Cada relacionamento começa de uma forma, tem uma dinâmica, e um modo de lidar particular, dependendo sempre do empenho e modo como os envolvidos encaram o envolvimento.
+ 9 Sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Mas, um recente estudo conseguiu separar as relações em 4 diferentes grupos e apontar quais as que têm mais sucesso.
A pesquisa foi realizada com 376 casais na faixa dos 20 anos e classificou desta forma:
- Relacionamento dramático (34%): resume-se a uma relação cheia de altos e baixos, com o menor índice de satisfação entre os envolvidos e a que ganha menos apoio de amigos e familiares.
- Relacionamento focado (30%): um envolvimento em que os parceiros tinham grande preocupação com o bem-estar um do outro, mais estável, e que não tem grandes brigas ou discussões.
- Relacionamento socialmente envolvido (19%): relação marcada por grande interação e participação dos parceiros em grupos sociais em comum e preocupação com o que amigos e familiares pensavam da união.
- Relacionamento conflituoso (12%): envolvimento bastante passional e impulsivo, uma relação de constantes brigas e discussões. Tanto que seus envolvidos acabaram tendo menos coisas positivas para relatar sobre a própria vida a dois.
Apesar dos pesquisadores serem bem conservadores em determinar com precisão qual tipo de relação é a mais ideal, eles indentificaram que os envolvimentos focados na estabilidade e que incentivam a felicidade do parceiro são mais duradouros.
Ainda de acordo com a pesquisa, existe uma certa tendência que demonstra como a trajetória passada de sua relação pode oferecer uma espécie de previsão sobre seu futuro. Ou seja, viver um relacionamento tóxico pensando que no futuro as coisas podem melhorar pode não funcionar tão bem assim.
Fonte: Online Library
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso