O nível de testosterona de um homem depende da cidade onde ele nasceu

A cidade onde você cresceu pode interferir no seu nível de testosterona! Descubra o motivo.

Tem muita testosterona no corpo? Bom, isso pode ter relação direta com a cidade onde você nasceu – e não, a relação não é astrológica ou sobrenatural, é química.

A testosterona – caso você não saiba (o que eu acho difícil) – é o hormônio sexual masculino, responsável por características como voz grossa e pelos, e também pelo desejo sexual, afinal, é um hormônio muito associado à virilidade e a formação de massa muscular.

Muitos caras acreditam que a falta de testosterona prejudica o resultado da academia, por exemplo, e também o desempenho sexual. É o seu caso? Então, temos uma nova explicação para o baixo nível de testosterona.

Alguns pesquisadores ingleses, da Universidade de Durham, descobriram que as taxas de testosterona podem estar ligadas diretamente com o lugar onde você nasceu.

Na verdade, a taxa está relacionada à cidade onde você passou a sua infância. De acordo com o estudo, homens que crescem em condições mais precárias, onde há menos higiene e mais doenças infecciosas, por exemplo, tendem a ter níveis mais baixos do hormônio do que aqueles que cresceram em um ambiente mais saudável.

Essa descoberta inclui um característica nova sobre como são determinados os níveis a testosterona: com índices variáveis entre os homens, diversos estudos têm investigado as razões que influenciam nessas taxas. Além da genética, agora foi comprovada a relevância do fator ambiental.

O estudo fez um teste, e comprovou que, por exemplo, homens nascidos em Bangladesh, mas que cresceram no Reino Unido, possuem níveis significativamente mais altos do hormônio em comparação com homens que cresceram em Bangladesh.

Ah, outro detalhe: os homens que cresceram em Bangladesh eram relativamente ricos. Ou seja: não é uma questão de pobreza, é uma questão de ambiente.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores coletaram dados de 359 homens sobre altura, peso, idade da puberdade e outras informações de saúde, juntamente com amostras de saliva para examinar seus níveis de testosterona.

O nível de testosterona de um homem depende da cidade onde ele nasceu

Eles compararam também pessoas que se mudaram mais velhas para o Reino Unido, mas o resultado era igual aos do que nunca pisaram por lá: níveis baixos do hormônio. Foi esse o ponto necessário para entender que a infância tem um papel importante na taxa de testosterona. “É improvável que os níveis absolutos de testosterona de um homem se relacionem com sua etnia ou onde ele vive como adulto, mas refletem o ambiente em que ele estava quando criança”, diz Kesson Magid, autor do estudo.

Segundo os cientistas, as diferenças dos níveis estão ligadas ao gasto de energia. Só é possível ter taxas mais altas de testosterona se não houver várias outras demandas no corpo como, por exemplo, combater infecções, por exemplo.

Ou seja: viver em um lugar precário exige um gasto de energia maior para a própria sobrevivência, e por isso o corpo não desenvolve completamente outras áreas, como a produção desse hormônio sexual.

Altos níveis de testosterona estão ligados a agressividade e impulsividade, enquanto níveis muito baixos podem gerar falta de energia, perda de libido e disfunção erétil.

No geral, níveis de testosterona fora do normal levam a um aumento do risco de câncer de próstata, por isso os pesquisadores sugerem que qualquer triagem para perfis de risco deva levar em conta, também, onde o homem viveu sua infância – segundo uma matéria publicada pela revista Superinteressante.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso