Sabe aqueles caras incríveis que você vê nas séries ou filmes de época? Muitos desses têm personagens da ficção inspirados em pessoas reais, mas nem todas elas foram tão empolgantes quanto eles.
- Os personagens mais estilosos das séries de TV
- Cortes de cabelo de personagens famosos para você se inspirar
Não é que tenham sido pessoas chatas, pelo contrário. A maioria realmente tem feitos históricos notáveis. Mas muitas lendas e algumas liberdades poéticas de diretores e escritores ajudaram a criar uma imagem diferente da realidade.
Abaixo, veja alguns personagens da ficção inspirados em pessoas reais e quem foram elas.
Zorro
São várias as possíveis inspirações para o personagem mascarado – e cada uma tem sua dose de aventuras. Entre eles estão expoentes do banditismo social, fenômeno em que se comete crimes sob o pretexto de desafio a autoridades opressoras e apoio a comunidades locais.
Como Salomon Pico, membro de uma família influente na Califórnia dos anos 1850 que passou a atacar americanos depois de perder suas propriedades, e Joaquín Murrieta, mineiro mexicano que se tornou o maior fora da lei da região na mesma época em busca de vingança por ter sido falsamente acusado de um crime e ter visto sua namorada ser assassinada.
Há até quem defenda que o Zorro foi inspirado em um irlandês chamado William Lamport. Com uma vida cheia de aventuras, ele foi pirata, viveu amores proibidos e também acabou sua vida como fora da lei no atual México, sob o pseudônimo de Guillén Lombardo.
Indiana Jones
A vida de nenhum arqueólogo consegue ser tão interessante como a de Indiana Jones, mas o personagem foi inspirado em alguns profissionais que realmente existiram – e tiveram feitos notáveis.
Entre eles estão Hiram Bingham, o arqueólogo que “descobriu” Machu Picchu em 1911, e Sylvanus Morley, seu colega de profissão que estudava a cultura Maia e foi um espião americano durante a Primeira Guerra Mundial.
Thomas Shelby
Sim, infelizmente nunca houve um Thomas Shelby. Consequentemente, a família Shelby e a Shelby Company também foram inventadas. Mas os Peaky Blinders, sim, existiram. Na década de 1890, a Inglaterra passava por maus momentos na economia. Muitos jovens em busca de alternativas para fazer um dinheiro acabavam entrando para gangues, e os Peaky Blinders, de uma das áreas mais pobres de Birmingham, eram uma delas.
Seu líder era um cara chamado Kevin Mooney. Ele constantemente trocava de nomes para despistar as autoridades. Um de seus pseudônimos foi Thomas Gilbert – uma das possíveis inspirações para o Thomas Shelby que conhecemos.
Don Draper
O personagem de Don Draper em “Mad Men” é parcialmente inspirado por dois publicitários da vida real. Um deles é Draper Daniels, um diretor criativo da agência de publicidade Leo Burnett, que viveu em Chicago na década de 1950. Ele trabalhou na famosa campanha do cowboy da Marlboro. Outra inspiração seria Bill Backer, um executivo de publicidade da McCann Erickson que criou alguns anúncios famosos para a Coca Cola nos anos 1970.
James Bond
O verdadeiro James Bond não tem nada a ver com espionagem, relógios e bebidas caras, carros luxuosos, mulheres e viagens internacionais. Criado por Ian Fleming, o personagem foi inspirado em um homem de verdade que não tinha nada de sedutor, perigoso ou espião. Essa história a gente conta no podcast do Manual do Homem Moderno, no episódio “Como surgiu o James Bond”. Ouça aqui abaixo.
Ragnar Lothbrok
O personagem mais carismático de “Vikings” é levemente inspirado em uma série de lendas – ou sagas – nórdicas. Acredita-se, na verdade, que existiram vários Ragnars, todos personagens históricos que tiveram suas batalhas e viagens eternizadas em lendas propagadas oralmente ao longo dos séculos. Ragnar Lothbrok, assim, seria uma união de vários líderes vikings, inclusive alguns que também aparecem na série.
William Wallace
Aquele William Wallace de “Coração Valente” com a cara pintada de azul que marcou sua infância é um personagem histórico real. Assim como as batalhas em que ele lutou. Mas sua história não é bem aquela do filme. Não se sabe muito sobre o verdadeiro William Wallace. Tudo o que conhecemos sobre sua vida vem de um poema épico do final do século 15. Mas é certo que, ao contrário do guerreiro inspirador, pintado para a guerra, movido pela vingança e defensor da liberdade que Mel Gibson retratou, o verdadeiro Wallace foi ferido em uma batalha, viveu anos escondido, foi denunciado e morreu como muitos outros de maneira violenta na mão dos ingleses, para que servisse de exemplo.
O lado bom é que a famosa cena em que o exército escocês, liderado por William Wallace, mostra a bunda para os ingleses provavelmente pode ter acontecido. Mostrar a bunda era um sinal de insulto comum na Idade Média.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso