Já ouviu falar nas Pin-Ups?

Pin-ups 6

As pin-ups são um ícone da cultura pop do século XX. Muito comuns em anúncios publicitários de revistas e jornais, chamavam a atenção com seu corpo esbelto em posições sexys. Seus pôsteres eram vendidos e trocados, como em um álbum de figurinhas. Tiveram sua época de ouro durante os anos 40 nos Estados Unidos.

Ganharam o mundo durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados fixavam nas paredes e armários (daí que vem o nome, do inglês pin-up que significa, pregar ou fixar) fotos de belas mulheres.

Pin-ups

Os soldados americanos tinham seus armários repletos de pin-ups para lembrá-los dos prazeres que deixaram em casa. Os retratos não eram muito reveladores, uma vez que raízes conservadoras dos Estados Unidos proibiam qualquer excesso.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Uma pin-up é simplesmente uma mulher atraente, com um corpo desejável, colocada em um contexto ou cena qualquer. Durante guerra, foram produzidas ilustrações de mulheres em uniformes de guerra e posando ao lado de tanques e aviões de guerra, na intenção de inspirar os soldados.

Pin-ups 5

No pós-guerra, durante os anos 50, surgiu a garota que se tornou sinônimo de pin-up, a americana Bettie Page. Ela foi modelo desde os 20 anos de idade, atingindo em seus 27 anos o posto de mulher mais sensual dos Estados Unidos. Ela teve suas fotos estampadas por diversas vezes na revista Playboy, bem como em calendários, cartas de baralho, propagandas de cigarros, refrigerantes e em vários outros produtos e sempre em situações provocantes.

Contudo, na década de 70 houve o declínio da cultura pin-up, pois com a guerra do Vietnã e os movimentos hippies por todo os Estados Unidos, houve uma maior relativização dos costumes tradicionais, aumentando exponencialmente a indústria pornográfica. Assim a sensualidade das pin-ups perdeu espaço.

Até hoje as pin-ups me fascinam. Sou um apreciador desta arte e felizmente o movimento não morreu. Ainda hoje há algumas mulheres que adotam o estilo, artistas como Christina Aguilera, Gwen Stefani e Katy Perry, que fizeram alguns trabalhos como pin-ups, bem interessantes por sinal.

Pin-ups 4 Pin-ups 3 Pin-ups 2Pin-ups 8 Pin-ups 10

Pin-ups 7 Pin-ups 11

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »