Deixa que eu faço mais tarde. Este é o bordão preferido do procrastinador. O problema é que o mais tarde nunca chega, ou quando chega, vem junto com pânico e a necessidade de fazer as coisas atropeladas, na última hora.
+ Conheça o Método para melhorar sua produtividade e concentração
Procrastinar rouba sua produtividade, causa ansiedade, prejudica sua saúde e pode ocasionar uma variedade de consequências negativas na sua vida. Quer melhorar sua rotina de trabalho e de afazeres? Então confira algumas dicas para superar a procrastinação
1. Identifique sua fonte de procrastinação
Se você se depara frequentemente adiando uma tarefa, tente descobrir o porquê. Falta energia e disposição? A tarefa é muito difícil ou complexa? Você tem medo de não fazer o trabalho a altura das expectativas?
Identificar a razão pela qual você está procrastinando pode ajudá-lo a resolver o problema. Você se concentra em melhorar o meio para realizar a tarefa e pode voltar a ser produtivo.
2. Refaça sua lista de tarefas pendentes
Sua lista de tarefas diárias, provavelmente, é muito maior do que deveria ser. Você não precisa anotar tudo o que vai fazer. Limite os lembretes da lista a tarefas que você sempre tenta procrastinar.
O simples ato de escrever esses itens têm o efeito psicológico de criar a necessidade para concluí-los. Assim, antes de tentar fazer qualquer outra coisa fora da lista, você se sentirá obrigado a concluir os itens apontados.
3. Enfrente as tarefas difíceis primeiro
Existem duas coisas que têm um grande impacto sobre a procrastinação. A primeira é o horário do dia. Quanto mais tarde é, menos provável que você seja capaz de fazer tarefas ou atividades mais complexas
O segundo fator é a dificuldade do trabalho. Sabendo disso, tente estruturar seu dia de modo que você trabalhe nessas tarefas que são mais pesadas de início. Salve as tarefas que são mais fáceis ou mais agradáveis para a tarde ou intercale entre duas atividades complexas. Seu cérebro e corpo cansados irão apreciar mais.
4. Defina um temporizador e começar a trabalhar
Existe todo um método de gestão de tempo, concentrado no foco da sua atividade que pode te ajudar na procrastinação, chama-se Método Pomodoro.
Já falamos sobre isso aqui, Envolve definir um período de trabalho com 25 minutos e intervalos de 5 minutos entre eles.
A ideia é passar os 25 minutos trabalhando em um ritmo intenso e focado e, em seguida, recompensar com uma pequena pausa de 5 minutos. É muito mais fácil trabalhar se você sabe que terá um tempo definido e pausa. Você também pode competir com você mesmo para fazer mais durante cada período de trabalho.
5. Quebre grandes trabalhos em tarefas menores
Se você se sente intimidado em encarar um enorme projeto, a procrastinação é um caminho natural. A dica é dividir o projeto em pequenas tarefas, isso vai fazer o trabalho parecer muito mais fácil do que realmente é.
6. Faça pausas planejadas ao longo do dia
Se você é um procrastinador, você pode não estar deixando pausas suficientes durante o dia. Seu problema não é que você gasta muito pouco tempo a toa, mas que você gasta muito pouco relaxando. Muitas pessoas fazem pausas para descanso ou almoço no trabalho, mas quando o fazem, permanecem pensando no trabalho.
Quantos almoços você passou lendo emails relacionados ao trabalho? Quantas pausas para o café você gastou conversando com um colega de trabalho sobre um projeto atual?
Examine suas pausas de descanso, e certifique-se de que você gasta elas verdadeiramente desligando do trabalho. Comer, relaxar, navegar na net, dar um passeio. Você vai voltar preparado para encarar sua próxima tarefa.
7. Procure uma recompensa
Se você quiser parar de procrastinar, precisa oferecer a sí próprio pequenas recompensas das tarefas realizadas. Para atividades menores, você pode criar uma lista de recompensas pequenas, como um intervalo de cinco minutos para jogar um jogo favorito, curtir um episódio de uma série ou mesmo comer um doce.
Se você atacar algo que era particularmente difícil, então aumente o nível da sua recompensa. Uma viagem para a praia, um fim de semana em outro país, um videogame novo, por aí vai.
8. Cuide de você
Procrastinação nem sempre é sinônimo para preguiça. Você pode simplesmente ter drenado suas reservas de energia naquilo. Uma forma de manter se no caminho certo para realizar as atividades é buscar uma vida saudável: dormir o suficiente, comer alimentos saudáveis e fazer pelo menos um pouco de exercício.
Se você está se sentindo particularmente lerdo e desmotivada, converse com seu médico. Seu corpo poderia estar lutando com uma deficiência de vitamina ou mesmo depressão. Quando você está mais saudável, a tendência é que a procrastinação se torne cada vez menos um problema.
9. Saia da grade por um dia
Grande parte dos problemas de procrastinação está nas distrações eletrônicas. É fácil perder a atenção no meio de emails para responder ou navegando nas redes sociais.
Para combater isso, considere desligar-se de vez em quando. Mude seus dispositivos para o modo avião, deixe as pessoas saberem que você não estará disponível durante períodos no dia. Em seguida, foque suas atenções somente nas suas tarefas. Esta é uma ótima técnica para otimizar as tarefas do seu dia-a-dia e evitar perda de tempo.