Facilmente, você consegue encontrar por ai milhares de dicas técnicas e da psicologia para te ajudar a se sentir feliz e ter mais alegria no cotidiano. Mas, e se o nosso corpo pudesse opinar sobre isso?
+ Sinais de que você está tornando a vida muito mais difícil do que é
+ Tipos de pessoa tóxicas para tomar cuidado e se afastar
Pois alguns neurocientistas, médicos especialistas na saúde do cérebro, responde a questão com uma série de coisas que pode te dar satisfação total por muito mais tempo. Se liga!
Demonstre gratidão
Quando demostramos gratidão a uma pessoa por algo que ela fez por você, ou mesmo quando agradecemos as coisas que conquistamos, nossa atenção fica voltada aos aspectos positivos da nossa vida.
Memórias agradáveis provocam a produção de serotonina no córtex cingulado anterior, que é um neurotransmissor importante na regulagem do nosso humor. Esta técnica é frequentemente usada para tratar a depressão.
Resolva problemas um por vez
Nosso cérebro nunca para de procurar soluções para todos os problemas que nos preocupam. Isso acaba consumindo muita energia e, sempre que o cérebro se cansa de procurar alternativas sem respostas, sentimos ansiedade e irritação.
Agora, analisando por um outro ponto de vista, para cada decisão bem-sucedida, nosso cérebro recompensa-se com uma dose de neurotransmissores que acalma o sistema límbico e nos ajuda a ver o mundo novamente em uma luz melhor. Dessa forma, é realmente mais funcional lidar com um problema por vez do que com múltiplas adversidades.
Fale sobre o que o incomoda e não fique remoendo o mal
O simples fato de ficar consumindo seu tempo pensando em coisas que te desagradam ou pessoas que te fazem mal é um péssimo negócio para seu cérebro. As emoções negativas têm um menor impacto no seu bem-estar. Portanto, é mais aconselhável soltar seus problemas em desabafo do que manter suas adversidades reprimidas.
O simples processo de falar sobre eles faz com que o seu cérebro desencadeie a produção de serotonina e até mesmo consegue encontrar alguns lados positivos para a situação. Além, é claro, de servir para encontrar uma solução para o conflito.
Interaja socialmente
Para os seres humanos, interação social é muito importante. E, você pode fazer essa interação física de muitas formas, especialmente toques e abraços, que podem acelerar a recuperação de uma pessoa após uma doença, ou mesmo ajudar na depressão.
Agora, se você remover a interação tátil de sua vida, o cérebro percebe a ausência da mesma maneira como percebe uma dor física: as mesmas zonas cerebrais se ativam em ambos os casos. Isso faz com que desencadeie processos que afetam seu humor e contribuem para o desenvolvimento da depressão.
Nunca deixe de aprender coisas novas
Para o cérebro, adquirir novos conhecimentos é uma ginástica mental muito importante, pois significa a adaptação permanente a um ambiente em mudança. Por meio desse processo, nosso cérebro se desenvolve, recompensando suas próprias tentativas de absorver e processar novas informações com a dopamina, o hormônio da alegria.
Se você quer ser feliz, não tenha medo de tentar algo novo, mudar o seu entorno, aprender coisas novas e fugir da rotina.
Pratique atividade física
O esporte oferece um estresse para o corpo. Mas, assim que esse estresse termina, seu corpo ganha uma recompensa: uma boa dose endorfinas, liberada pela glândula pituitária.
Este efeito é semelhante ao dos opiáceos (como a morfina), que reduzem a dor e elevam o humor. É claro que você não precisa correr uma maratona para atingir esse resultado, em uma simples caminhada já pode fazer resultados muito satisfatórios.
Aliás, muitos atores, escritores e compositores consideram a corrida como parte indispensável do processo criativo.
Tente sempre dormir bem
Toda vez que dormimos no escuro, nosso corpo secreta o hormônio melatonina. Este hormônio ajuda a retardar todos os processos no corpo, recuperando e aumentando o nível de serotonina no hipotálamo.
A partir do momento em qeu o cérebro detecta uma mudança na iluminação, desencadeia a liberação do hormônio do estresse para despertar rapidamente o corpo. Por isso é muito importante dormir entre 6 e 8 horas por dia e apenas e, prioritariamente, em ambientes escuros.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso