O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

Não dá pra evitar: todo mundo sente aquele frio na barriga ou quase entra em pânico quando dá de cara com a ex namorada na rua, e por isso todo mundo fica surpreso quando conhece um casal de amigos que continuou a amizade depois do fim do namoro ou do casamento.

Qual é o segredo pra isso acontecer? Será que isso é mesmo possível? No Reddit, um dos maiores fóruns da internet, o portal AskWomen fez a mesma pergunta. As mulheres e homens que usam a rede social responderam e, de acordo com as respostas, o portal criou uma lista com 5 dicas para conseguir manter a amizade com a sua ex. Curioso na fórmula? Então se liga:

Vocês precisam de um tempo não sendo amigos antes

O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

Não se engane pensando que é fácil fazer a transição de território com a sua ex, por mais amável que tenha sido a separação. Você precisa criar alguma distância entre vocês dois antes que isso aconteça: “Eu acho que tentar forçar uma amizade muito cedo apenas traz de volta as coisas boas do relacionamento e isso pode acabar revivendo alguns sentimentos”, explicou um membro do fórum. Por isso, o ideal é esperar a maré abaixar para tentar uma aproximação amigável.

A possibilidade de amizade vai depender de como foi o término do namoro

O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

Vamos ser honestos: nem todos os relacionamentos valem a pena. Se as coisas acabaram de uma forma bem tóxica, se vocês não se suportavam mais ou se um fazia muito mal para o outro, qual é o objetivo de salvar a amizade? Porém, se vocês terminaram de uma forma agradável e se a amizade de vocês superava a paixão, manter os laços pode ser uma possibilidade. Um dos membros do Reddit apontou: “Eu não gostaria de ser amigo de alguém que faz com que eu me sinta mal. Se o relacionamento acabou de um jeito legal, entretanto, eu ia querer continuar amigo da garota sim. Uma vez, terminei com uma garota que eu amava mais como amiga do que como namorada, então a amizade depois fluiu naturalmente”.

É um processo de 5 passos

O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

Pra conseguir manter a amizade, vocês dois precisam ser pacientes. Toda mudança exige um processo elaborado de costume e adaptação, e, por isso, para superar uma separação vocês dois precisam estar na mesma página, afinal, muitas vezes um dos lados só quer manter a amizade para tentar reatar o namoro, e isso não vai dar certo – pelo menos, não dá certo na maioria das vezes.

Além disso, se você tentar reatar a amizade logo de cara, é possível que ainda exista rancor e as brigas podem ser recorrentes. Por isso, entenda que a amizade vai ser restabelecida em um processo de 5 passos. Um membro do fórum explicou o passo a passo: “Pessoalmente, preciso de tempo para ficar triste, depois, preciso de um tempo para ter raiva e ficar p* da vida, depois, neutro, depois, encarar aquele clima estranho e, por fim, conseguir ficar uma amizade”.

Não force uma amizade

O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

Você pode estar ansioso pra manter as saídas aos finais de semana, as partidas de LOL, os rolês e também as conversas sobre a vida, mas sua ex pode não se sentir do mesmo jeito, então, respeite o espaço dela e a sua opinião sobre a amizade.

Não sabe como dar o primeiro passo e descobrir se ela quer continuar sua amiga? Veja o conselho que um membro do Reddid deu: “Em vez de terminar com um ‘podemos ser amigos?’, deixe a porta aberta: ‘Eu ainda gostaria de ser seu amigo. Eu vou estar aqui se você quiser estar também’. Desse jeito, o clima não vai parecer falso e a amizade não vai parecer uma obrigação”.

A amizade não vai funcionar pra todo mundo

O segredo para tentar manter a amizade com a sua ex

No final, tudo funciona de uma forma diferente para cada casal porque cada casal é diferente. Alguns membros do fórum disseram que não conseguiriam ser amigos de alguém que eles amaram tanto, outros entretanto falaram que a amizade também é uma forma de amor, e não é tão difícil ter por perto alguém que foi tão importante na sua vida.

O segredo, no fim das contas, é entender a essência do seu sentimento pela sua ex, e permitir que ela entenda também. Quem sabe os dois se encontram na mesma página e, então, a amizade segue de forma natural?

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »