Inscreva-se no Canal

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Gastar dinheiro com besteira nunca é uma boa ideia – principalmente agora, que o país enfrenta uma grave crise econômica e, por isso, qualquer reserva financeira é uma estratégia excelente para se manter seguro.

+ Veja 10 dicas para economizar dinheiro e controlar suas finanças pessoais
+ Descubra como poupar dinheiro em tempos de crise 

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra quanto gastam em média os trabalhadores de cada região do Brasil para comer uma refeição completa fora de casa. O custo médio de um almoço é de R$ 30,48.

Outro estudo feito pelo SPC em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em todas as capitais do País mostrou que alguns brasileiros desequilibram seu orçamento mensal por causa do futebol. Pois é!

Gastos excessivos com produtos e serviços relacionados ao esporte foram responsáveis pelo endividamento de dois em cada 10 torcedores brasileiros (21,3%) – principalmente entre 18 e 24 anos de idade (29,7%) e aqueles que fazem parte das classes C, D e E (23,1%).

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Essas duas pesquisas são apenas alguns exemplos de como o brasileiro gasta o seu dinheiro. É claro que existem exceções e que muitos homens, por exemplo, podem gastar mais com bares e restaurantes do que com roupas e acessórios, e outros podem queimar uma grana em outras áreas de consumo.

Independente dos seus gastos, existem boas estratégias para economizar uma grana e parar de gastar dinheiro à toa. Quer saber quais são? Se liga:

Evite fechar pacotes

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Sabe quando você liga na empresa de TV à cabo para alterar seu plano e eles te oferecem um mega pacote com dezenas de serviços inclusos e, na hora, fechar esse pacote parece uma vantagem? Então, nem sempre é. E se você quer economizar, fechar um pacote é uma péssima ideia.

Se, por exemplo, você usa muito a internet e não liga tanto para a TV, é melhor não aceitar um pacote com vários canais só porque te deram desconto. Em vez disso, feche um serviço de internet melhor e economize na TV.

Faça planos inteligentes

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Vai renovar ou mudar seu plano de celular? Escolha um plano de acordo com as suas necessidades. Não viaje no papo do vendedor que te empurra várias “vantagens” que parecem baratear o plano mas que, na verdade, vão apenas aumentar seu gasto já que você não precisa delas.

Se, por exemplo, você usar muito a internet mas não realizar ligações pelo aparelho, não invista em um plano com muitos minutos, por mais que pareça mais barato. No fim das contas, você não vai usar.

Coma menos vezes fora de casa

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Já falamos ali em cima: o brasileiro gasta, em média, cerca de R$30 por dia para almoçar fora de casa. Pensa na economia que você vai conseguir fazer quando trocar o restaurante pela marmita!

Mas se isso for difícil de fazer durante a semana, pare de jantar fora de casa com tanta frequência aos finais de semana. Para não arriscar, coma antes de sair e, se quiser surpreender a namorada, faça jantares em casa.

Leia os extratos

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Quer saber o caminho que o seu dinheiro está fazendo e onde está o furo do seu orçamento? Leia seus extratos. Veja tudo o que gastou ao longo do mês e onde poderia ter economizado.

Desse jeito, você vai conseguir programar o próximo mês e planejar seus gastos.

Cuidado com os vendedores

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Todo mundo já entrou em uma loja para comprar uma coisa e saiu com cinco, certo? No fim das contas, você não precisava daquelas quatro coisas extras e acabou gastando um dinheiro desnecessário porque caiu no papo do vendedor.

Quer uma dica? Espere 3 dias antes de decidir comprar algo novo. Se o vendedor te deu centenas de motivos para realizar determinado investimento, espere. Vá para a casa e pense nessas centenas de motivos.

Se depois de 3 dias você ainda achar que a compra vai valer a pena, volte na loja e compre.

Não tenha preguiça

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Para economizar, você precisa pesquisar. Para garantir o menor preço, você precisa ter paciência e ir atrás de ofertas!

A preguiça, muitas vezes, te faz gastar o dobro no mesmo produto porque você não teve paciência de buscar uma oferta na internet ou visitar outras lojas.

Se, por exemplo, você for fazer a compra do mês e decidir comprar as frutas e verduras no mercado, mude de ideia. É muito melhor comprar esses alimentos em feiras – você gasta menos e também adquire um produto de melhor qualidade! O mesmo vale para as carnes: compre as carnes no açougue e você vai ver a diferença no seu bolso e na sua saúde.

Descubra o que o governo te dá de graça

7 dicas para você parar de gastar dinheiro à toa

Vamos dar um exemplo básico: camisinha. Você gasta muita grana com camisinhas? Então, saiba que o governo dá de graça camisinhas em postos de saúde. Se você sabe disso, mas tem medo de usar por achar que elas não têm uma qualidade muito boa, é hora de mudar de ideia! Elas têm a mesma qualidade de marcas conceituadas que você compra na farmácia, e te protegem do mesmo jeito.

Além disso, o governo também disponibiliza vários medicamentos através do programa “Farmácia Popular”: alguns são gratuitos, e outros são vendidos por um preço muito baixo.

Você não precisa se cadastrar, basta apresentar a receita médica e seu documento original com foto para retirar, em qualquer posto ou farmácia participante, o seu remédio.

Centenas de medicamentos fazem parte do programa e o site do Ministério da Saúde disponibiliza a lista completa mas, entre eles, estão dezenas de antibióticos, como a Amoxicilina, e antiinflamatórios. Além de remédios para dor de cabeça e febre, como o Paracetamol. Quer saber quais são os outros? Veja a lista completa aqui.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »