10,5 Lições de vida que aprendi com o filme Bons Companheiros (Goodfellas)

Divulgação/Warner

“Nunca traia seus amigos e sempre mantenha a boca fechada” (Jimmy Conway)

A obra-prima de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci completa, em 2015, 25 anos de existência. O diretor  descreveu seu longa, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990), como um ‘filme caseiro sobre a máfia’.

+ Confira os grandes ensinamentos com O Poderoso Chefão

Estava longe de ter a fama e o glamour da série Poderoso Chefão, mas retratava uma história real (diferente da escrita por Mario Puzo), com uma linguagem verdadeira (com direito a mafiosos andando pelos sets de filmagem e dizendo como atuar de verdade), e que foi considerado, pelos críticos e públicos, como um dos maiores filmes de gângster da história do cinema (para alguns, o maior).

Os Bons Companheiros teve esse impacto em parte porque mostrou a crueldade da vida da máfia de uma maneira bem diferente de outros filmes anteriores.

Jerry Capeci, que escreve uma coluna semanal sobre a máfia, chamada Gang Land News, afirma: “O Poderoso Chefão romantizou os gangsteres e os tornou pessoas que matavam em nome da honra. Mas Os Bons Companheiros os mostrou como realmente são: caras violentos e sanguinários que matam sem pensar, que atiram na perna de alguém só para se divertirem”.

Se você ainda não viu um dos melhores filmes sobre crime já feito, pare tudo e vá assistir. Para aqueles que acompanharam e curtiram as desventuras de companheiros por uma Nova York dominada pela criminalidade, confira as preciosas lições de vida que o filme oferece.

1# Todo mundo precisa levar uma surra, às vezes

licoes-bons-companheiros 14

Momento no filme: após o pai de Henry descobrir que seu filho faltou à escola para fazer sanduíches para gangster, e recebe-o em casa com uma boa surra de cinto.

Porque é importante: Você vai fazer algumas escolhas boas e muitas escolhas más durante a sua jornada. E, eventualmente, terá que pagar por essas escolhas malfeitas. Pode ser uma surra da vida, do seus pais ou mesmo de um cara metido a machão e querendo acertar as contas pelas vias de fato.

Aprenda a levar o golpe (se possível, tenha uma boa esquiva), mas nunca se esqueça de se levantar e seguir em frente, se possível aprendendo com seus erros.

2# O respeito é extremamente importante

Divulgação/Warner

Momento no filme: Paully não tem que levantar um dedo contra ninguém e, mesmo assim, ele recebe pilhas de dinheiro das mãos de outros diariamente.

Porque é importante: ganhar respeito daqueles que o rodeiam é muito importante para fazer seus negócios e empresas prosperarem.

3# Nunca traia seus amigos

Divulgação/Warner

Momento no filme: vendo que seria pego, Henry se entrega no começo de sua ‘carreira’, mas mantém a boca fechada no tribunal, o que lhe valeu elogios sinceros de De Niro e sua gangue.

Porque é importante: Mesmo que você esteja livre da polícia ou queira livrar sua barra em alguma coisa (ou você se coloque em pressão pela namorada de um amigo), segure a bronca sozinha e mantenha a lealdade. Nunca traia seus verdadeiros companheiros.

4# Sempre mantenha a boca fechada

Divulgação/Warner

Momento no filme: É a segunda regra que De Niro dá a Hank depois que ele oferece suas acusações.

Porque é importante: essa é a outra grande lição do longa. Seja você um chefe do crime, um amigo de alguém que tenha cometido um vacilo, dar com a língua nos dentes não é legal. A menos todo mundo saiba sobre o ocorrido e você esteja falando somente o óbvio, o melhor para você será ficar de boca fechada. Ou, arque com a fama de X-9 e desprezível pelo resto da vida (com Henry fez).

5# Foda-se você, pague-me

Divulgação/Warner

Momento no filme: Quando Paully pega um pedaço do restaurante que Tommy tem aterrorizado, ele usa-o como exemplo. Quando você deve dinheiro para um cara que não se importa se você vai viver ou morrer, é melhor você pagar-lhe a tempo.

Porque é importante: Não misture dinheiro com relações de amizade. Se você fez um negócio com um agiota ou um empréstimo pessoal com seu bróder para comprar qualquer coisa, pagar é a única via possível.

Foda-se você e suas difíceis condições e sua vida. Não misture as coisas ou tente levar alguma vantagem por causa de uma relação de amizade. Você vai ganhar um inimigo e ainda perder um bom companheiro.

6# Não se envolva com cocaína

Divulgação/Warner

Momento no filme: Henry está à beira de fazer um grande negócio com seus associados de drogas em Pittsburgh. Uma mistura de cocaína, nervosismo e falta de sono e ele fica paranoico com medo de ser preso. No entanto, isso não o impediu de ser capturado por agentes da DEA e enviado para a prisão. Na iminência de ser morto, Henry se inscreve no programa de proteção de Testemunha, sai da vida de gangster e vira um ninguém.

Porque é importante: Henry estava vivendo a boa vida antes que ele começou a lidar com a droga, com pequenos crimes e assaltos. Por causa disso, teve que delatar seus amigos e ir para proteção a testemunhas como um idiota. Se ele ficasse somente com armas e na extorsão, como o resto de seus companheiros, as coisas não degringolariam.

7# Nunca faça negócios importantes ao telefone

Divulgação/Warner

Momento no filme: Um telefonema é coisa de preguiçoso e descuidado, quando rola uma merda em um contrabando de drogas, Paul recusa-se a usar o telefone. Esta é apenas mais uma prova de sua genialidade criminal.

Porque é importante: não só está falando em negociar drogas pelo telefone, mas discutir qualquer assunto importante pelo aparelho é muito menos relevante do que fazer as coisas pessoalmente. Tudo o que disser carrega muito mais peso quando ele é feito cara a cara, especialmente “Fuck You, pay me!”

8# Não dê em cima da garota de outro cara

Divulgação/Warner

Momento no filme: Quando um vizinho e ex-namorado, por ciúmes, tenta bater em Karen na frente de todo mundo por causa de seu namoro com Henry, este, na frente de sua garagem humilha o cara, pegando sua arma e dando várias coronhadas no ex de Karen.

Porque é importante: o mundo está cheio de garotas livres e interessantes para se envolver. Se você, assim mesmo, preferir dar em cima de uma compromissada, esteja pronto para arcar com as consequências do seu ato.

9# Não seja explosivo

Momento no filme: Por causa de seu jeito explosivo, Tommy bate brutalmente em Billy Batts (Frank Vincent), um mafioso da família Gambino, por insultá-lo sobre ele ser um engraxate em sua juventude. No futuro, Tommy é morto por dois capos da família Gambino pelo assassinato de Billy Batts, depois de ter sido enganado em pensar que ele ia se tornar um homem-feito.

Porque é importante: Tommy é um gangster com um temperamento forte é explosivo, assim como Sonny Corleone, em Poderoso Chefão. Apesar de impor respeito através do medo, todos já sabem o caminho que ele vai tomar no final. Por isso, tente controlar e não demonstrar seus sentimentos. Você pode ser a principal vítima deles.

10 O poder libertador da expressão ‘Foda-se’

Divulgação/Warner

Momento no filme: ao longo do longa, foram contabilizados 285 vezes a palavra ‘fuck’. Uma em cada duas palavras de Tommy era ‘fuck’.

Porque é importante: existe momentos em que não há nada mais libertador do que usar a expressão ‘Foda-se’. Pode ser em um momento de estresse no ambiente profissional, em problemas pessoais ou de relacionamento. Saiba usar a palavra e não tenha medo de expressá-la em alto e bom som.

10,5 Não use muitas cebolas em molho

Divulgação/Warner

Momento no filme: Quando todos os caras passam um tempo juntos na prisão e Vinnie vai cozinhar, sempre coloca muito molho na cebola.

Porque é importante: O equilíbrio é importante quando você está fazendo um molho refogado. Você não quer dominar os outros sabores com excesso de cebola. E três cebolas pequenas é demais quando você está usando apenas duas latas de tomates. Aprenda, de uma vez por todas.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »