Esqueça o batom no colarinho e da conta de motel no cartão de crédito. Agora, o grande vilão para os relacionamentos é o Facebook. Foi o que apontou um estudo da Universidade de Boston, nos EUA, revelando que usuários de redes sociais têm 32% a mais de chances de deixarem suas companheiras do que pessoas que não utilizam as ferramentas.
De acordo com publicação no Daily Mail, a universidade também concluiu que o Facebook é o grande indicador de problemas no relacionamento. A pesquisa descobriu que um aumento de 20% nos usuários do Facebook pode estar ligado ao crescimento de 2,18% na taxa de divórcio. Liderado pelo professor James E. Katz.
Katz e os coautores da pesquisa também reuniram dados coletados em 2011 pela Universidade do Texas, que perguntou a 1.160 pessoas casadas com idade entre 18 e 39 anos o quão felizes elas estavam em seus relacionamentos. Os resultados mostraram que as pessoas que não usavam nenhuma rede social reportaram estar 11,4% mais felizes do que os ‘heavy users’ das redes.
Outra pesquisa, realizada pela Academia Americana de Advogados Matrimoniais, mostrou que 80% dos advogados especializados em divórcio reportaram um aumento no número de casos que usam a rede social como evidência de que o parceiro cometeu adultério.
Mensagens e fotos postadas no Facebook são citadas a cada vez mais como prova de “diferenças irreconciliáveis”. Muitos casos relatam usuários que aproveitam a rede social para entrar em contato com antigos envolvimentos dos quais não tinham ouvido falar há anos.
Pelo menos 66% dos advogados citaram o Facebook como fonte primária de evidência em um caso de divórcio. Em segundo lugar aparece o MySpace com 15% e o Twitter, 5%. Os resultados do levantamento são bem semelhantes a uma pesquisa feita por um escritório de direito no Reino Unido, mostrando que 20% das petições de divórcio colocavam a culpa de infidelidades no Facebook.
O terapeuta de casais Terry Real reafirma que, na maioria dos casos, as pessoas usam o Facebook para criar uma “vida de fantasia” e fugir da aridez do dia-a-dia. “O que é mais atraente, uma pessoa que está longe e com quem se pode sonhar ou aquela com a qual você tem que discutir as contas da casa?”, disse ao programa “ABC News”, da televisão americana.
Real enfatizou, porém, que é errado colocar a culpa no Facebook. “Antes era o e-mail e antes disso, o telefone. A culpa não é do Facebook é da falta de amor”.
Por isso, aqui vai alguns conselhos:
– Desligue um pouco da vida virtual e vá viver a real;
– Deixe o passado onde ele deveria estar, lá atrás;
– Não deixe que as redes sociais interfiram negativamente no seu relacionamento;
– Não espionem o parceiro nas redes sociais. Respeitem a individualidade de cada um;
– Valorize mais sua(seu) companheiro ao lado ao invés de fantasiar com o que está distante.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso