Inscreva-se no Canal

3 dicas para você não se ferrar ao abrir o seu próprio negócio

Você sabia que, no Brasil, entre cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos? Pois é: o cenário para o pequeno empreendedor não é muito animador na economia brasileira. O estudo, realizado pelo IBGE, foi divulgado ano passado e não trouxe uma perspectiva muito agradável para quem sonha em ter seu próprio negócio.

Se esse for o seu caso, veja 5 dicas para você não se ferrar ao abrir o seu próprio negócio:

Não aja por impulso

3 dicas para você não se ferrar ao abrir o seu próprio negócio

Quando a gente descobre um sonho, é normal rolar aquela empolgação e urgência para realizar essa meta o mais rápido possível. Porém, em algumas áreas da vida a urgência não funciona: principalmente quando essa área é a área econômica.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Abrir uma empresa exige uma atenção extrema e um cuidado tremendo. Você precisa estudar, e muito, sobre a área de atuação do seu negócio, realizar um planejamento extenso para avaliar o tempo que você vai levar para equilibrar as despesas e começar a lucrar e, então, se organizar para isso.

Por isso, tome cuidado com qualquer atitude impulsiva. Repense o lugar, por exemplo, onde você vai atuar. Se você for abrir uma loja, não adianta escolher o ponto mais barato, é preciso pensar se aquele ponto vai te trazer clientes.

Se você não sabe por onde começar a pesquisar esse tipo de coisa, o SEBRAE é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Ele oferece palestras, serviços e uma orientação excelente para o micro-empreendedor, e com certeza vai ser uma mão da roda para você que não sabe por onde começar o seu negócio ou como manter ele em pé.

Não caia na moda do momento

3 dicas para você não se ferrar ao abrir o seu próprio negócio

É preciso tomar muito cuidado com isso, principalmente se você não tem um bom capital de giro e nem uma base sólida para investir em uma franquia ou em um negócio da moda. Por exemplo: o Brasil já mergulhou em várias modas diferentes: teve a moda das franquias e lojas de sorvete, iogurte e até de chá gelado. Recentemente, vários postos de paletas mexicanas também surgiram e foram embora. Por isso, é importante tomar cuidado com essas modas para não perder dinheiro e ver seu negócio afundar na hora que a moda passar.

Sem contar que, normalmente, quando a moda é intensa, outras empresas maiores – e com mais grana – já abriram suas vertentes e se estabilizaram antes de você.

Você também precisa ficar ligado na vontade de abrir uma franquia: uma unidade de uma marca. A ideia parece boa, afinal, você vai ter o nome, mas o negócio vai ser seu. Mas elas são caras, e mesmo que você economize com o marketing, afinal, quem vai pagar por isso é a marca e não você, o seu gasto com funcionários pode ser bem grande, por exemplo. Então, é importante ter plena noção da grana que você tem e de quanto você vai gastar.

Nesse cenário, também é importante prestar atenção na sua ideia de ter um sócio. Não escolha alguém só por afinidade, por ser seu amigo ou por ser da família. É fundamental entender se a pessoa é confiável, também tem um bom capital e está disposto a arcar igualmente com todos os problemas.

Tenha senso crítico

3 dicas para você não se ferrar ao abrir o seu próprio negócio

Nem todo mundo nasceu pra ser um empreendedor e você precisa enxergar se esse é o seu caso. Muitas vezes, você não tem o dom para criar o seu negócio e não há problema algum nisso. É melhor reconhecer do que cair em uma furada e se prejudicar ainda mais depois. Se você tiver uma grana extra, experimente investir o dinheiro e se tornar, quem sabe, um investidor. Desse jeito, seu dinheiro vai render e você não vai precisar lidar com tudo o que um empreendedor passa.

O fundamental para ter sucesso na vida é ter senso crítico. Então, boa sorte.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »