O amor não é o suficiente para manter um relacionamento

AMOR SUFICIENTE

“Terminar um namoro nunca é fácil, é como chegar no final de um livro que poderia ter uma continuação maravilhosa, mas não tem.” – Gabriela Freitas

Aconteceu comigo. Perto do fim de um namoro com uma garota, tentei uma última, e desesperada, tentativa de ficarmos juntos. No meio de uma conversa disparei: “Mas eu te amo e sei que você me ama”.

Foi quando ela disse: “Só amor não é o suficiente.”

Essa frase simples, que vai contra tudo que os românticos acreditam, fez todo o sentido do mundo para mim. E naquele momento soube que aquele relacionamento tinha acabado de vez.

14fbcc50d9b7c60eb12e197b962a9040

Verdade que a gente se amava, mas todo o resto estava cagado. Eu não gostava dos amigos dela, as brigas estavam se tornando constante e alguma coisa na nossa rotina não nos unia mais.

Não seria só o amor que poderia resolver aquela situação. Hoje, cada vez mais, compreendo que apesar dele ser um sentimento muito forte, não é suficiente para manter um relacionamento firme e constante.

Quando um casamento estava sujeito apenas ao homem fazer a proposta e ela dizer sim, era fácil. Hoje, em uma sociedade mais justa e igualitária, as variáveis são muitas.

6338608604_dd7659692a_z

Começo por questões mais simples. Será que os dois querem casar ou apenas juntar as coisas e morarem juntos? Em alguns casos, a resposta pode até não ser nenhuma das duas. Conheço vários casais que estão juntos há anos e moram em casas separadas.

Outro agravante, os dois lados querem filhos? Se você quiser e ela não, vale a pena se desfazer de tal plano para manter o relacionamento vivo?

Ou sei lá, você juntou uma grana para viajar o mundo, mas ela quer continuar por aqui fazendo carreira na firma. Você abriria mão de seus sonhos por conta de outra pessoa?

Não basta só amor, os planos de ambos tem que se coincidir também.

Break-Up-43-653x365

Fora do campo das coisas práticas, outros sentimentos também são tão necessários quanto o amor em um relacionamento. Paciência, parceria, respeito, compreensão, amizade, tesão…

Você pode muito bem amar a outra pessoa e mesmo sim ter um relacionamento merda, fundado em ciúmes, abusos, traição ou falta de respeito.

Se um relacionamento fosse uma casa, o amor seria a fundação. Mas toda casa precisa de paredes, telhado, assoalho e um monte de outras coisas para se tornar habitável.

Por isso, acredito que se apaixonar é a parte mais fácil. Difícil mesmo é arranjar motivos para ficar juntos.

Mas tento não ser pessimista quanto a isso. Parte de amadurecer é entender que nem tudo é para sempre e que não é porque algo deu errado que significa o fim da sua vida.

O certo é que você pode se apaixonar uma ou mil vezes, mas só vai dar certo mesmo quando o amor for a porta para entrar em um relacionamento onde você se sinta à vontade, completo e feliz.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »