos 80

Quem vê atualmente o gordinho bonachão, mestre de Aikido, não imagina que ele já tenha treinado agentes da Cia e seja especializado no uso e manuseio de armas de fogo de diversos calibres, tendo ministrado cursos na área para diversas forças de segurança.  Ganhou o apelido de “La Tortuga” na América Latina, devido ao seu jeito peculiar de lutar, que mescla movimentos relativamente lentos, porém muito eficazes.

No cinema, participou de filmes e séries na figura de vingador ou policial, como “Acima da Lei”, “Marcado para a Morte” e “Fúria Mortal”. Logo se tornou uma das estrelas mais bem pagas de Hollywood. Em 2009, ele atuou em A & E “Steven Seagal: Lawman”, que incidiu sobre o ator como um deputado em Lousiana, e quebrou recordes de rede para a audiência. Ele voltou a filmes de ação em 2010, como um vilão em “Machete”.

Nível de periculosidade: Altíssima. Ganhou o terceiro lugar na matança, com 560 defuntos. Por isso, não mexa com o gordinho.

Clint EastwoodClint Eastwood - atores dos filmes de ação dos anos 80

Famoso pelos seus papéis de cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da “Trilogia dos Dólares” nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, interpretou o inspetor ‘Dirty’ Harry Callahan na série de filmes “Dirty Harry”, das décadas de 1970 e 1980.

Podemos dizer que Clint esta na ativa ainda hoje, com 82 anos. Mostrou seu lado mais sensível depois de 2008, com “Menina de Ouro”, “Gran Torino” e “Invictus”. Também foi convidado para participar do “Mercenários 3″, mas como não gosta de andar em bandos e nem seja de falar muito, provavelmente não aceite a proposta.

Nível de periculosidade: Baixa. Clint Eastwood já matou 411 pessoas no cinema. Só no faroeste “Josey Wales – O Fora da Lei”, ele assassinou 56 pessoas. Atualmente, parece que ele aposentou a força bruta e ainda meio paz e amor.

Silvester Stallone

O responsável por juntar os meninos bons de brigas começou a carreira artística ao escrever, dirigir e estrelar “Rocky”. Depois fez “Rambo”, “Falcão – O Campeão dos Campeões”, “Stallone Cobra”, entre outros. Após uma série de fracassos nos anos 2000, Stallone fechou, com êxito, a séries de filmes do lutador de boxe  “Rocky Balboa”, além do “Rambo”.

Para animar um pouco, reuniu os amigos dos anos 80 e chamou colegas de filmes de ação atual para fazer Mercenários, que contou com Dolph Lundgren, Eric Roberts, Mickey Rourke, Jet Li, Bruce Willis, e foi um sucesso internacional do escritório caixa. Deixando a direção de Mercenários 2 com Simon West, Stallone teve mais tempo para brincar e o resultado foi um segundo filme ainda melhor que o primeiro. Voltou no Mercenários 3 e, apesar de não manter o pique, vale a pena conferir.

Nível de periculosidade: Altíssima. Apesar de Schwarzenegger dizer o contrário, Stallone já matou 563 pessoas, mais do que o ator austríaco. Sem contar o Mercenários 2, que ele vai ganhar fácil mais de 100 defuntos nas costas.

Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+