Barba fedida nunca mais: aprenda a se livrar do mal cheiro em 3 passos

Deixar a barba crescer é uma tarefa que exige cuidado e paciência. Além de cultivar os pelos – o que já dá bastante trabalho – você precisa cuidar deles para evitar a queda, caspa, problemas na pele e, é claro, o mal cheiro.

+ Veja como deixar a sua barba mais macia 
+ Aprenda 10 dicas simples para deixar sua barba crescer

Se você não cuidar direito dos pelos do rosto, é bem provável que a sua barba fique áspera, rala ou até mesmo fedida. Quanto maior o comprimento dela, aliás, maior o cuidado porque a probabilidade do mal cheiro aparecer é bem maior.

Lave a sua barba

Barba fedida nunca mais: aprenda a se livrar do mal cheiro em 3 passos

Uma das principais causas da rugosidade na barba, da falta de brilho e do mal cheiro é a falta de nutrientes. Sem eles, a barba pode ficar falhada, os pelos podem quebrar e, consequentemente, ficarem ásperos e feios.

Além da aparência não ficar legal, o toque e o cheiro também ficam desagradáveis. Quando os pelos não estão bem cuidados, a sua pele também pode sofrer e seu rosto pode ficar com um aspecto envelhecido.

Outro problema que também prejudica a saúde da barba é a falta de higienização: o acumulo de produtos, sujeira e poluição entre os pelos causam coceira e mal cheiro e, por isso, você deve lavar sua barba com frequência e utilizar os produtos certos para fazer a higiene dos pelos. Não use produtos oleosos e dê preferência para shampoos específicos para a barba: eles removem detritos, poeiras e células mortas acumuladas ao longo do dia e também cuidam da sua pele.

Lavar a barba com shampoos para o cabelo, por exemplo, pode resultar em pelos mais ressecados. Então, invista em um produto próprio! Também não é uma boa ideia lavar a barba com sabonete para o corpo, além de prejudicar os pelos, também vai deixar seu rosto irritado e aumentar a oleosidade dos poros.

Então, para se livrar do mal cheiro e deixar sua barba mais bonita, lave a barba com produtos específicos pelo menos 4 vezes na semana – se você sentir que sua barba fica suja com mais freqüência ou que sua pele é oleosa demais, pode aumentar a quantidade de lavagens e usar o shampoo específico todos os dias.

Penteie a sua barba

Barba fedida nunca mais: aprenda a se livrar do mal cheiro em 3 passos

Depois de lavar a barba, é fundamental pentear os pelos para que eles cresçam de forma saudável e também não fiquem emaranhados. A barba toda embaraçada pode fazer com que seus poros produzam mais oleosidade e também facilitar o acumulo de sujeira entre os pelos. Por isso, penteie sua barba todos os dias para remover os pelos mortos e dar espaço para a sua pele respirar.

Quando for escolher o pente, prefira pentes de madeira para evitar aquele efeito estática do plástico – com os pentes de madeira, seus pelos não ficam arrepiados e nem ásperos.

Aliás, se você pentear a barba ao longo do dia já vai remover alguns detritos acumulados e facilitar a limpeza. Essa simples atitude, inclusive, já resolve uma possível irritação na pele causada por impurezas e células mortas presas entre os fios.

Use um Balm de Barba

Barba fedida nunca mais: aprenda a se livrar do mal cheiro em 3 passos

O balm para barba oferece todos os nutrientes que a sua barba precisa para ficar bonita e saudável.

O produto certo tem proteínas, aminoácidos e alguns até têm “gorduras” como o ômega-3 e ômega-6 – ótimos para a hidratação dos pelos e para o crescimento saudável dos fios.

Com esses ingredientes, a sua barba fica macia, os pelos ficam mais lisos, crescem com mais facilidade e ficam mais cheirosos.

Além disso, o balm também protege a sua barba das agressões diárias como poluição e raios solares.

Uma barba quebradiça pode ser causada pela exposição excessiva aos efeitos climáticos: vento, chuva e tempo seco, por exemplo, costumam afetar bastante a saúde dos pelos.

O balm cria uma película protetora e garante que a sua barba vai continuar saudável embaixo dela.

Como usar e onde comprar

Barba fedida nunca mais: aprenda a se livrar do mal cheiro em 3 passos

O balm para a barba é bem fácil de aplicar. Depois do banho e, é claro, depois de pentear os fios, aplique um pouco do balm em todos os pontos da sua barba, da raiz até as pontas. Você não precisa lavar o rosto depois porque, aos poucos, o produto é absorvido pelos pelos e a barba fica seca.

A gente indica o Balm de Barba de O Boticário. Além da ação hidratante, ele ainda tem mentol em sua formulação e, por isso, deixa uma sensação de frescor no rosto. Vale experimentar!

Compre aqui: Balm de Barba O Boticário

Pronto, agora você não tem mais desculpa pra não cuidar da sua barba!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.