9 Sinais de que você está em um relacionamento tóxico

Shutterstock
Quando nos apaixonamos, é muito comum idealizar nossa parceira, ignorar conflitos e defeitos de caráter, comportamentos nocivos e completamente contrários a nosso modo de pensar e agir. É o momento em que nossas emoções acabam ofuscando (ou ignorando) nossos julgamentos.

Quando você dá por si, depara-se em um relacionamento recheado de brigas e discussões, em que passam mais tempo aturando atitudes negativas do que curtindo a vida a dois.

É neste instante em que você precisa rever seus conceitos, livrar-se do que te faz mal. Não sabe ou ainda não descobriu que vive em um relacionamento nocivo? Confira estas pistas básicas:

Acúmulo de chateações

Shutterstock
Você abomina certas atitudes que a sua parceira comete. Mas, ao invés de conversar com ela sobre o incomodo, nutre o sentimento de raiva e guarda as falhas como uma bola de neve, para revelá-las em um momento oportuno, quando outra discussão vier à tona.

Se você não se sente confortável de apontar os vacilos da companheira no instante em que aconteceu, acumular todos eles e soltá-lo de uma vez não vai resolver nada, só intensificar as brigas.

A crítica desmedida

Shutterstock
Ninguém é perfeito. E, quanto mais próximo e por mais tempo conviver com alguém, mais suas imperfeições se tornarão evidentes. A crítica é natural e deve acontecer, desde que feita de uma maneira construtiva e pensando no bem do próximo.

Agora, quando você (ou ela) usam a crítica para diminuir a pessoa que está ao seu lado, para rebaixar frente a outras pessoas ou para provar sua superioridade, é um forte sinal de que seu envolvimento não é saudável.

A energia negativa

Shutterstock
Basta ela chegar, que uma espécie de desconforto toma conta de você. Tenso, é como se uma energia negativa se aproximasse botando-o para baixo. Esse ponto negativo pode drená-lo mentalmente, fisicamente e emocionalmente.

Se você está em um constante estado de ansiedade em torno de sua parceira e se sente como se você nunca consegue fazer nada direito, este é um dos maiores sinais de que seu relacionamento é nocivo a você.

Você não é você mesmo

Shutterstock
Mudança é uma característica própria do ser humano. Em um relacionamento, é natural praticar mudanças, evoluir como pessoa, mesmo que vocês estejam indo para direções semelhantes.

Agora, se você sente que seu relacionamento muda negativamente você, transformando em uma pessoa que você próprio não se reconhece, perdendo seu brilho no olhar, suas características mais básicas e caráter, é um sinal de alerta.

Faça um teste básico. Se você se comporta de maneira completamente diferente com sua parceira e sem ela presente, se as pessoas enxergam claramente duas personalidades diferentes em uma só pessoa, é um sinal que as coisas não estão no caminho certo.

Sua parceira traz à tona suas piores qualidades

Shutterstock
Quando você está em um relacionamento estável e saudável, você é geralmente mais feliz, e a energia positiva geralmente transborda para outros aspectos de sua vida, como sua carreira, suas amizades, e mais importante, o seu relacionamento com você mesmo.

Quando você está em um relacionamento tóxico, a impressão que você tem é que não se sente livre para falar o que pensa. É como se você tivesse que se transformar em um cara diferente apenas para ser aceito por essa pessoa.

Quando você percebe que seus amigos, familiares e nem você se reconhece mais, é porque vive em um relacionamento assim.

Há uma constante luta pelo poder

Shutterstock
Quando vocês discutem, parece que cada um está focado em ganhar a briga em vez de resolver o conflito. Se a preocupação de um dos membros é mais em estar no controle da situação do que apaziguar os ânimos, cuidado.

Encare um relacionamento como uma gangorra. Para os dois viverem bem é preciso que ela esteja equilibrada. Quando alguém leva vantagem, quando a coisa está desestabilizada, um sempre está acima do outro. O que não é nada saudável para o casal.

Frequentes crises de ciúmes

Shutterstock
Muitas pessoas confundem os ciúmes como um sinal de amor e atenção, mas ele pode se transformar em uma máscara muito comum para pessoas controladoras e possessivas. Os ciúmes indicam também falta de confiança, item essencial para manter uma relação saudável.

Ao invés de querer a pessoa sempre por perto, tendo que provar de inúmeras formas que te ama e quer ficar contigo, que tal dar a parceira a liberdade para ser ela mesma e confiar na pessoa até que te mostre razões claras de que não merece o crédito?

Você não enxerga o futuro

Shutterstock
Você não precisa ter um planejamento a dois até o fim dos seus dias. Mas, quando está com alguém em um relacionamento sério, é natural fazer pequenos e médios planos tendo em vista onde você gostaria de estar ou fazer mais para frente.

Se você sente que seu relacionamento não vai a lugar nenhum e nem consegue visualizar nada a dois, por que desperdiçar o tempo? Esse é o tempo você vai olhar para trás com arrependimento, mas que você nunca será capaz de reviver.

Você simplesmente não está mais feliz

Shutterstock
Se você leva o envolvimento como mais um fardo, assim como um projeto difícil no trabalho ou uma matéria que você precisa passar na faculdade, então, talvez seja a hora de deixá-lo de lado.

Você deve saber que, por muitos momentos na sua vida, as coisas não sairão conforme o planejado. Quando o instante não for favorável e alguns pilares seus desmoronar, é sua parceira a responsável por te dar forças e trazer de volta à tona.

Ela vai reconstruir suas esperanças, apontar para outro norte e fazer você enxergar forças em si mesmo. Se você não tem uma pessoa assim ao seu lado para se escorar, será que vale mesmo a pena ficar junto dela?

Se você doa tudo de si e não recebe nada de volta, qual o sentido de ter alguém ao seu lado? Deixe ir, aposto que tanto ela quando você serão muito mais felizes sozinhos, seguindo caminhos opostos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »