5 Lições de Game of Thrones que você pode levar para sua vida

Você pode pensar que Game of Thrones é uma série sobre um mundo fantástico de dragões, magias em plena Idade Média. Ou reconhecer o programa por seu uso exacerbado de violência, mortes, nudez e sexo. Mas, deixando de lado essas duas rasas camadas, ela nos dá uma aula de como os seres humanos lidam com o poder e interagem com os outros seres humanos em situações extremas e em busca da sobrevivência.

+ 20 Camisas de Game of Thrones para você comprar
Veja 16 barbas do seriado Game of Thrones pra você se inspirar
+ Frases de GOT para levar para a vida
+ Lições profissionais com Guerra dos Tronos

Adaptada de uma série de romances de George RR Martin, ela transformou completamente o modo como consumimos este formato de TV, com uma grande audiência fanática pelo seriado, e uma interação maciça nas redes sociais em real time.

A série acaba de chegar na sua sétima temporada e já tem data certa para acabar.

Mesmo assim, isso não significa que Game of Thrones não pode nos ensinar lições importantes sobre a vida no mundo real. Aqui estão cinco questões universais que você pode estendem para além dos Sete Reinos.

1. Deixe de dar importância ao que os outros pensam sobre você

Game of Thrones tem um leque de pesonagens que são vistos com inferioridade e preconceito. Tyrion, o anão; Jon, o bastardo; Bran, o aleijado; Davos, o Cavaleiro da Cebola; Brienne the Beauty e a lista é longa.

Apesar desses rótulos pressos a estes personagens, nenhum deles se anula por isso. Eles usam as suas chamadas fraquezas como um emblema de orgulho, achando beleza em sua singularidade. Bran abraça suas forças como um warg, Brienne dedica-se à arte do combate, e Tyrion, o político Tyrion nos deixa esse nobre ensinamento: “Nunca se esqueça do que você é. O resto do mundo não vai. Use-o como armadura, e ele nunca pode ser usado para machucá-lo”.

2. A vida é dura e não é perfeita

Muitas séries tentam jogar para o público e contam histórias que terminam no “felizes para sempre”. Game of Thrones nunca foi sobre isso!

Martin preocupa-se em contar uma história épica, instigante mas, o mais importante, bem realista. E não me refiro a magia, dragões e caminhantes brancos. Quero falar de como o enredo se desenrola.

Na série (assim como na vida real), você nunca sabe o que vai acontecer, e este sentimento você como público sente e se aflige com isso em GOT.

Os personagens bonzinhos não têm garantias de que ganharão e os maus nem sempre terão uma morte lenta e dolorosa. Na Guerra dos Tronos ou você vence ou você morre.

A série está repleta de reviravoltas e, se você cometer qualquer vacilo, vai pagar amargamente por isso. Game of Thrones é perfeitamente imprevisível, e embarcar na narrativa é renunciar a monotonia e previsibilidade da jornada do herói cheia de estereótipos e vivenciar uma história com pé no realismo.

3. Expanda o ponto de vista


A série conta uma única história através dos olhos de muitos personagens. Isso faz com que o público tenha perspectivas múltiplas de um fato e dos personagens.

Enquanto que para alguns, Eddard Stark é o herói honorável que morre injustamente, para Daenerys Targaryen ele é o guerreiro frio que dizimou sua família. Os Wildlings podem ser vistos como selvagens pela maior parte de Westeros, mas para Mance Rayder e Jon Snow, são pessoas simplesmente espirituosas apaixonadas pela liberdade.

Resumindo, dependendo da pessoa, uma coisa pode ter significados inteiramente diferentes. Essa amplitude de perspectivas ajudam a expandir seu próprio ponto de vista e deixa com que você oberve o mundo com mais compreensão para com os outros.

4. Tente compreender o outro


A coisa mais comum é fazer julgamentos rápidos sobre as outras pessoas, principalmente aquelas que não conhecemos. Quando alguém age de forma diferente ao nosso e agride ou ofende, tendemos colocar em uma caixa ruim ao invés de tentar entender o que acontece.

Em GOT, vários personagens tomam péssimas decisões, mas pelas múltiplas visões, conseguimos compreender seus atos e, embora não justifique a crueldade usada, serve para construir empatia e fazer menos julgamentos.

De longe, Theon pode parecer cruel e ingrato, mas a narrativa mostra os acontecimentos que o levaram a esse lugar. Seus irmãos foram mortos, ele se tornou um refém dos Starks, sempre procurou a aprovação de Eddard Starks e não achou, e quando ele finalmente voltou para casa, sua família mostrou-se indiferente à sua existência. Com esse conhecimento, suas ações são mais compreensíveis, embora não sejam desculpáveis.

Da mesma forma, o comportamento de Cersei pode ser explicado através do amor de seus filhos, de Jaime Lannister através do amor de Cersei e de Stannis por sua infeliz infância. Esta é uma visão integral das vidas desses personagens, permitindo mais compaixão para com aqueles que poderiam ser rotulados de “vilões”. Martin demonstra perfeitamente o impacto que a educação e as circunstâncias podem ter no comportamento de uma pessoa, o famoso determinismo social.

5. Faça cada momento contar

Valar morghulis. Um fato da vida é que todos os homens devem morrer. Apesar de muitos considerarem a morte coo um estranho distante. GOT mostra que a morte não difere ricos e pobres, nobres senhores a crianças inocentes, vilões e mocinhos.

Cada um de nós é tão vulnerável à morte quanto o próximo e, eventualmente, virá para todos nós, seja por uma doença grave ou um acidente indo trabalhar. Pode ser amanhã ao acordar, ou aos noventa anos, de velhice.

Se todos vamos morrer, enquanto estiver vivo, faça cada momento valer a pena. Faça o que você ama, passe tempo com seus entes queridos, seja grato e siga aquilo que acredita porque, como Martin mostra implacavelmente, qualquer momento pode ser o seu último da sua existência.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »