É muito mais fácil passar em medicina na USP, uma das universidades públicas mais concorridas no país (55 candidatos/vaga), do que um homem obeso atingir um peso considerado saudável.
Essa foi uma conclusão de um estudo realizado na King’s College London. O homem obeso tem uma em 210 chances para perder peso. Se você for considerar a obesidade mórbida (50 Kg ou mais acima do peso corporal ideal ou ter um Índice de Massa Corporal igual a 40 ou mais).
Para chegar a este impressionante número, 130 homens usaram aparelhos eletrônicos de saúde entre 2004 e 2014, para registrar o índice de massa corporal e sua evolução.
As pesquisas, publicada no American Journal of Public Health, concluíram que dietas e exercícios físicos não são eficazes por si só para redução de peso definitiva em caso de obesidades.
“Uma vez que você se torna um adulto obeso, é muito difícil que volte a um peso corporal saudável. É bem mais complicado lidar com as mudanças biológicas que o corpo sofre a partir do momento que chega ao sobrepeso”, disse o Dr Alison Fildes, responsável pela pesquisa.
Entre as pessoas que conseguiram perder peso durante o estudo, 53% engordaram novamente em dois anos e outras 78%, em cinco anos. O efeito sanfona é o mais comum a acontecer.
Apenas 1.283 homens e 2.245 mulheres com um IMC de 30-35 atingiram seu peso corporal saudável, equivalente a uma probabilidade de 1 em 210 para homens e 1 em 124 para as mulheres; para aqueles com IMC acima de 40, as chances aumentaram para 1 em 1290 para homens e 1 em 677 para mulheres com obesidade grave.
Com os resultados, os pesquisadores concluíram que a solução natural e mais viável para evitar casos graves de obesidade continua sendo a prevenção da obesidade na população e uma reeducação ampla, geral e irrestrita nos hábitos de alimentação.
Fonte: Science Daily
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso