Como não fizemos UM filme de futebol legal até hoje?

Por que será que , ao contrário do futebol americano, basquete e beisebol, não temos um grande filmes sobre o futebol?

Como não fizemos UM filme de futebol legal até hoje?

Recentemente, chegou na Netflix um dos meus filmes favoritos da infância: “Se Brincar O Bicho Morde”. Na história, um grupo de garotos passa as férias inteira jogando beisebol e vivendo as mais diversas experiências daquela fase da vida onde você está deixando de ser uma criança e se tornando um adolescente.

Eu me identificava muito com o filme porque eu vivi isso. Eu também passei tardes inteiras conversando, aprontando confusões e praticando esportes com meus amigos. Só que no meu caso, nós jogávamos futebol.

Foi quando me deu o estalo: Hollywoord já fez os mais diversos e incríveis filmes sobre vários esportes que eles praticam: Futebol Americano – “Um Domingo Qualquer”; Basquete – “Space Jam“; Baseball – “Campo dos Sonhos”; e até mesmo queimada – “Com a bola toda”. E ai, vem o ponto desse texto:

COMO CARALHOS OS BRASILEIROS NÃO FIZERAM UM FILME BOM DE FUTEBOL ATÉ HOJE?

Crédito: Reprodução

Ouso dizer que nem mesmo Hollywood fez um puta filmaço de futebol até hoje. Duvida? Então, vem comigo.

Vamos retirar documentários como “Pele eterno” e “Todos os corações do mundo”. Depois disso, vamos tirar biografias que não se focam tanto no esporte em si, como “Heleno” e “Garrincha – A estrela solitária”. Vamos tirar também filmes que apenas “transitam” ao redor do futebol, como ” O Casamento de Romeu e Juliata” e “O Ano que meus pais saíram de férias”.

Sobram ai alguns poucos filmes como “Fuga para Vitória”, do Stallone; “Gol – O Sonho Impossível”, que virou triologia, e alguns outros filmes perdidos como  “Boleiros”, “Ela é o cara” e “Driblando o Destino”. Não temos um FILMAÇO sobre o esporte, como muitas outras modalidades tem.

Talvez, as maiores obras que temos sobre o esporte são frutos dos japoneses, como os animes/mangás “Super Campeões” e “Super Onze”.

Mas por que isso?

Crédito: Reprodução

Depois de muito conversar com amigos e jornalistas, formulei duas teorias aqui que podem explicar porque não temos filmes de futebol realmente relevantes: Americanos não se interessam por futebol e os cineastas brasileiros não se interessam por futebol

  1. Americanos não se interessam por futebol
    Apesar da popularidade do futebol estar aumentando entre os americanos – vide o desempenho do time na última Copa do Mundo e os jogos da Liga de Futebol estarem cada vez mais cheios no país – o “soccer” ainda não é o esporte mais querido pelos caras.
    Junte isso com o fator de que o esporte é visto por muitos de lá como esporte de imigrantes – graças a popularidade com latinos – e que diretores e roteiristas que atuam na indústria hoje não tiveram essa paixão futebolística ao longo da vida.
    É de se esperar que Hollywood – que visa lucro antes de qualquer coisa – não produza e nem invista em obras do gênero. Mas e o Brasil?
  2. Cineastas brasileiros não se interessam por futebol
    Para falar sobre como anda o cinema  brasileiro eu ia precisar de um texto inteiro, mas vou resumir os dois tipos de filmes que saem hoje por aqui: produções da Globo Filmes e produções que já saem pagas por leis de incentivo.
    As produções da Globo resumem-se comédias e algumas obras que parecem mais programas de TV do que filmes de verdade. Logo, não dá para esperar algo inovador ou arriscado. Ai sobram as obras financiadas exclusivamente por leis de incentivo.
    Pode ser um pouco de preconceito da minha parte, mas acredito que a classe artística brasileira não possui o mesmo amor por futebol que uma grande maioria da população possui. Por isso, poucos roteiristas ou diretores sequer cogitam produzir uma obra sobre o esporte.
    Além disso, vale ressaltar que não temos um cinema de gênero forte no brasil. Produzimos muitos dramas e comédias, mas quase nada de terror, ficção, animação, muito menos filmes de esporte. Muito disso, porque o brasileiro consome muito pouco filmes nacionais no cinema, então, o incentivo é quase nulo para se criar uma grande obra prima.

E você, concorda com minhas duas teorias? Por que você acha que temos tão poucos filmes bons e relevantes sobre o futebol? Deixa aqui sua resposta nos comentários .

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso