10 Lições de vida que aprendi com Pablo Escobar

Reprodução

“Há duzentos milhões de idiotas, manipulados por um milhão de homens inteligentes.” (Pablo Escobar)

Aos 15 anos, ele colocou uma meta em sua vida, se não se tornasse um milionário aos 22 anos, atiraria em sua própria cabeça. Não precisou se matar. Chegou a movimentar mensalmente mais de 100 milhões de dólares, acumulou uma fortuna pessoal de 3 bilhões de dólares e foi apontado pela revista Forbes como o terceiro homem mais rico do mundo (saindo da lista só depois de sua morte).

+ Motivos para assistir (ou não) a série Narcos
+ Confira as frases marcantes da série Narcos

Enquanto na maioria das empresas considera um retorno sobre investimento de 100% mais do que louvável; o rei do tráfico desfrutava de 20.000%. Logo, se tornou um dos maiores criminosos da história contemporânea. Se estivesse vivo, Al Capone seria apenas mais um capanga seu.

Financiou a construção de um bairro inteiro de moradias populares, era respeitado e tido por muitos colombianos como santo. A seus inimigos, ou a aliança ou a morte (plata o plomo).

Você pode amá-lo, respeitá-lo ou odiá-lo, mas é impossível ficar indiferente a figura de Pablo Escobar. Ele, sozinho, construiu e norteou o que é hoje o tráfico moderno. Mítico, ele é assunto de milhões de canções de rap, causou um rastro de destruição e guerra por onde passou.

Alguns fatos curiosos sobre os negócios de Pablo Escobar

Reprodução

– Todos os anos, ratos e camundongos comiam mais de um bilhão de dólares de dinheiro de Escobar (dinheiro guardado em esconderijos secretos).

– No auge, a operação de drogas de Escobar gastava 2,5 mil dólares só em elásticos para prender dinheiro a cada mês.

– O retorno de Escobar sobre o investimento para a cocaína era de 20.000%. Ou seja, para cada 1 dólar que ele colocava em seu negócio, recebia 200 dólares em troca.

Sua vida é muito mais complexa e interessante do que você, provavelmente, já tenha percebido.

Foi por isso que resolvi reunir algumas das lições de vida importantes que eu aprendi sobre um dos maiores traficantes de drogas do mundo e como ele chegou ao posto:

PS: Vale deixar bem claro que não compactuamos com os ‘métodos’ e estilo de vida de Pablo Escobar. Somente reproduzimos algumas condutas que o norteou em vida para que conheçamos melhor o narcotraficante e seu poder de influência na Colômbia e no Mundo.

Como bem diz a frase: “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

1# Não esqueça sua origem e nem se faça de vítima

Reprodução

“Não sou uma pessoa rica, sou uma pessoa pobre com dinheiro”.  (Pablo Escobar)

Pablo Escobar nasceu e cresceu pobre. Seu pai era um pequeno fazendeiro e sua mãe, professora. Na Colômbia, nenhuma dessas profissões são lucrativas. A família vivia em uma área ruim e quase foram mortos durante motins quando Pablo era uma criança.

Apesar da pobreza, Escobar nunca usou isto como uma desculpa. Ao contrário, tinha orgulho das suas origens. Quando ganhava dinheiro, usava uma parte dele ajudar a população carente, distribuía remédios, dava dinheiro aos pobres. Chegou a construir um bairro inteiro de casas populares (mais de 400 moradias).

2# Seja um bom vendedor

Reprodução

Posso resumir a vida de Pablo Escobar com essa qualidade que o diferenciava de qualquer um. Na infância, cobrou dos amigos dinheiro para pegar a lista de respostas do professor da escola. Na adolescência, pediu uma chance para controlar uma grande carga com o contrabandista do bairro. Adulto, criou o maior cartel de drogas já visto, além de negociar com o governo benefícios únicos e extremamente vantajosos para sua prisão.

Se tinha algo que Escobar sabia fazer era vender. Mas isso não se resume a um produto. Ele vendia uma ideia de tal forma que as pessoas acreditavam não no que ele estava vendendo, mas no Pablo em si. Por causa de sua lábia, ele conquistou muitas coisas.

3# Dedique-se de corpo e alma no seu negócio

Reprodução

Seja para atuar com drogas, trabalhar como jornalista em uma redação ou mesmo ser um vendedor de uma loja de shopping, você vai precisar se esforçar para alcançar seus objetivos. É lógico que existem áreas em que será muito mais fácil de obter resultados, mas, se você quiser se diferenciar dos outros, precisa de maior dedicação e entrega.

Você pode falar que algo tão simples como ‘vender drogas ilegais para viciados é coisa que qualquer um pode fazer!’. Agora pense que para cada Pablo Escobar há um milhão de traficantes que sequer chegam a 2 anos de carreira vivo.

Não queremos que você entre no business das drogas. Não tem futuro. Mas, pense. Se em um empreendimento ilegal as coisas são difíceis assim, imagina para conseguir frutos em um negócio legal? Trabalhe duro, dedique-se de corpo e alma e colha os resultados.

4# Mostre que as pessoas são importantes

Reprodução

No primeiro episódio da série Narcos, você vê uma cena que ilustra bem este item. Pablo Escobar sai do caminhão com produtos contrabandeados e vai conversar com um grupo de policiais que não querem deixá-lo passar. Ele não só sabe o nome de cada policial, como o de seus familiares. Por meio do diálogo, deixam-no passar.

Quem conhece a história do Rei do Tráfico sabe que ele conhecia bem não só as pessoas que o cercavam, mas seus grandes adversários também. Por essa preocupação com os outros, ganhava não só o respeito dos seus pares, como de muitas pessoas humildes que admiravam este interesse que demonstrava.

5# Trabalhe para você, não para os outros

Reprodução

Pablo Escobar poderia ter se acomodado ao chegar ao posto de guarda-costas de Álvaro Prieto, aos 20 anos. Ganhava bem no contrabando e era o braço direito do maior nome na área. Mais ele queria mais. No tráfico, ele só descansou quando dominava toda a cadeia de produção e era o chefe do Cartel de Medelín. Isso porque ele não queria trabalhar para os outros. Ele queria que os outros trabalhassem para ele.

Você pode trabalhar duro para si mesmo, construir algo que dure e seja autossustentável, em vez de simplesmente trabalhar de sob a sol, como um capanga para outras pessoas. Use o seu trabalho para si mesmo. Comece o seu próprio negócio e veja-o prosperar.

6# Assuma riscos

Reprodução

Quando Cucaracha quis montar um negócio do tráfico na Colômbia, Pablo Escobar já teve como visão explorar o rico e vantajoso mercado dos EUA, quando ninguém havia pensado. Em outro momento, o Rei do Tráfico fez de tudo até conseguir um acordo com o governo do seu país para não só não ser deportado, como ir para uma prisão (La Catedral) construída por ele próprio, com segurança selecionada e com todas as regalias que tinha direito.

Você nunca terá grandes conquistas se não assumir os riscos. Risco é o combustível que mantém as pessoas realmente ativas. Tudo, porém, devem ser calculados e você deve saber e arcar com as consequências de suas ações. É preciso correr riscos para ser capaz de promover a si mesmo e crescer na vida.

Então, quando as coisas parecem estagnadas, é porque você está levando a coisa no automático. Viva na margem e saiba que não importa o quão duro a vida pode ser, se você assumir os riscos, você pode atingir seus objetivos.

7# Quanto maior o problema, maior as responsabilidades

Reprodução

Enquanto Escobar atendia alguns drogados na Colômbia e em pequenas áreas em Miami, tinha poucos problemas para resolver. Bastou movimentar uma quantia substancial de dinheiro que não só o governo norte-americano se incomodou, como fez uma caçada para acabar com o poder (e a vida) do Rei do Tráfico.

Quanto mais alto você subir, mais as pessoas tentarão derrubar você. Basta pensar que, enquanto você tiver um produto pequeno, atendendo poucas pessoas e lucrando de maneira reduzida, ninguém ficará incomodado. Agora, basta você ameaçar outras empresas com seu negócio, lucrando mais e eles temerem você roubar o seu público, que você terá grandes problemas.

Você não precisa aderir ao método Escobar de “prata ou chumbo”, mas saiba: quanto mais certo as coisas estão dando para você, mais pessoas ficarão de olho para que você se dê mal.

8# Você é responsável por suas escolhas

Reprodução

Pablo Escobar poderia ter sido um grande estadista e um homem de negócios, por sua visão impar e por uma capacidade de enxergar fora do óbvio aquilo que todos não enxergam.

Mas, ao invés disso, resolveu se dedicar ao tráfico de drogas. Só ele foi responsável pelo assassinato de mais de 6 mil pessoas. Milhares de inocentes foram mortos por causa de seus negócios, além de despertar o ódio por toda uma população.

Você precisa ser consciente de suas escolhas e saber que vai arcar com todos os custos de um caminho errado.

9# Você não vai conseguir agradar a todos

licoes-vida-pablo-escobar 11

Apesar de toda guerra do narcotráfico, e dos inimigos que construiu ao longo da vida, Pablo Escobar tinha uma rede de influências e era amado por tantos colombianos que ganhou a reputação de Robin Hood.

Mesmo que metade o mundo não gostar de você, você ainda vai encontrar pessoas que te apoiam. Você poderia irritar um grande segmento da população e ainda teria alguém a sua volta.

Você não precisa ter unanimidade e nem correr atrás disso. Basta se preocupar em fazer o melhor para aqueles que estão do seu lado.

10# Saiba parar

Reprodução

Escobar teve muitas chances de se entregar pelos seus delitos, cumprir a pena e amenizar o sofrimento de seus familiares ou pessoas próximas, deixando uma vida confortável, financeiramente. Ao invés disso, lutou até as últimas consequências e acabou morto em uma emboscada policial.

Todo dinheiro, posses e poder foi tirado de sua família. Seus filhos tiveram que fugir da Colômbia e se refugiar. Todo império que ele construiu foi abaixo, como um castelo de cartas.

Você não pode se prender a algo que faça você perder todos os seus amigos e as pessoas mais próximas a você. Quando as coisas não estão indo bem, você sempre vai querer aqueles mais próximos apoiando e motivando. A maior culpa de Pablo Escobar foi que ele não sabia quando parar. Ele vendeu sua alma por dinheiro e poder.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »