6 livros com dicas para falar melhor

Saber construir bem seus pensamentos e trabalhar seus argumentos de forma clara pode parecer, para muitos, um dom. Mas, na verdade, a boa dicção e a oratória são frutos de exercícios diários e de hábitos desenvolvidos ao longo da vida.

Ler, por exemplo, é um hábito que, além de expandir sua criatividade, também te ajuda a articular melhor suas frases e transformar seus pensamentos em argumentos fáceis de compreender.

O tema não importa: crie o hábito de ler livros de ficção, fantasia, biografias ou auto-ajuda. Em pouco tempo, você já vai sentir a diferença no seu vocabulário e segurança para falar em público.

Para acelerar ainda mais esse processo, existem livros com dicas específicas para você falar melhor. Selecionamos seis que certamente vão te ajudar na sua vida profissional e pessoal.

A Arte de Falar em Público

Autor: José Carlos Leal

Este talvez seja o livro mais didático da lista. Inclusive, suas dicas estão relacionadas à área do Direito: ele conta exemplos de debates e defesas e explica, de forma detalhada, onde cada lado errou.

Como Falar Corretamente e Sem Inibições

Autor: Reinaldo Polito

O especialista em oratória Ronaldo Cavalli, em entrevista para o portal Exame, sugeriu a leitura desde livro por considerar que o autor escreveu “a bíblia da oratória”.

Segundo Cavalli, o autor escreveu os padrões do falar em público com base em décadas de experiência.

A Arte de Argumentar

Autor: Antonio Suarez Abreu

Este livro é um guia de bolso para consultar sempre que você precisar se preparar para um debate ou discussão. Presente na lista obrigatória de vários cursos sobre o assunto, o livro é um dos clássicos didáticos de argumentação.

Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios

Autor: Dale Carnegie

Este é um clássico. A linguagem do livro é bem simples e didática (diferente, por exemplo, do primeiro livro desta lista), e o autor compartilha experiências de seu cotidiano para exemplificar seus ensinamentos.

Como Conquistar Falando

Autor: Oliveira Marques

O livro foi escrito em 1980 mas continua extremamente atual. Em suas páginas, você vai ler dicas e táticas de oratória que valem até os dias de hoje.

29 Minutos para falar bem em Público

Autor: Rachel Polito e Reinaldo Polito

Reinaldo Polito é considerado um dos mais importantes especialistas em oratória em todo o mundo e neste livro, em parceria com Rachel Polito, mestre em comunicação, escreveu este livro prático pra você aprender a organizar o raciocínio.

Entre várias técnicas ensinadas no livro, você vai aprender a improvisar, elaborar uma boa apresentação, conversar em qualquer ambiente e gesticular com naturalidade.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »