Mais do que um horário reservado para filmes, a Sessão da Tarde marcou vida de uma geração inteira. Durante os anos 90, a faixa reuniu o supra sumo da produção de Hollywood.
Com clássicos dirigidos por Spielberg, John Hughes, George Lucas entre outros, pudemos ver dramas como “A Lagoa Azul”, comédias como “Trocando as Bolas”, aventuras como “Indiana Jones”, além de claro, diversas aventuras de uma turminha que se metia em mil e uma confusões.
Era uma época onde a TV a cabo não existia e quase todas as crianças e adolescentes estavam em casa. Era comum os filmes virarem assunto no corredor do colégio. Pode perguntar para qualquer bedel, se no dia seguinte da exibição de “Karatê Kid” não aumentava o número de crianças tentando dar o chute da garça uma nas outras.
Mas crescer com esses filmes fez bem não só para o humor, como para o caráter também. Separei algumas das melhores lições de vida que aprendi com clássicos da Sessão da Tarde. Confira e veja se você se identifica:
Curtindo a Vida Adoidado
► Lição: A vida passa rápido demais; e se você não parar de vez em quando para vive-la, acaba perdendo seu tempo.
Quantos dias da sua vida, no caminho para o trabalho, você não se pegou pensando o que poderia estar fazendo naquele exato momento? Ferris quebra todas as regras possíveis para mostrar para seu melhor amigo e namorada que a vida pode ser um pouco mais do que a tediosa rotina de sempre. E você? Quando foi última vez que deixou a mesmice de lado para curtir um pouco o fato de estar vivo?
Goonies
► Lição: Você precisa de amigos que completem você.
Nenhum homem é uma ilha. Não importa se você seja criança, adolescente ou adulto, você precisa estar cercado de pessoas que te façam bem e te completem. Muitas das vezes essas pessoas não vão ter nada a ver com você, mas reunidos. sua turminha do barulho vai estar pronta para encarar altas aventuras ao seu lado.
Esqueceram de Mim
► Lição: Planejamento e estratégia são tudo para se dar bem na vida
Kevin conhece o terreno onde travará a batalha com seus inimigos, por isso assume uma posição superior e defensiva. Ele oferece iscas para atrair seus inimigos, finge desordem para que eles ataquem despreocupados. Com um planejamento bem elaborado, consegue sair vitorioso. “Esqueceram de Mim” é quase uma versão infantil e moderna de “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu.
Um Tira da Pesada
► Lição: A sabedoria das ruas aliada à um pouco de malícia podem te tirar de qualquer situação.
Existem dois tipos de pessoa no mundo: As inteligentes e as espertas. Nem sempre inteligência, quer dizer sinal de esperteza. Axel Foley usa toda sua esperteza adquirida nas ruas de Detroit para resolver um caso na badalada Beverly Hills. Com sua malandragem, ele consegue dar a volta nos burocratas e nos figurões e resolve seu caso.
Conta Comigo
► Lição: Certos relacionamentos são curtos, mas não significa que você não vá lembrar deles para sempre.
A vida é cheia de ciclos e, por mais que você não queira, muitos deles chegam ao fim. Casamento, namoro ou amizade. As vezes a distância, a falta de tempo ou até mesmo conflito de interesses, encerram a passagem daquela(s) pessoa(s) na sua vida. Mas isso não quer dizer que você não pode aprender algo e carregar aquela experiência para sempre.
Clube dos Cinco
► Lição:Por mais perfeitas que as outras pessoas pareçam, todo mundo tem seus defeitos. E até os mais imperfeitos, tem suas qualidades.
Muitas pessoas passam tempo demais tentando fingir o que não são, apenas para se sentirem aceitos. O clássico de John Hughes coloca 5 adolescentes, um mais diferente que o outro, presos em uma mesma sala. Juntos, eles aprendem que cada pessoa carrega seus vícios e suas virtudes.
Karatê Kid
► Lição: Paciência é a virtude de quem quer chegar na perfeição
Pulso para cima, para baixo. Encere a direita, encere a esquerda. Como todo bom professor, Sr. Miyagi adota uma metodologia que torna seus ensinamentos algo natural e fluído para Daniel San. Com paciência e dedicação, o karatê deixa de ser uma arte marcial e se torna uma filosofia de vida.
Jamaica abaixo de zero
► Lição: A vitória de um homem as vezes em gesto tolo, que apenas ele pode ver.
Baseado em uma história real, o filme mostra a improvável história da classificação de um time da Jamaica para a disputa de bobsled (tipo um trenó) nas Olimpíadas de Inverno no Canadá. Tal qual outros filmes como “Rocky – Um Lutador” e “Gigantes de Ferro”, a vitória não está em sair com a medalha no peito no final, mas em chegar até onde ninguém jamais pensou que você conseguiria chegar. Baita filme.
Uma Babá Quase Perfeita
► Lição: Um pai é capaz de fazer de tudo pelos seus filhos.
Pergunte para um pai o que ele não faria pelo próprio filho? Este clássico cheio de bom humor estrelado por Robin Williams, mostra um pai que chega ao extremo de se disfarçar de mulher, para poder passar o dia-a-dia com suas crianças. No caminho, acaba se aproximando mais ainda deles. E você, faria igual?
► E ai, sentiu falta de algum filme da Sessão da Tarde que te ensinou algo? Deixe seu comentário para nós!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso