Como melhorar seu vocabulário e impressionar em qualquer conversa

Veja como melhorar o seu vocabulário de um jeito simples e impressionar na carreira e na vida pessoal.

Ser considerado alguém que fala bem é consequência de várias outras habilidades: conseguir construir um discurso envolvente, entender o perfil do ouvinte e, consequentemente, descobrir qual é o melhor vocabulário para usar, saber ouvir para, então, conseguir ser compreendido, enfim, são inúmeras as características que criam um bom comunicador.

+ Como falar bem (e escutar melhor)
+ 6 livros com dicas para falar melhor

Falar bem é uma das chaves para abrir portas na carreira e na vida pessoal e, para conquistá-la, nós temos algumas dicas.

Uma das mais importantes – e que será o tema principal deste texto – é ampliar o seu vocabulário.

Como melhorar seu vocabulário

A forma mais simples e óbvia para isso é aprender palavras novas regularmente. Mas como criar esse hábito para ter um resultado eficaz e rápido?

Leia, leia e leia

Quanto mais você ler, mais palavras aprenderá, afinal, você não vai estar apenas vendo uma palavra e lendo o seu significado; você vai estar lendo uma palavra nova dentro de um contexto.

Ou seja, seu cérebro realmente vai entender como usar essa palavra e você dificilmente vai esquecê-la. Não é preciso se apegar apenas aos livros, leia tudo: textos na internet, revistas, notícias e bulas de remédio.

Mantenha um dicionário por perto

Como melhorar seu vocabulário

A internet facilitou a nossa vida e disponibiliza vários dicionários de forma gratuita, mas a praticidade de ter um dicionário físico ao seu lado é indispensável.

Afinal, você pode se esquecer de abrir o dicionário na internet, mas ter um ao lado vai transformar essa atitude em um hábito e seu cérebro vai memorizar as palavras com maior facilidade e fluidez.

Quando você se deparar com uma palavra que não conhece, o simples gesto de folhear o dicionário até achar o significado da palavra vai te fazer memorizá-la com maior facilidade.

Mantenha um diário

Anotar diariamente as novas palavras que você aprendeu é importante para fixá-las na sua mente. Desse jeito, você também pode consultá-las sempre que quiser e também se sentir incentivado para aprender cada vez mais.

Tente aprender uma palavra nova todos os dias

Crie o seu método e o siga diariamente. Ao ler uma notícia, um capítulo de um romance ou uma crônica na internet, procure palavras desconhecidas e anote seus significados no seu diário.

Volte para suas raízes

Como melhorar seu vocabulário

Você sabia que uma das ferramentas mais poderosas para melhorar o vocabulário é estudando uma língua antiga? Quando você estuda latim ou grego, por exemplo, se depara com a etimologia de várias palavras que usamos até hoje e também entende a composição delas através da origem dos prefixos e sufixos, por exemplo, frutos dessas línguas. Quando você estudar – e pode fazer isso através de aplicativos gratuitos, também vai estar aprendendo a origem de várias palavras em inglês e espanhol, por exemplo.

Jogue

Alguns jogos de palavras podem te desafiar e ampliar o seu vocabulário de um jeito divertido – e, consequentemente, mais eficaz. O Letrix, por exemplo, é um ótimo jogo (disponível para Android e iOS) que combina Tetris e Palavras Cruzadas em uma dinâmica bem interessante.

Converse

O simples e rotineiro hábito de conversar pode te ajudar a descobrir palavras novas. Mas não se esqueça: quando aprender alguma palavra diferente, não se esqueça de anotá-la depois para treinar o seu cérebro.

Escreva mais

Como melhorar seu vocabulário

No computador ou no papel, o importante é treinar a construção de frases e utilizar as novas palavras que você aprendeu na última semana ou no dia. Isso vai te ajudar a construir conversas mais ricas, pode ter certeza.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso