Incidência de HIV aumentou 700% entre os jovens a partir dos 15 anos! Veja mais.

Incidência de HIV aumentou 700% entre os jovens a partir dos 15 anos!

Pois é: precisamos falar sobre educação sexual, afinal, os jovens são os que registraram maior crescimento nos casos de detecção de HIV.

Nos últimos 10 anos, o aumento de contaminação pelo vírus foi de 700% entre o público de 15 a 24 anos, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico HIV Aids 2018, divulgado pelo Ministério da Saúde.

Somente no Espírito Santo, por exemplo, o número de detecções cresceu de 77, em 2007, para 827, em 2018, em números totais.

Conscientização é fundamental na luta contra o HIV

Incidência de HIV aumentou 700% entre os jovens a partir dos 15 anos!

Para conscientizar os jovens, segundo especialistas, são necessárias campanhas que falem diretamente com esse público. Algumas alternativas se destacam, como a distribuição de preservativos com abordagem lúdica e elucidativa, especialmente em períodos festivos, como o Carnaval, incluindo também ações até mesmo da iniciativa privada.

A rede de Drogarias Santa Lúcia, em parceria com a marca Blowtex, distribuiu 20 mil preservativos nos principais blocos carnavalescos de BH.

Bonecos preservativos participaram das abordagens. “Nossa expectativa é tratar o tema com diversão e irreverência, que é a linguagem dos jovens, especialmente nesse período de Carnaval. E dessa forma sensibilizar esse público sobre a importância da proteção na hora da relação sexual, um tema importante que precisa de uma abordagem descontraída”, diz Rossine Cosendey, da rede de farmácias para o jornal ESHOJE.

O Ministério da Saúde também lançou uma campanha de Carnaval para conscientizar os jovens.

Incidência de HIV aumentou 700% entre os jovens a partir dos 15 anos!

Entre as novidades para a campanha deste ano – cujo slogan é “pare, pense e use camisinha” -, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.

“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública, que é uma mudança no comportamento. Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo. Vamos fazer um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta.

Ou seja, a mensagem final é a mesma: use camisinha.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »