Pensar em deixar o cabelo crescer não é tão fácil quanto parece. Na verdade, se você está lendo este texto provavelmente está encontrando dificuldades no processo.
+ 4 Dicas para deixar seu cabelo afro crescer
+ Cortes de cabelo masculino para 2017
+ 100 Cortes de cabelo masculino para você se inspirar
+ 5 Passos para ter um cabelo mais bonito e saudável
Então, selecionamos algumas dicas que vão fazer muita diferença na sua vida se o seu objetivo for dar volume e comprimento aos fios.
Antes de tudo, é preciso saber que o cabelo costuma crescer em média 1,3 centímetros por mês. Portanto, se você quer deixar o seu crescer, é importante ter muita paciência e tempo para cuidar dele.
Preste atenção na atual situação do seu cabelo
Antes de deixar o cabelo crescer, você precisa ter certeza que ele vai aguentar a barra. Então, se o seu cabelo estiver quebradiço, com caspa e sem brilho, talvez seja uma boa ideia cortar ele bem curto para tratar os fios.
Cabelos saudáveis crescem mais rápido e, quando você perceber isso, vai se sentir ainda mais incentivado a continuar cuidado do seu.
Comece pela raiz
Para um cabelo crescer de forma saudável você precisa cuidar da raiz dos fios. Na hora do banho, faça massagem com produtos específicos, como o óleo quente, por exemplo. Você pode comprar esse tipo de produto em várias lojas especializadas ou fazer a sua versão caseira com óleo de coco.
Ele é sólido em temperatura ambiente mas derrete na palma da mão. Quando for aplicar, lave bem o seu cabelo com um shampoo neutro e no dia evite usar cremes ou gel nos fios.
Depois, aqueça 1 colher de óleo de coco em banho maria: ferva uma panela com água e, dentro da panela, coloque um recipiente menor com o óleo de coco.
Faça uma massagem profunda no couro cabeludo com a ponta dos dedos e depois retire o excesso do óleo. Isso vai estimular o crescimento dos fios!
Lave o seu cabelo na frequência certa
Um erro muito comum entre os homens é acreditar que qualquer tipo de shampoo serve para lavar o cabelo. Você deve escolher um produto específico para o seu: cacheado, crespo ou liso, oleoso ou seco.
Se você não lavar o seu cabelo direito, pode prejudicar e muito o seu couro cabeludo! Durante o dia, a poluição e os produtos que você passa no cabelo – como gel e pomada – deixam resíduos no cabelo. Quando você não limpa o couro cabelo com cuidado, as impurezas podem obstruir os folículos capilares e até causar inflamações no couro cabeludo.
Evite água quente
Lavar o cabelo com água quente demais faz mal para os fios e para o couro cabeludo. Isso pode deixar o cabelo ressecado e sem brilho.
Heide Guedes, cabeleireira Conselheira Kérastase, do salão Studio W, em Ribeirão Preto, explica: “A água quente sensibiliza os fios, deixando-os ásperos. Eles incham devido ao calor, ficam com as cutículas dilatadas, causando embaraçamento maior que o normal, além de ressecá-los. Também desregula a camada hidrolipídica, resultando em maior oleosidade no couro cabeludo”.
Então, o ideal é começar a lavagem com água quente e finalizar com água fria.
Cuidado nos cortes
Há quem diga que para deixar o cabelo crescer mais rápido não se deve cortar os fios com frequência. Isso é mentira. Durante o crescimento do cabelo, os fios vão parecer mais bagunçados, por isso é importante se controlar para não quebrar cortar demais e aparar apenas as pontas para manter o visual.
Não tente um corte novo e muito diferente enquanto o cabelo está crescendo, isso só vai dificultar o processo e deixar os fios desregulados durante o crescimento.
Aprenda a hidratar o seu cabelo
Quando ele começar a crescer, você vai começar a reparar em coisas que não existiam quando o seu cabelo era curto: os nós, por exemplo, são muito chatos mas você precisa ter um cuidado especial na hora de pentear os fios para não quebrá-los.
Então, saiba hidratar o seu cabelo. Escolha o condicionador certo para os seus fios e, quando sair do banho, use um leave-in ou um finalizador de pontas. Então, escove as mechas com cuidado para não quebrar os fios.
Cuidado com a alimentação
Quando falamos sobre aparência é impossível não falar da saúde. A alimentação interfere em tudo no nosso corpo e, quando não comemos direito, nossos cabelos também sofrem as consequências.
É preciso beber entre 8 e 10 copos de água por dia para manter o escalpo e os folículos capilares hidratados e também é fundamental ingerir as vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo.
Você também pode ingerir regularmente suplementos para manter seu nível vitamínico sempre estável. Se quiser, pode consumir óleo de peixe em pílulas. Ele é excelente para melhorar a saúde do cabelo. Mas consulte um nutricionista para tirar qualquer dúvida e realizar os exames necessários.
Nunca prenda ou durma com o cabelo molhado
Prender o cabelo molhado ou dormir com os fios úmidos pode provocar quebra, caspa e queda. Por isso, quando seu cabelo começar a crescer, evite prender os fios quando eles estiverem molhados e, antes de dormir, seque bem o cabelo com um secador ou com uma toalha.
Use fronhas de cetim
Não é frescura! O algodão pode fazer os fios caírem por causa do atrito. A fronha desse tecido fica repuxando os fios durante a noite e, por isso, a melhor alternativa é investir em tecidos mais delicados.
Por fim: tenha paciência. O cabelo leva tempo para crescer e cuidar dele também é bem trabalhoso. Não adianta nada ter o cabelo longo se ele é quebradiço, mal cuidado e sem brilho.