25 Cervejas especiais para experimentar

Divulgação/Beer & Bier

Costumo dizer que cerveja especial pode combinar com qualquer situação e paladar, basta você conhecer o rótulo certo. São mais de 120 estilos e diversas combinações possíveis.

+ Clique aqui e assine o Clube Beer & Bier para você ou dê uma assinatura de presente

Umas mais leves, outras mais amargas, algumas com adição de frutas, outras mais alcoólicas. Inúmeras são as possibilidades.


Para comprovar a minha teoria, pedi uma ajuda para os nossos parceiros do clube de cervejas Beer & Bier e resolvi montar 5 situações diferentes com 5 dicas de cerveja para cada uma delas. Confira as nossas sugestões!

Cervejas Alemãs

Arte

Quando o assunto é cerveja, não se pode deixar de lado a vocação e a tradição da Alemanha para o assunto. Exigentes, os alemães criaram a Lei de Pureza, que obrigava os produtores a fazerem a cerveja com somente três ingredientes básicos: água, malte de cevada e lúpulo (na época eles não conheciam as leveduras).

O principal objetivo era evitar que milho, arroz e outros cereais mais baratos fossem usados para a produção da bebida, diminuindo a qualidade da mesma.

Schneider Weisse Tap 5 (8,2% ABV)
Estilo: German Weizenbock

Medalha de prata no Brewing Industry Awards 2011, a cerveja de trigo tem foco no lúpulo e foi feira em parceria com a cervejaria norte-americana Brooklyn. Boa para acompanhar pratos apimentados e exóticos.

Erdinger Dunkel (5,6% ABV)
Estilo: German Dunkelweizen

Com um sabor encorpado de lúpulo e malte tostado, o rótulo ganha uma segunda fermentação dentro da garrafa. A cervejaria, que produz mais de 1,5 milhão de hectolitros, é considerada a maior produtora de weissbier do mundo.

Weihenstephaner Vitus (7,7% ABV)

Reprodução

Estilo: German Weizenbock

A cerveja de trigo, dourada, com leve amargor e aroma de especiarias, já conquistou por diversas vezes o prêmio de melhor cerveja do mundo (World Beer Awards). O rótulo especial passa por um estágio mais longo de armazenagem a frio nos porões da cervejaria, para aprimorar o sabor.

Paulaner Hefe-Weissbier (5,5% ABV)
Estilo: German Weizen

Com a cor amarela turva, notas de banana e cravo, a cerveja é tradicional na Alemanha e exportada para vários países. A cervejaria é patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest e do Bayer de Munique, estando presente inclusive nas comemorações de título.

Oettinger Pils (4,7% ABV)
Estilo: German Pilsner

Essa é a pilsen deles e, assim como cá, também o tipo de cerveja mais consumido no país. Conservando as leis de Pureza Alemã, ela é um puro malte, com amargor pronunciado e servida em copos de tulipa.

Cervejas Belgas

Cervejas Belgas

Para resumir o estilo de cervejas belgas em poucas palavras, eu diria que é uma escola com muita inventividade e sem estilos determinados. A Bélgica é considerada o Paraíso das Cervejas, por concentrar em um espaço pequeno (do tamanho do Ceará), mais de mil rótulos diferentes, além de toda a tradição das cervejas de abadia e trapistas.

Delirium Tremens (8,5% ABV)
Estilo: Belgian Golden Strong Ale

O tradicional rótulo do elefante rosa da cervejaria Huyghe é um dos mais famosos do mundo. Um aroma de malte caramelo presente, frutas cítricas como laranja, limão, além de frutas amarelas, como abacaxi e damasco.

Leffe Blond (6,5% ABV)
Estilo: Belgian Dubbel

Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. O rótulo já foi considerado um dos melhores do mundo.

Tripel Karmeliet (8% ABV)

Reprodução

Estilo: Belgian Tripel

Descrição: A Tripel Karmeliet é uma famosa cerveja belga, conhecida pelas suas magníficas e generosas notas florais e cítricas. Ela ainda é fabricada com uma receita de cerveja autêntica de 1679.

Chimay Tripel (8% ABV)
Estilo: Belgian Tripel

Elaborada por monges trapistas na Abadia de Scourmont, Bélgica. Oferece notas aromáticas de banana, abacaxi, maça e uva moscatel. Seguem os aromas do malte com um discreto floral do lúpulo e cítrico do fermento.

Affligem Blond (6,8% ABV)
Estilo: Belgian Blond Ale

A abadia mais antiga em Flandres foi construída no ano de 1074, quando seis cavaleiros arrependidos de suas vidas violentas se estabeleceram em Affligem e adotaram a vida monástica. Para passar o tempo, nada melhor do que fazer cerveja!

Cervejas para Iniciantes

Cervejas Especiais para Iniciantes

Esta lista é feita especialmente para quem quer sair dos rótulos comerciais e dar um ponta pé inicial no campo das cervejas artesanais. São clássicos das escolas cervejeiras que você precisa provar.

Fullers London Pride (4,7% ABV)
Estilo: Ale Premium

A clássica cerveja tipo Ale Premium, ela é vencedora de diversos prêmios por sua cerveja de sabor único e refrescante. Possui uma base de malte diferenciada complementada por um rico balanço com sabores de lúpulos. É a marca mais consumida no Reino Unido.

Guinness (4,1% ABV)
Estilo: Stout

A tradicional cerveja irlandesa é uma ótima pedida para o inverno. A breja do tipo stout tem alta fermentação, é feita com malte torrado, que lhe oferece sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. Outro destaque é o tipo de lúpulo utilizado, que confere ao rótulo um balanço entre o amargor e a doçura.

Pilsner Urquell (4,4% ABV)

Pilsner - Cervejas Especiais

Estilo: Pilsner

Essa só é a primeira cerveja pilsen no mundo. Produzida a 90km da capital Praga, a fábrica da Urquell é berço do estilo de cerveja mais consumido hoje no planeta. Em 1842, o cervejeiro Josef Groll criou uma fórmula de uma cerveja loira, límpida e suave, que rapidamente conquistou paladares pelo mundo.

Eisenbahn Pale Ale (4,8% ABV)
Estilo: Belgian Pale Ale

Para quem quiser iniciar no universo do amargor, este rótulo é um bom começo. Tem um adocicado do malte que proporciona notas de mel e caramelo. Conta com um leve amargor e um final seco.

Paulaner Hefe-Weissbier (5,5% ABV)
Estilo: German Weizen

Com a cor amarela turva, notas de banana e cravo, a cerveja é tradicional na Alemanha e exportada para vários países. A cervejaria é patrocinadora oficial do Oktoberfest Fest e do Bayer de Munique, estando presente inclusive nas comemorações de título.

Cervejas para beber no frio

Cervejas Especiais para o Frio

Para os dias frios, as cervejas recomendadas são as de teor alcoólico mais elevado – que promovem a sensação de aquecimento – e sabores mais intensos e complexos. Essas cervejas devem ser degustadas acima de 6 graus para melhor apreciação.

Baden Baden Chocolate (6% ABV)
Estilo: Specialty Beer

Apesar do nome, essa cerveja não leva chocolate em sua fórmula. Para ter o aroma do doce, a Baden Baden ganha cacau na sua fervura e baunilha na sua maturação, além dos tradicionais maltes de cevada e trigo. Conserva um amargor característico dos maltes tostados e lúpulo, e harmoniza com brownie, petit gateau e chocolate branco.

Gauden Bock (6,4% ABV)
Estilo: Bock

O rótulo da cervejaria curitibana aposta no estilo tradicional do norte da Alemanha. Conta com notas de caramelo, baunilha e passas. Final levemente seco. Medalha de Ouro na South Beer Cup 2015.

Colorado Ithaca (10,5% ABV)

Colorado - Cervejas Especiais

Estilo: Russian Imperial Stout

A cerveja de Ribeirão escolhe um estilo genuinamente inglês, com um toque brasileiro: a rapadura queimada. Tem notas de melaço, chocolate, café e baunilha. O final é longo e amargo. A bebida licorosa é uma boa cerveja de guarda, apresentando sabores ao longo do tempo. Conquistou ouro no Festival Brasileiro de Cerveja 2015

Guinness (4,1% ABV)
Estilo: Stout

A tradicional cerveja irlandesa é uma ótima pedida para o inverno. A breja do tipo stout tem alta fermentação, é feita com malte torrado, que lhe oferece sua marcante cor rubi-vermelho escura e um paladar tostado. Outro destaque é o tipo de lúpulo utilizado, que confere ao rótulo um balanço entre o amargor e a doçura.

Old Rasputin (9% ABV)
Estilo: Russian Imperial Stout

Old Rasputin desenvolveu um culto de seguidores por onde é servida. O rótulo ganhou mais lúpulo e maltes tostados. O resultado é uma cerveja de coloração preta, com forte sabor maltado, lembrando chocolate amargo, café e alcatrão. Nota herbal do lúpulo e final seco.

Cervejas para tomar a dois

Old Rasputin - Cervejas Especiais

Que tal reunir-se com sua companheira para apreciar um bom rótulo de cerveja especial? Para aquecer o clima, indicamos cervejas ótimas para tomar a dois. Confira!

Deus (11,5% ABV)
Estilo: Champagnoise

A produção inicia na Bélgica, depois segue para a região de Champagne (França), onde é inserida em garrafas do famoso vinho espumante local. Passa pelo processo de remuage, onde ela é girada diariamente para que os sedimentos da levedura sejam depositados no gargalo. No final, são retirados os sedimentos e é inserida a rolha.

Madalena American Wheat (5,5% ABV)
Estilo: American Wheat

A cerveja paulista é feita com malte de trigo. Conta com uma coloração amarelo palha e proporciona um aroma cítrico. No paladar, o adocicado equilibra-se com o amargor.

Liefmans Fruitesse (4,2% ABV)

Liefmans

Estilo Fruit Lambic

Cerveja Belga do estilo Fruit Lambic, possui uma espuma levemente rosada. O aroma lembra geleia de frutas vermelhas, trazendo notas de morango, framboesa e cereja, além de uma leve acidez ao fundo. O sabor predominantemente é adocicado e com final ácido. O álcool é praticamente imperceptível e muito fácil de beber.

Vedett (4,7% ABV)
Estilo: witbier

No estilo que considero porta de entrada para o mundo das cervejas especiais, este rótulo oferece laranja e limão, com sementes de coentro.

Bamberg Camila Camila (5% ABV)
Estilo Bohemian Pilsener

Inspirada em uma música da banda gaúcha Nenhum de Nós, a cerveja é do estilo Bohemian Pilsener, leve e suave. Motivo para dar as mulheres? A banda afirma que a personagem Camila era amiga dos integrantes e na época sofria violência física e verbal do namorado. A homenagem é uma forma de expressar essa indignação, como um grito de alerta.

+ Clique aqui e assine o Clube Beer & Bier para você ou dê uma assinatura de presente

[TRANSPARÊNCIA] Este post foi patrocinado pela Beer & Bier. Comprando as cervejas dos caras, você ajuda o MHM a continuar crescendo e postando conteúdos deste e de outros tipos para você.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »