O boxe na história do cinema não se resume apenas a Rocky Balboa, ainda que Sylvester Stallone tenha interpretado o papel de boxeador mais cultuado das telonas. Entre personagens reais e fictícios, o ringue já foi palco para outros grandes filmes do esporte.
Preparamos uma lista com os grandes boxeadores do cinema, figuras que serviram e ainda servem de inspiração para muita gente mesmo que em alguns casos nem tenham existido de verdade.
Jake Lamotta – Touro Indomável (1980)
Um dos maiores boxeadores das telonas foi interpretado por Robert De Niro e ele realmente existiu. Jake Lamotta, figura central de o “Touro Indomável”, foi um grande lutador norte-americano filho de italianos cuja personalidade raivosa e ciúme ajudaram a destruir suas relações pessoais. O filme é dirigido por Martin Scorsese.
Rocky Balboa – Rocky (1976-2006)
Rocky Balboa não existiu de verdade, mas o culto à imagem do personagem é tão grande que parece ter sim vivido entre nós – até os adversários são cultuados, assim como a música “Eye of the Tiger”, do terceiro filme.
O primeiro Rocky, de 1976, lançou Sylverster Stallone para o estrelato. O filme teve ainda cinco sequências, a última de 2006.
Muhammad Ali – Ali (2001)
Em 2001, Will Smith teve a “fácil” tarefa de interpretar aquele que é considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos: Muhammad Ali.
O filme faz um recorte da vida do lutador de 1964 a 1974, apresentando episódios importantes como sua conversão ao islamismo, a polêmica envolvendo a Guerra do Vietnã e as épicas lutas contra Joe Frazier e principalmente George Foreman.
Rivera – Réquiem para um lutador (1962)
Adaptado de uma série de televisão, “Réquiem Para Um Lutador”, de 1962, conta a história de Mountain Rivera, um ex-boxeador que é forçado por seu empresário ganancioso e que está cheio de dívidas a mudar para a luta livre de forma humilhante. O filme conta com participação de Muhammad Ali, ainda Cassius Clay à época.
Micky Ward – O Vencedor (2010)
Em “O Vencedor”, Mark Wahlberg interpreta o personagem fictício Micky Ward, um boxeador bem mais ou menos que sofre com a relação conturbada na família – sua mãe Alice e seu meio-irmão Dicky trabalham com o lutador.
Dicky é um viciado em crack, interpretado (magistralmente) por Christian Bale, que emagreceu muito para poder fazer o papel.
Jimmy Braddock – A Luta Pela Esperança (2005)
Um dos filmes mais legais de boxe é “A Luta Pela Esperança”, baseado na história real do boxeador Jimmy Braddock. Aposentado dos ringues, o ex-pugilista tem dificuldades para sustentar a família durante a Grande Depressão norte-americana nos anos 30.
Braddock, interpretado por Russel Crowe, tem a oportunidade de voltar a lutar para levantar uma grana, mas começa a vencer e chega a conquistar o título dos pesos-pesados.
Hurricane Carter – O Furacão (1999)
Outro grande filme biográfico de boxe é “O Furacão”, com Denzel Washington interpretando Rubin “Hurricane” Carter. O boxeador campeão dos médios foi preso por homicídio triplo e o filme trata principalmente do crime e da vida de Carter na prisão.
Alguns especialistas na história e participantes dos julgamentos de Hurricane acusam a película de ter algumas imprecisões na trama.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso