Para que serve a espuma na cerveja ou no chope?

Para que serve a espuma da cerveja

Amado por uns, odiado por outros. Com muita ou pouca cobrindo o copo, a espuma na cerveja não é um mero capricho e malandragem do garçom – que quer te fazer gastar mais dinheiro por menos cerveja, por mais que possa parecer.

+ Conheça 9 cervejas puro malte que você deve experimentar
+ Veja 25 cervejas especiais para beber agora

Também conhecida como creme ou colarinho, ela tem mais funções do que você poderia imaginar. Se liga!

De que é feito o colarinho?

A espuma da cerveja é uma camada composta por uma grande quantidade de bolhas de gás carbônico que se forma na superfície do líquido quando ele é agitado, movimentado ou fermentado. Ou seja, é principalmente no momento de servir que a espuma se forma. Isso dá à cerveja uma característica singular, já que ela é a única entre todas as bebidas alcoólicas a possuir este componente.

Vale lembrar que a espuma varia, também, dependendo do estilo. Alguns estilos entro da escola belga, por exemplo, apostam em espumas mais cremosas, não por acaso nestas cervejas é comum que parte da espuma fique grudada nas paredes dos copos mesmo após o término da bebida. Já as cervejas da escola britânica são, em sua maioria, caracterizadas por camadas mais finas e compactas.

Afinal, qual a função da espuma na cerveja?

Crédito: Reprodução

Ao contrário do que parece, a espuma da cerveja não tem uma função puramente estética. Ela serve para criar uma parede entre o líquido e o ar, favorecendo para que a temperatura da bebida converse-se, mantendo aroma e sabor por mais tempo.

Outra propriedade da cerveja é impedir que a bebida tenha contato com oxigênio, evitando a oxidação do líquido, que proporciona um gosto ruim a bebida.

“A recomendação é que toda cerveja servida possua espuma. É uma espécie de atestado de saúde ou de qualidade, criando uma verdadeira camada protetora do líquido”, comenta Leon Mass, mestre-cervejeiro da Cervejaria Ambev.

Existe uma medida certa para o colarinho da cerveja?

Para que serve a espuma da cerveja

Você já sabe que a cerveja precisa ter espuma. Mas, em até que quantidade ela é indicada. Já posso te afirmar que o serviço de chope de muitos botecos e bares brasileiros falham nesta hora. Te empurram em um copo caldereta (de 200 ou 300 ml de bebida), volumes superiores de espuma e pouco ou apenas um fundo do líquido da cerveja propriamente dito.

No caso desse estilo de cerveja american standart largens (os tradicionais chopes de boteco), a quantidade ideal é de, no máximo, 3 centímetros (ou dois dedos). Mas que isso, pode pedir para o garçom voltar e servir da maneira correta!

 

 

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »