Quem acompanha o mundo do boxe – ou vê uma luta de vez em quando – deve ter percebido uma novidade. Um confronto secundário do evento que trouxe Mike Tyson de volta aos ringues, no fim de 2020, tinha como adversários o ex-jogador da NBA Nate Robinson e o youtuber Jake Paul. O youtuber ganhou e, desde então, tem melhorado e vencido mais lutas. Seu sucesso deixou clara uma mudança no esporte: youtubers famosos estão virando boxeadores.
Além dele, seu irmão Logan Paul e o brasileiro Whindersson Nunes também estão ensaiando carreiras no esporte. Todos já têm lutas de boxe marcadas contra nomes de muito peso. Mas de onde veio isso? E, principalmente, no que vai dar?
Transformando o boxe em um novo tipo de evento
Na coletiva de imprensa realizada após sua luta de retorno, contra Roy Jones Jr., perguntaram a Tyson sobre o impacto da entrada de Jake Paul no esporte. Sua resposta surpreendeu: “O boxe estava praticamente morrendo”, disse. “O UFC estava chutando nossa bunda. Agora, o boxe está voltando graças aos boxeadores do YouTube”, completou.
O sentimento parece ser compartilhado por outro gigante do esporte. O multicampeão Floyd Mayweather tem uma luta agendada contra o irmão de Jake, Logan Paul – também youtuber de peso. O combate seria em fevereiro, mas foi adiado ainda sem marca definida.
Isso pode mostrar algo sobre o futuro do boxe. O evento será parecido com o que reuniu Tyson e Jake, com lutas de “exibição” – cheias de regras especiais, onde não vale nocaute e o objetivo é entreter o público. Ex-lutadores têm visto ocasiões como essa com entusiasmo pela chance de ganharem dinheiro e mídia. Youtubers aproveitam para desafiar ídolos de outrora e se provarem bons no esporte. E, claro, também ganharem mais dinheiro e mídia.
Whindersson x Popó
O Brasil não vai ficar de fora dessa. Maior youtuber do país e lutador amador de boxe, Whindersson Nunes já tem uma luta de exibição combinada contra o ex-lutador brasileiro Popó Freitas. Eles ainda não divulgaram a data do combate, mas Whindersson está treinando como louco para isso – basta ver em suas redes sociais.
Os planos do youtuber brasileiro são claros. Depois de Popó, ele quer sair na mão com o americano Logan Paul. É bem provável que seja o primeiro grande combate entre youtubers boxeadores no mundo. E, certamente, será o mais assistido por consumidores de YouTube no geral.
Enquanto isso, Jake Paul segue avançando em sua carreira como profissional. Já tem três vitórias, todas por nocaute. A última delas, em abril, foi contra um ex-lutador de MMA chamado Ben Askren – apontado por todos os especialistas como favorito. Paul o nocauteou no primeiro round. Se Mike Tyson estiver certo, o futuro do boxe está nas mãos (literalmente) dos youtubers.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso