20 lições de vida nos 20 anos de Coração Valente

411363

“Me digam, o que significa ser nobre? Seu título te dá o direito de assumir o trono do nosso país, mas homens não seguem títulos. Eles seguem coragem.” – William Wallace, Coração Valente (1995)

Vinte anos atrás, Mel Gibson dirigia e estrelava o que talvez seja uma de suas obras mais famosas: Coração Valente. Sucesso de público e crítica, o filme levou 5 estatuetas do Oscar para casa, incluindo os prêmios de melhor filme e diretor.

Para quem não conhece – por favor – pare tudo e vá assistir Coração Valente agora!

O longa conta a história de William Wallace, um escocês que vê sua mulher sendo assassinada em sua noite de núpcias. Para se vingar, ele começa a organizar uma revolta para livrar de vez o povo escocês do domínio dos ingleses.

JS39565908

Poucos sabem mas o filme, reverenciado até hoje, foi apenas a segunda vez que Mel Gibson assumiu a direção de um longa. Antes disso, ele tinha apenas dirigido um independente de baixo orçamento.

“William Wallace é o herói com mil faces. Ele é o tipo de personagem que existe em toda cultura. O cara que se levanta contra o poder e faz o impensável. Porém, normalmente, são esses caras que pagam o preço mais caro”, disse o ator e diretor sobre o protagonista que interpreta.

Para comemorar as duas décadas de lançamento deste clássico do cinema – sim, estamos ficando velhos – separei 20 lições de vida de Coração Valente que valem até hoje. Confira:

Valorize sua liberdade

4627930_orig

“Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca tirarão nossa liberdade”. Talvez a frase mais famosa do filme é uma lição para toda sua vida. Você não é seu trabalho e nem quanto tem na sua conta bancária.

Você pode ter que trabalhar todos os dias, das 9h às 18h, mas não deixe que isso te mate por dentro. Não se deixe abater. Guarde dinheiro para viajar, saia para conhecer sua cidade e vá viver um pouco. Não deixe que o sistema te mate por dentro.

Seu coração é livre. Tenha coragem para segui-lo.

“Todos homens morrem, mas poucos realmente vivem.”

Essa fala de William Wallace não poderia ser mais real. Você já parou para se perguntar se você realmente tem vivido sua vida? Você já amou de verdade? Você já realizou algo que fez diferença para os outros ao seu redor?

Um homem em seu leito de morte não pensa nas coisas que não teve, mas sim nas coisas que não fez.

Seja mais agressivo e menos passivo

Braveheart

A principal vantagem de William Wallace em suas batalhas e*ra a maneira rápida e agressiva com a qual surpreendia seus inimigos. Ele usava de iniciativa e força de vontade para atacar com tudo e não esperava que seus inimigos se organizassem para atacá-lo.

Pare de esperar, se organize a vá atrás do que é seu. Para de ser reativo e comece a ser proativo com o mundo ao seu redor.

Primeiro a cabeça, depois a espada

Esta é a primeira lição que o jovem Wiliam Wallace aprende de seu tio em “Coração Valente”. De nada vale um homem que brande uma espada, mas não pense por si só. Reflita bem em cada ocasião antes de querer partir para a violência contra alguém.

Dinheiro e cargo não são nada se não forem merecidos

Príncipe Edward, um dos muitos rivais que Wallace enfrenta no filme, não só é um fraco como também é um covarde. Porém, acha que seus homens devem respeitá-lo apenas porque será o futuro rei.

Os seus seguidores podem até temer o título, mas um homem que não faz por merecer, jamais será respeitado. Independente da coroa que ele bote na cabeça.

Um líder motiva seus seguidores

Em uma das principais batalhas do filme, os escoceses estão em menor número do que os ingleses. Porém, o personagem de Mel Gibson aparece para fazer um dos discursos mais famosos da história do cinema e motivar seus homens rumo a vitória.

“Lutem e vocês talvez morram. Corram e vocês talvez vivam… por um tempo. E quando estiverem na cama, prestes a morrer daqui alguns anos, você vão desejar trocar tudo por esse dia. Por essa chance de encarar nosso inimigos de frente e dizer para eles que eles podem tirar nossas vidas, mas nunca vão tirar NOSSA LIBERDADE.”

Vai falar que você também não seguiria esse cara até o fim do mundo?

Um líder não é um cara que se esconde atrás de uma mesa dando ordens. É aquele cara que sabe arregaçar as mangas e incentivar seus seguidores quando é preciso.

Tamanho não é documento

Ao se reencontrar com seu amigo Hamish, um cara gigante, William prova que até mesmo a menor das pedras pode derrubar o maior dos obstáculos. Uma bela metáfora para o que vemos ao longo do filme.

Não existe valor para os seus princípios

Próximo ao final do filme, enquanto está sendo torturado, William Wallace tem a chance de pedir perdão e receber uma morte mais misericordiosa. Porém, até o último segundo de sua vida, o personagem se mantém fiel ao que acredita.

Quando você encontrar a mulher, nunca mais vai esquecê-la

braveheart (1)

Após voltar para o vilarejo onde nasceu, Wallace se apaixona pela sua amiga de infância, Murron MacClannough. Porém, pouco depois de casarem em segredo, os ingleses tentam estuprá-la e acabam a matando.

Ao longo do filme, mesmo se envolvendo com outra mulher, William mantém claro que terá apenas um amor verdadeiro por toda sua vida. E que se vingará dos ingleses por ela.

Sacrifícios são necessários

Apesar de triste, a morte de William Wallace criou algo muito maior do que ele poderia ser em vida. Um símbolo que é lembrado até hoje. Isso prova que, às vezes, certos sacrifícios podem ser benéficos para certas causas. Devemos aprender a lidar com eles.

Conheça o território onde você deseja atuar

A principal vantagem dos escoceses em cima dos ingleses é que eles tinham conhecimento do terreno onde suas lutas aconteciam. Isso dava vantagem para conseguirem abrigos em vilas ou evitar batalhas onde estivessem em desvantagem.

Tenha ciência do local por menores chances onde você está atuando. Chegou numa empresa nova? Conheça o lugar antes de tentar inovar o ambiente ao seu redor. Conseguiu um cliente novo? Aprenda mais sobre ele antes de tentar realizar uma mega venda.

Construa relacionamentos

Muito do que William Wallace conseguiu durante o filme foi por conta dos relacionamentos interpessoais que foi construindo ao redor do tempo. Precisamos valorizar e respeitar todos aqueles que estão nos nossos círculos de convivência. Nunca se sabe quando podemos precisar deles.

Tenha um plano

Durante o filme, vemos que os ingleses estão em maior número, melhor equipados e são mais bem treinados. Porém, os escoceses contam com um estrategista brilhante que faz com que a vantagem sempre esteja do lado deles. Mesmo quando são surpreendidos…

Saiba adaptar seu plano no meio do caminho

Nem sempre tudo que você bolou vai dar certo, mas você precisa saber se virar quando for pego de surpresa. Wallace e os escoceses utilizam de malandragens e improvisações para fazer com que seus adversários percam a vantagem ao longo da batalha.

Seja com provocações – mostrando a bunda, fingindo inferioridade – o que desperta a arrogância dos adversários, ou surpreendendo eles com armas secretas, como as estacas de madeira utilizadas contra a cavalaria inglesa.

A versão é sempre melhor que a realidade

Scott_Neeson_on_the_set_of_Braveheart,_1995

Durante o filme, uma cena mostra os rumores sobre William Wallace se espalhando pela Escócia: “Ele uma vez matou 50 homens como se fosse um. Cortou eles do mesmo jeito que Moisés dividiu o Mar Vermelho”.

Boatos se espalham muito facilmente e costumam exagerar os fatos reais. Não acredite em tudo que você ouve.

Até mesmo um homem comum pode desafiar um rei

No começo do filme, Wallace apenas quer construir uma família e levar uma vida pacata como fazendeiro. Porém, as atitudes tirânicas de Edward I despertam sua fúria, o que faz com que ele comece uma rebelião contras os ingleses. Não importa o seu cargo. Tome cuidado com a fúria de um homem comum.

Busque um objetivo maior

Ao longo do filme, Wallace consegue várias pequenas vitórias. Ele poderia se contentar em se vingar apenas dos homens que mataram sua mulher ou conquistar terras para viver, porém, ele quer algo mais: A liberdade. Esse objetivo maior inspira e faz com que diversos homens sigam sua liderança sem pestanejar.

Um líder dá o exemplo

MelGibsonBraveheart1

Boa parte do poder de influência de William Wallace vem do fato que ele lidera seus homens dando o exemplo. Ele demonstra coragem e prova que não tem nada que ele peça que ele não faria no lugar. Sem contar que ele faz questão de lutar ao lado de seus homens. Isso dá a confiança para que o seu exército o siga por admiração e respeito.

Respeite seus adversários

Pensando que Wallace é um bárbaro e selvagem, o Rei Edward manda a princesa Isabelle para tratar com ele, esperando que ela seja morta e com isso consiga apoio de seus familiares franceses.

Porém, o líder escocês mostra que, mesmo estando em guerra, você deve mostra civilidade e respeito para com os seus adversários. No embalo, ainda consegue uma transa com a gata. :D

Nada é mais intimidador do que tinta azul na cara

Sério, a minha vontade depois de ver esse filme é pintar a cara e sair gritando da rua: LIBERDADE! LIBERDADEE! LIBERDAAAAAAAADEEEEEEE!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »