11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Baixos níveis de serotonina influenciam tudo, desde o apetite até o ciclo do sono, memória, desejo sexual e (claro) humor.

+ Veja como – e pra quê – reduzir a masturbação

Veja 11 maneiras poderosas de aumentar o seu bem-estar mental, foco e motivação, aumentando imediatamente os níveis deste neurotransmissor sem precisar bater uma.

Descubra o triptofano

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Triptofano é um aminoácido vital na produção de serotonina. Então, consumir alimentos que contenham esse aminoácido é uma boa ideia para se sentir mais feliz.

Você pode apostar em carnes magras, ovos e laticínios, mas, se você for vegetariano, fique tranquilo: nozes e sementes também são ricas em triptofano.

Faça uma massagem (não erótica)

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Provavelmente você já sabe que massagens são capazes de influenciar o humor de qualquer pessoa, mas você sabia que a causa dessa sensação prazerosa não é apenas o alivio da tensão muscular?

Pesquisas apontam que a massagem muda a química do corpo, sugerindo que os níveis de serotonina atingem um pico logo depois da sessão – provavelmente pela redução de 30% no cortisol conquistada durante a massagem.

Cientistas dizem que quando uma quantidade alta desse hormônio está circulando no nosso sistema, nosso cérebro praticamente bloqueia a produção correta de serotonina.

Aumente o consumo de vitamina B

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

As vitaminas da família B te ajudam a se sentir melhor e mais feliz, e também são ótimas para te manter em forma. Mas há duas vitaminas especificas que aumentam a produção de serotonina: a B12 e a B6.

Há, inclusive, quem acredite que um suplemento de vitamina B pode ajudar a tratar depressão entre os idosos.

A maioria das pessoas já pode sentir os benefícios da ingestão com uma dose de 50 à 100mg por dia, mas é melhor consultar um médico para fazer exames de sangue regularmente.

Tome sol

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Sempre que você toma sol o seu cérebro começa a produzir serotonina. E nem é preciso muito sol para isso acontecer: mesmo em dias nublados, o efeito do sol no cérebro é igual.

Então, passe pelo menos 20 ou 30 minutos exposto do lado de fora de casa.

Adicione magnésio na sua dieta

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Provavelmente o magnésio não é uma coisa que passa pela sua cabeça na hora que você vai almoçar, mas algumas pesquisas estimam que cerca de 75% da população americana é deficiente na quantidade desse mineral.

Ingerir magnésio pode te ajudar no controle da pressão sanguínea e regular as funções nervosas além, é claro, de te ajudar a produzir mais serotonina.

Em forma de suplemento alimentar, o magnésio já se mostrou capaz de ajudar pacientes a se recuperarem de episódios depressivos.

Para adicionar o mineral no seu dia a dia, coma folhas verdes bem escuras, peixes, bananas e feijão.

Tome uma atitude

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Para aumentar os níveis de serotonina do cérebro você não deve contar apenas com agentes externos. Estudos psicológicos já mostraram que você pode influenciar a produção de neurotransmissores ao mudar sua atitude perante a vida

Descobrir o que faz você se sentir bem é fundamental, e tomar uma atitude para realizar mais dessas atividades por dia é muito importante para produzir mais serotonina.

Passe mais tempo ao lado de quem você gosta, veja filmes que te façam bem, escute música, leia um livro, corra, enfim, não importa. Encontre um tempo para, como dizem, alimentar a sua alma.

Dê uma reduzida na ingestão de açúcar

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Curiosamente, um dos principais sintomas de baixa serotonina é o desejo por doce. Isso acontece porque a insulina é necessária para fabricar alguns dos componentes da serotonina.

Infelizmente, esse aumento no consumo de açúcar é contraproducente, já que normalmente comer algo doce demais leva a uma queda de humor – contrabalançando os benefícios dos neurotransmissores úteis que você acabou de produzir. Proteja-se de doenças como diabetes e doenças cardíacas e concentre seus esforços em maneiras mais saudáveis de aumentar a serotonina.

Faça meditação

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Você pode duvidar dos benefícios da meditação, mas existem toneladas de estudos que mostram a eficácia dessa prática.

Os níveis de serotonina aumentam em resposta a qualquer forma de meditação que eleva 5-HIAA, um ácido que o cérebro precisa para produzir serotonina.

Como um bônus, a meditação combate a influência dos hormônios do estresse – isso não só te faz sentir mais feliz, mas também reduz a inflamação desnecessária do corpo. que não só faz você se sentir mais feliz, mas também o risco de inflamações.

Faça exercícios físicos

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

A prática de exercícios físicos é ótima para te deixar mais relaxado ao longo do dia.

Qualquer coisa faz seu coração bombear sangue igual um maluco pode elevar seus níveis de serotonina, e as endorfinas associadas fazem você se sentir fantástico também.

Pense fora da caixa para encontrar tipos de exercícios que você realmente goste – por exemplo, troque a esteira por uma corrida na rua, se inscreva em uma aula de dança ou caia na piscina.

Consuma mais vitamina C

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Embora a vitamina C não pareça ser tão crucial para a serotonina como as vitaminas do complexo B, há algumas pesquisas emergentes mostrando uma conexão cada vez mais forte entre elas e o humor.

Por exemplo, alguns estudos indicam que a vitamina C tem propriedades antidepressivas naturais, um grupo de cientistas também descobriu que as pessoas que aumentaram a ingestão de vitamina C se sentiram mais felizes em apenas uma semana.

Laranjas, pimentões, tomates e folhas verdes são ótimas alternativas para quem quer ingerir mais vitamina C.

Tire um tempo para você

11 jeitos de relaxar e gerar serotonina sem precisar bater uma

Depois de ler tudo o que falamos acima você deve ter percebido que a quantidade elevada de cortisol é uma das principais causas do estresse, certo? Afinal, ele bloqueia a produção de serotonina e te deixa constantemente pronto para uma briga.

Então, qualquer coisa que você fizer para reduzir os níveis de cortisol já vai ser útil para relaxar.

Muitas vezes, o estresse é causado pela falta de tempo. Trabalhar o dia inteiro e não conseguir tirar algumas horas para relaxar sem a presença de outras pessoas pode elevar seu estresse e te impedir de relaxar. Então, procure formas de otimizar seu tempo livre: não importa se você só tem uma hora sozinho, aproveite essa hora para cuidar de você.

Faça uma atividade física, medite, pinte, escreva, assista um filme ou realize qualquer outra atividade que faça bem para você como indivíduo.

Por fim, se nada disso adiantar, dê uma lida neste texto onde falamos sobre as vantagens de dar um tempo na masturbação.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »