Inscreva-se no Canal

10 sinais de que você está apaixonado – e como a paixão age no seu corpo

Depois de sair com uma garota várias vezes – ou até mesmo uma vez só – seu comportamento mudou. Você fica ansioso, pensa bastante nela e até mesmo perdeu um pouco do interesse em outras meninas e até considerou apagar os outros contatinhos do seu celular. Será que isso quer dizer que você está apaixonado?

Antes de responder essa pergunta, se é que é possível criar uma fórmula para garantir uma resposta, precisamos discutir o que é paixão – muitos cientistas já tentaram desvendar como ela se manifesta no nosso organismo, e surpreendentemente, ela funciona como um vírus.

Quais são os estágios da paixão?

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Estágio 1: Luxúria

O primeiro estágio da paixão é conhecido como luxúria, e ela é “alimentada” por dois hormônios: a testosterona e o estrogênio. A testosterona, ao contrário do que muita gente acredita, não é restrita aos homens. Ela também tem um papel de destaque no desejo sexual feminino – é por isso que muitas mulheres que usam métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional, por exemplo, sentem uma redução no desejo sexual: a pílula inibe a produção de testosterona.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Estágio 2: Atração

Este é o famoso estágio da ficção. É  neste estágio que as pessoas apaixonadas não pensam em outra coisa. Na fase da atração, você pode até perder a vontade de comer e dormir menos para ficar pensando na outra pessoa.

Isso é “culpa” de um grupo de enzimas neuro-transmissoras chamadas monoaminas. Mais precisamente, três delas:

  • Dopamina: Ela também é ativada cocaína e pela nicotina, e causa sensação de euforia;
  • Norepinefrina: a famosa adrenalina. Ela faz a gente suar e também acelera os batimentos cardíacos;
  • Serotonina: Uma das mais importantes substâncias da “química do amor”, e que pode fazer com que fiquemos temporariamente insanos.

Estágio 3: Apego

Depois da atração, vem o apego. Esse estágio só acontece quando o relacionamento cria laços e é o que faz um casal continuar junto, afinal, se a fase da paixão durasse pra sempre, todos os casais do mundo iriam ter filhos o tempo todo e não fariam mais nada da vida.

Neste estágio, cientistas acreditam que dois hormônios liberados pelo sistema nervoso têm papel na formação de laços:

  • Vasopressina: Outra importante substância química nos compromissos mais duradouros. Pesquisas com ratos do deserto sugerem que a supressão de vasopressina em machos faz com que a ligação entre parceiros deteriore imediatamente, com a perda de devoção e a falha em proteger a parceira de novos pretendentes;
  • Oxitocina: Produzida pelo hipotálamo, uma glândula cerebral, e liberada tanto por homens e mulheres durante o orgasmo, a oxitocina ajuda a fortalecer ligações entre casais. Então, a teoria dos cientistas é bem simples e óbvia: quanto mais sexo você fizer num relacionamento, mais forte vai ser o elo entre você e sua parceira.

E quais são os sinais psicológicos de que você está apaixonado?

Agora que já falamos dos sinais físicos, vamos falar dos sinais psicológicos e te ajudar a descobrir se você realmente está apaixonado por aquela pessoa!

Você superou relacionamentos passados

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Na maioria das vezes, uma separação é seguida por uma quantidade significativa de tempo pensando na sua ex. Nesse tempo, você fica se perguntando se vocês tomaram ou não a decisão certa. Dependendo de quanto tempo vocês dois estiveram juntos, essas dúvidas podem ressurgir repetidas vezes.

Desde que você conheceu uma nova pessoa, no entanto, o pensamento de voltar com a ex se torna o mais distante possível. É isso que está acontecendo com você? Então, é bem provável que você esteja apaixonado por essa nova pessoa.

Você não para de pensar nela

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Você é consumido por pensamentos sobre ela. Ela simplesmente aparece na sua mente sem motivo aparente, e você se pergunta se ela pensa em você pelo menos metade do quanto você pensa nela. Você quer saber o que ela está fazendo e até mesmo considera mandar uma mensagem, mas evita pra não parecer que a está pressionando.

Mas isso só piora as coisas. Você sai com seus amigos e tudo te lembra ela, e você até começa a reparar em coisas que não repararia se ela não tivesse dito que gostava.

Se ela é a primeira pessoa que você pensa quando acorda e a última que pensa antes de dormir, talvez você esteja apaixonado.

Você se preocupa com ela

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Quantas vezes você já teve relações de apenas uma noite e, por mais que se preocupasse com essas garotas, não se importava o suficiente para saber da vida delas? Quando você está apaixonado, só o sexo não é o bastante. Você quer saber tudo sobre a vida da garota, e você se preocupa se ela está feliz ou não.

Quando você está apaixonado, você se preocupa se ela teve um dia ruim e tenta fazê-la feliz não por obrigação, mas porque isso vai te fazer feliz também.

Você acha as manias dela charmosas

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

E mais do que isso: você repara nas manias dela. Por exemplo: você acha charmoso o hábito dela sempre lamber o lábio quando termina uma frase, ou estalar os dedos antes de comer. Se você repara nas pequenas manias dela e também acha que elas são charmosas, é bem provável que você esteja apaixonado.

Vocês têm uma ótima química

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Você não pode estar apaixonado por alguém com quem você não possui química. Se vocês dois sempre parecem estar na mesma frequência, e também pensam de formas semelhantes, é um ótimo sinal. Além disso, se vocês sentem que um beijo é capaz de gerar energia em um país inteiro, é bem provável que vocês estejam apaixonados.

Você não repara tanto assim em outras mulheres

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Durante a fase da paixão, é comum ignorar a existência de outras mulheres e manter o foco apenas naquela pela qual você está apaixonado. Então, se você anda pela rua e não repara em outras garotas tanto quanto antes, e também parou de flertar com outras pessoas, é provável que você esteja apaixonado.

Você ama passar tempo com ela

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Depois do sexo, você não quer ir embora imediatamente. Pelo contrário: você ama passar tempo com ela, ir ao cinema, sair para comer, beber ou simplesmente ficar em casa conversando. Isso está acontecendo com você? Então, amigo, você está amando.

Você não se importa de criar compromissos

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Quando alguém com quem você realmente quer estar pede para que você se comprometa com algo e, mesmo afim dessa pessoa, você recusa, é bem provável que você não a ame. Porém, quando você começa a enxergar a outra pessoa como parte de quem você é e começa a achar interessante se comprometer com pequenas coisas e até com coisas maiores, é possível que você esteja envolvido de forma emocional porque percebe que vocês dois funcionam como um time.

Outras prioridades ficam em segundo lugar

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Você costumava jogar aquela partida de League of Legends religiosamente depois do trabalho, mas, hoje, se essa nova garota está livre pra jantar você não se importa em pular uma partida ou outra. Não só isso: se aquele seu hábito de levar trabalho pra casa aos finais de semana ficou de lado, e se você passou a se esforçar pra terminar tudo o que precisa fazer durante a semana só pra passar mais tempo com a garota, você provavelmente está amando.

Você começa a pensar no futuro – e ela está incluída

10 sinais de que você está apaixonado - e como a paixão age no seu corpo

Quando você planeja o seu futuro e vê a outra garota nele, você provavelmente está apaixonado. Se você planeja as suas férias e, quando pensa nisso, não se imagina sozinho – pelo contrário, se imagina ao lado dela em algum lugar – você deve estar amando.

Sente que se encaixa em vários desses cenários? Pode ter certeza que você quer namorar essa garota.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »