Existem coisas que você faz para manter acessa a luz do sentimento que o casal constrói juntos, como jantares românticos, presentes e mimos, viagens, compartilhar coisas e hobbies juntos. Mas, na hora da discussão acalorada, existe uma palavra que tem toda a força de desencadear brigas e desentendimentos, separando aos poucos o casal.
Jeffrey Bernstein, psicólogo e especialista em terapia para crianças, casais e famílias revela um termo que, a princípio não tem nada de agressivo, mas que proporciona uma forte negatividade para relacionamentos.
Antes de revelar a palavra mágica, você quer arriscar um palpite?
Pois o termo que causaria discórdia é o famoso “Deveria”. No site Psychology Today ele explica o caos todo que a palavra pode causar.
“De acordo com princípios da cognitiva terapia, acredito que esta palavra engendra uma dinâmica de julgamento controlador. Pensando “deveria” sobre uma pessoa que você ama, ou estar do outro lado recebendo uma energia negativa e, ao longo do tempo, pode ser tóxico para qualquer relacionamento, especialmente o amoroso”.
De acordo com o especialista, a forma como os casais se comunicam podem criar atritos, mas também é importante pensar nos pensamentos tóxicos que cada um cultiva, estes que acabam levando para a comunicação.
Muitos pensamentos tóxicos começam com um ‘deveria’. E, por causa disso, acabamos por reproduzir isso em conversas e ações para com nossas parceiras.
A receita que Bernstein oferece é substituir no seu discurso e na sua mente a palavra ‘deveria’ por ‘gostaria’, eliminando pensamentos e atos tóxicos.
Em vez de, “Você deveria saber como me sinto”, diga: “Eu gostaria que você me escutasse nisso.”
Em vez de, “Você não deveria trazer isso à tona”, diga: “Eu gostaria de considerar o que você está dizendo. Por favor, deixe-me pensar nisso por um tempo, antes de eu responder.”
“Espanta-me como os pensamentos tóxicos em casais ocorrem tão incessantemente, mas tantas vezes fora da verdadeira consciência. Tomando o tempo para ficar atento nisso, pegue seus pensamentos tóxicos e tente alterá-los, isso levará você e seu parceiro para um lugar muito melhor em seu relacionamento”, resume Jeffrey Bernstein.
Fonte: Psicology Today
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso