Dicas de ouro pra você transformar o seu estresse em aliado

Hoje, mais do que nunca, estamos experimentando níveis recordes de estresse no trabalho, em casa e em nossas vidas.
Somos bombardeados com mensagens da mídia nos dizendo que, como sociedade, estamos mais estressados do que nunca. A conta no banco, a dívida com o cartão de crédito, a crise, o estado da economia, enfim, os motivos para tanto estresse parecem se multiplicar a cada dia e, no meio de tanto sofrimento, você não sabe como se acalmar.

Além disso, nos tornamos condicionados a pensar que o estresse é uma coisa ruim, prejudicial para nós e tóxico para a nossa saúde. E é verdade. Enquanto o modo de “luta ou fuga” é uma resposta fisiológica que pode salvar nossas vidas, estar em estado de estresse constante, onde seu nível de adrenalina aumenta de forma exagerada, pode levar à hipertensão arterial, aumento de peso e eventualmente desgaste de seus órgãos.

Quando você está absurdamente estressado, é mais provável que experimente irritabilidade, ansiedade, depressão, dores de cabeça e insônia. Mas e se eu te disser que nem todo o estresse é igual, e certas formas de estresse podem realmente ser muito benéficas para você?

Os Três Níveis de Estresse

Dicas de ouro pra você transformar o seu estresse em aliado

De acordo com o artigo do professor Bruce McEwen, existem três níveis de estresse:

O “bom estresse” envolve as nossas investidas em algo que queremos quer, como o estresse que sentimos antes de uma entrevista de emprego, por exemplo, ou quando conhecemos alguém novo que queremos impressionar.

O “estresse tolerável” significa que algo ruim está prestes a acontecer, como a possível perda um emprego ou a morte de ente querido, mas, mesmo com medo, sabemos que temos os recursos necessários para enfrentar a tempestade.

O “estresse tóxico” é algo tão ruim que não temos recursos pessoais ou sistemas de suporte para vencer o problema. Esse tipo de estresse é algo que pode nos fazer muito mal, tanto mentalmente quanto fisicamente.

Então, como você lidará com seus próprios níveis de estresse e aprenderá a utilizá-los para o bem? Ou melhor ainda: evitar o estresse “tóxico” e sentir apenas o “bom estresse”?

A maioria das pessoas já ouviu falar da resposta “lutar ou fugir” que mencionei acima, uma parte vital do nosso sistema nervoso, a maneira como o corpo reage ao estresse e ao perigo. Muitos, no entanto, nunca ouviram falar da resposta “descansa e digerir”, onde o sistema nervoso ativa as funções mais “tranquilas” do corpo; aquelas que nos ajudam a manter um equilíbrio saudável a longo prazo.

Usando seu estresse para um bem maior

Dicas de ouro pra você transformar o seu estresse em aliado

Enquanto um pouco de estresse pode ajudar a motivá-lo a conseguir coisas como atingir um prazo para um projeto importante, e pular de pára-quedas pode elevar seus níveis de adrenalina e fazer você se sentir em êxtase depois, quanto menos tempo passamos nesse estado, melhor. Apesar de dele nos alertar e nos ajudar a responder melhor aos desafios futuros, ele demanda muita energia do nosso corpo, e isso pode levar à fadiga ou ao desgaste de adrenalina.

Três maneiras práticas de reduzir o estresse

Dicas de ouro pra você transformar o seu estresse em aliado

A melhor maneira para se sentir menos estressado é aprender o que realmente faz você se sentir relaxado. Para você, isso pode significar gastar tempo em um hobby que você gosta, como, não sei, jardinagem, videogame ou sair com seus amigos favoritos, fazer um passeio de bicicleta ou curtir a natureza.

Eu pessoalmente adoro começar o dia escrevendo três coisas pelas quais eu agradeço, e também curto correr logo de manhã.

Ao longo do dia, eu me asseguro de fazer muitas pausas – brinco com o meu cachorro, por exemplo ou leio um pedaço de um livro que estou curtindo.

Qualquer método que você escolher deve ser um que você goste. Para te ajudar, veja três maneiras de garantir que você reduza o estresse em sua vida diariamente:

1. Liberte sua mente

Comece a meditar. Sério. Acredite: cinco minutos por dia já fazem a diferença. Há todo tipo de meditação, incluindo a prática de meditação guiada.
Vários aplicativos lhe oferecerem meditações guiadas de um minuto a várias horas, e começar a meditar através deles é uma ótima maneira de entrar nesse mundo.

Se concentrar no presente vai ser extremamente benéfico para os momentos de estresse. Desligue o celular, respire profundamente e simplesmente sinta o seu corpo.

2. Mova seu corpo

Em vez de ficar reprimido e estressado, liberte energia tóxica com a prática de exercícios. Mesmo uma caminhada rápida pode ajudar, especialmente após um telefonema ou reunião frustrante. Caminhar não só aprofunda a respiração, mas também ajuda a aliviar a tensão muscular.

Experimente técnicas de yoga e outros exercícios similares, afinal, eles combinam movimentos fluidos com respiração profunda e foco mental, o que faz com que a sua mente fique mais tranquila.

Qualquer exercício é capaz de te fazer produzir oxitocina – comumente conhecido como o hormônio do amor – enquanto reduz os níveis de estresse.

3. Seja um ser social

Reforce ligações importantes. Sair com amigos, falar com familiares ou conversar com pessoas que gostam de você é fundamental para se sentir melhor.
Simples assim. É importante criar e reforçar vínculos, mesmo quando a sua rotina parece sugar toda a sua energia e o seu tempo livre.

4. Respire fundo

No final do dia, quando tudo parece difícil demais, respire profundamente – não importa o quão difícil pareça encontrar algo que você goste, pense em algo que te faz feliz e respire profundamente.

Você ficará surpreso de como a atenção desviada do negativo para o positivo pode mudar instantaneamente seus níveis de estresse e colocar a vida em perspectiva.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »