Muitas pessoas acreditam que pra se vestir bem é preciso ter dinheiro. A ideia de que estilo é sinônimo de conta bancária com 4 dígitos é antiga, mas aos poucos estamos quebrando paradigmas e entendendo que a personalidade de um visual se constrói com boas combinações, com o tamanho certo das peças e com a noção de estilo.
- Veja como descobrir e criar seu próprio estilo
- Veja 8 passos para ser mais confiante e atraente segundo a ciência
- Veja as nossas dicas de combinações com jaqueta de couro
- Veja as nossas dicas de sobreposições de camisa, camiseta e jaqueta
- Veja as nossas dicas de combinações com jaqueta jeans
- Veja as nossas dicas de combinações com jaqueta Parka
Entender qual é a sua personalidade e a mensagem que você quer passar para o mundo é fundamental para saber escolher bem suas roupas e não parecer que está andando por aí fantasiado. Além disso, também é importante prestar atenção no tecido e no corte das peças que você escolhe.
Pequenos segredos vão te ajudar, e muito, a montar seu guarda-roupa estiloso sem gastar muito dinheiro. Veja quais são eles:
Entenda qual é a sua personalidade
Para entender o seu estilo, é preciso entender qual é a sua personalidade e qual é o seu objetivo no mundo. O estilo é o conjunto de alguns fatores, como, por exemplo, uma união das pessoas que te inspiram como indivíduos e que te inspiram visualmente falando, das músicas e dos filmes que você gosta, do emprego que você tem e também da carreira que você quer seguir.
Você pode, sozinho, identificar o seu estilo com um exercício básico: pense nos integrantes das bandas que você gosta ou nos atores que você admira. Busque imagens na internet das roupas que eles vestem e pondere quais você usaria e quais você não usaria. Pense também na imagem que essas roupas passam e faça o exercício de imaginar se você gostaria ou não de transmitir essas mensagens.
Depois que você selecionar as roupas que gosta e as mensagens que gostaria de transmitir, comece a pensar nas tarefas que você faz ao longo do dia. Como é o seu ambiente de trabalho? Você faz algum curso técnico? Os lugares que você costuma frequentar são importantes pra você ou você acredita que só os frequenta por necessidade e uma hora vai deixar de visitá-los? Por exemplo: você precisa ir sempre em um determinado restaurante para almoçar, mas não é o tipo de lugar que você gosta de ir. Aos finais de semana, por exemplo, você costuma ir em outros tipos de restaurante, mais descolados e menos formais do que os restaurantes que você visita durante a semana. Esse é o seu caso? Então, por mais que você vá muito em lugares com um estilo mais reservado e clássico, esse não é o seu tipo de lugar e, consequentemente, não deve definir o seu estilo.
É claro que para esses lugares mais formais, como um escritório, por exemplo, você vai precisar de roupas mais formais, mas essas roupas podem carregar a sua personalidade sem perder o título de “traje social”.
Para se vestir bem, você tem que entender o seu estilo e usar roupas que te deixem confortável e confiante. Para isso, você precisa vestir quem você realmente é.
Preste atenção no corte e no tecido
Você não precisa comprar roupas caras em lojas com um preço absurdo. Basta ter paciência de procurar peças com tecidos naturais, como algodão, e com cortes que valorizem seu corpo e que estejam no tamanho certo. Muitas vezes, nos vestimos mal porque compramos roupas largas demais ou muito justas, e também acabamos passando uma imagem desleixada quando usamos roupas no tecido “errado”.
Tecidos sintéticos, na maioria das vezes, não caem bem e também se desgastam com facilidade. Ou seja: você pode ter pagado muito barato naquela camisa de tecido sintético, mas ela vai ficar velha mais rápido e também vai ter um caimento ruim no seu corpo. Então, tenha paciência e procure peças com um bom corte e tecido de qualidade, é possível fazer isso e economizar uma grana, principalmente se você fizer compras pela internet.
Tenha peças-chave
Existem algumas peças que são atemporais e vão durar muito, muito tempo no seu armário. Você vai poder reutilizá-las sempre e elas nunca vão parecer datadas ou fora de época. Em algumas, até vale investir um grana um pouco maior:
- Boas camisetas de algodão
- Uma camisa jeans
- Calça chino
- Suéteres de lã ou cashmere
- Calça jeans escura e sem lavagem
- Uma bota preta de couro
- Um sapato casual (sneaker ou mocassim)
- Camisa casual (estilo chambray, pode ser, ou de linho)
- Camisa com pattern (pode ser xadrez)
- Uma jaqueta de couro
- Uma bela carteira de couro
- Um terno de qualidade
- Um trench coat com um bom corte
Por fim, vale lembrar: sempre pesquise preços pela internet e tenha em mente as roupas que você realmente precisa comprar. Isso vai te fazer parar de gastar grana com peças aleatórias e te ajudar a manter o foco em roupas que realmente vão durar.