Inscreva-se no Canal

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

O trote da faculdade pode ser um dos momentos mais divertidos e inesquecíveis da sua vida, mas também pode ser um inferno.

No trote, os calouros conhecem seus futuros colegas de sala, de profissão e, de quebra, fazem amizades com os veteranos. Além disso, provavelmente conhecem pessoas que serão fundamentais na vida universitária e também na carreira que virá em seguida.

O problema é que nem todo trote é tão divertido assim e muitos se tornam inesquecíveis por outros motivos: já faz tempo que vemos notícias de mortes e acidentes graves em trotes universitários. Queimaduras graves, coma alcoólico e inclusive mortes já foram registradas ao longo dos anos por causa de brincadeiras nada inteligentes e amistosas em trotes de faculdade.

Por isso, se você estiver entrando na faculdade este ano, preste atenção no trote: quando sentir que as coisas estão indo longe demais, é bom tomar algumas atitudes para garantir que sua entrada nessa nova fase vai ser inesquecível pelos motivos certos:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Você não é obrigado a nada

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

A pedagoga Magna Asenete disse, em entrevista para o jornal Extra, que o calouro deve ter a plena consciência de que não é obrigado a nada: “o veterano opressor se utiliza de um instrumento de poder momentâneo, o calouro se sente coagido e sem escolhas, com medo da rejeição. Neste cenário o trote pode ser percebido como um instrumento sadomasoquista, na medida em que o calouro internaliza, mesmo que inconscientemente, essa ‘tortura’ para repassá-la a outros quando se tornar veterano”.

Então, quando você se deparar com alguém babaca que te obrigue a fazer algo que você considera humilhante, simplesmente diga que não vai fazer e saia de perto.

Saiba dialogar

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

Você não precisa arrumar briga e nem ser grosso na resposta, simplesmente diga que não está afim de fazer certa coisa e que gostaria de entrar em outro tipo de brincadeira.

Se, por exemplo, estiverem te obrigando a beber, basta dizer que você não curte e peça respeito.

Se o veterano em questão agir de forma incisiva ou estiver bêbado demais para ouvir o que você diz, procure alguma entidade da faculdade para relatar a situação. Você não deve se sentir intimidado por brincadeiras idiotas e só deve fazer aquilo que te faça se sentir bem.

Mantenha o espírito esportivo

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

Brincadeiras sempre rolam e fazem parte da vida universitária. O trote é uma oportunidade perfeita para começar amizades, socializar e conhecer a galera que vai estudar com você. Muitas vezes, deixar de ir na primeira semana de aula para fugir do trote pode te fazer se sentir deslocado no começo do semestre porque todo mundo na sala já vai se conhecer e você vai estar sobrando.

Então, tente levar o trote na brincadeira. É claro, quando ele não for ofensivo ou agressivo.

Pesquise sobre trotes alternativos

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

Muitas faculdades fazem trotes alternativos e trotes “solidários”. Muitas vezes, eles são patrocinados por empresas e fornecem uma série de jogos e brincadeiras nada agressivas para a socialização.

É claro, você vai continuar sendo pintado da cabeça aos pés e pedindo dinheiro no farol, mas vai ter a segurança de que ninguém vai te obrigar a beber uma garrafa inteira de catuaba ou te arrastar pelos cantos com uma corrente presa no pescoço.

Saia de perto de pessoas sem noção

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

Quando você estiver no trote e ainda estiver sóbrio, preste atenção nas pessoas que parecem fazer as brincadeiras mais agressivas e degradantes. Quando você localizar esses grupinhos, fuja deles e fique com um pessoal que pareça mais tranquilo.

Essa dica é boa porque você vai começar a socializar sem a interferência da bebida alcoólica e, desse jeito, vai acabar se aproximando de pessoas que te deixem confortável na hora que todo mundo estiver empolgado, seja com a bebida ou, se você não bebe, com as brincadeiras.

Abrace o começo da melhor fase da sua vida

7 dicas de como escapar dos trotes violentos na faculdade

Dito tudo isso: divirta-se. Prepare-se para ficar sujo, suado e descabelado, ganhar apelidos e conhecer muita gente incrível que vai te fazer entender por que tanta gente diz que a faculdade é a melhor fase da vida.

O ritual do trote é importante e simboliza o fim do sofrimento do vestibular e o começo de uma nova era. Abrace isso e seja feliz!

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »