Raio X da Camisa Social Masculina: dicas essenciais

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

A camisa social masculina é uma peça-chave no guarda-roupa de muitos homens. É praticamente impossível vestir um terno sem ela e, além disso, ela também fica bem estilosa quando é usada com uma calça de sarja ou até mesmo com um jeans ou bermuda.

Versátil e prática, a camisa social masculina tem o poder de mudar qualquer visual – e de te deixar formal em qualquer situação.


Raio X da Camisa Social Masculina: dicas essenciais

Porém, é possível errar mesmo usando uma peça tão clássica! Para te ajudar, nós fizemos um dossiê completo da peça!

Mas antes, para te ajudar a vestir bem qualquer um dos visuais que vamos mostrar aqui, preparamos um infográfico com os principais erros cometidos na hora de vestir uma camisa social. Se liga:

Raio X da Camisa Social Masculina: dicas essenciais

Se liga no nosso raio x da camisa social masculina:

Segmentos da camisa social masculina

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

A camisa social é composta por várias partes que a diferencial de outras peças do guarda-roupa masculino. A barbatana, por exemplo, é a peça de plástico ou metal que se encaixa nas pontas da gola para manter o colarinho firme.

O punho deve ficar exatamente onde termina o antebraço e começam as mãos. Para não ter erro, siga a regra do ossinho do pulso: o punho precisa estar bem em cima dele.

Sobre o colarinho: há diversos tipos de acabamento. Para cada um, existe uma situação específica, uma gravata, ou não, e um tipo de nó indicado.

Aliás, os botões também merecem atenção. No mundo das camisas sociais masculinas, os botões ficam do lado direito. Se a ideia é usar a peça sem gravata, deixe, no máximo, os dois botões de cima desabotoados. Mais que isso, derruba seu visual.

Combinações com Camisa Social Masculina:

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Uma das dicas mais legais e diferentes para combinar a sua camisa social masculina é usá-la sem gravata. Para fugir do óbvio, troque a gravata pelo lenço de bolso. O truque de estilo é tendência masculina e vem ganhando cada vez mais adeptos!

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Você também pode usar as mangas de fora. Deixe o paletó em casa e substitua-o pelo colete. A peça tradicional ganha ares modernos se combinada à camisa com mangas dobradas e a um relógio mais estiloso.

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Outra dica interessante é misturar. Descombine blazer e calça para fugir do lugar comum e otimizar as opções do seu guarda-roupa. Aposte no abotoamento duplo para um look ainda menos convencional.

Cuidado com os tamanhos

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Não estamos falando apenas de comprar peças com os tamanhos “P” ou “PP”. Essas são, geralmente, as mesmas peças de roupa feitas para homens grandes – com todas as partes reduzidas em tamanho.

Um homem pequeno, por exemplo, precisa de uma camisa com proporções um pouco diferentes, não apenas um redimensionamento de uma camisa padrão, então procure por marcas e lojas que vendem especificamente produtos para homens mais baixos ou magros.

Se esse é o seu caso, considere olhar para marcas que saem do Japão, Itália ou Espanha – os fabricantes muitas vezes assumem um cliente de referência mais curto e mais esguio, e seus tamanhos “pequenos” têm muito mais probabilidade de serem feitos com proporções reais de um homem menor.

Entenda o seu corpo na hora de comprar uma camisa social masculina

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

É importantíssimo entender o seu corpo para se vestir bem. Nós já falamos disso várias vezes aqui!

No caso da roupa social, isso é ainda mais importante porque estar elegante é o objetivo principal de usar peças sociais.

A maioria dos homens usa camisas sociais que não lhes servem adequadamente. O problema é que roupas prontas são feitas para caber em muitos; como resultado, elas não se adaptam perfeitamente a ninguém. Todos nós nos comprometemos em algum lugar se uma camisa nos cabe no pescoço nos falha no comprimento da manga; se ela se encaixa bem nas mangas, mas fica larga na barriga. Então, o ajuste que descreverei aqui geralmente só é possível em uma camiseta personalizada ou em uma que esteja próxima de ser ajustada e, depois, feita sob medida por uma mão habilidosa.

Uma camisa social precisa, em primeiro lugar, ser confortável; isso é diferente para todo homem. Homens maiores geralmente são elogiados por um ajuste mais flexível, enquanto homens pequenos e magros são complementados por um corte mais formal. Em geral, porém, uma camisa deve:

  • Permitir dois dedos no colar quando abotoada;
  • Estar apertada o suficiente em volta do pulso;
  • Ter mangas compridas o suficiente para que você possa levantar os braços; elas devem ser curtas o suficiente para que você não tenha mais de 2cm de tecido perto da braçadeira quando seus braços ficarem para baixo;
  • Pontos de ombro que se estendam até o final do ombro;
  • Ter espaço no peito e na cintura para beliscar 1-3 cm de tecido (dependendo do ajuste desejado).

Tecidos da camisa social masculina

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Algodão: O rei indiscutível de tecidos de camisa social masculina, o algodão tem sido a escolha daqueles que sabem se vestir bem há séculos. Um tecido de algodão finamente confeccionado exibe todas as propriedades que um homem pode querer de uma roupa, como boa condução de calor e umidade, durabilidade, maciez e a capacidade de tomar forma quando passada a ferro;

Fibras sintéticas: Embora não apresentem as mesmas propriedades desejáveis ​​que o algodão, as fibras sintéticas causaram um enorme impacto no cenário das camisas sociais masculinas, devido à sua capacidade de criar um trabalho aceitável a um preço mínimo. Muitas vezes, essas fibras têm e continuarão a desempenhar um papel importante na moda masculina. Embora eu recomende ficar longe de camisas com mais de 50% de fibra sintética, porque, além de brilhantes, elas podem impedir a sua pele de respirar da melhor forma possível;

Seda: Um tecido de luxo facilmente reconhecível por causa de seu brilho e luz, não é recomendado para a maioria pelos altos custos de manutenção e baixa durabilidade a longo prazo.

Padronagens de camisas sociais masculinas

Raio X da Camisa Social Masculina: 8 dicas essenciais

Sólida: o padrão mais simples e formal, mas o mais versátil. Uma camisa social masculina sólida diferencia a atenção da cor (a menos que seja chamativa) e, em vez disso, ajuda o homem a exibir melhor o estilo e a adequação de sua roupa. E sólido nem sempre significa, bem, sólido; tecidos diferentes podem maliciosamente dar a impressão de monotonia à distância apenas para revelar sua verdadeira natureza de perto. Um tecido de popeline branco sólido tem uma aparência e sensação muito diferente de um sarja ou espinha de peixe branco sólido.

Listras: a maioria de nós não pode errar com um clássico azul sobre branco, mas considere adicionar certas cores de destaque, como vermelho ou rosa, para animar os tons no rosto. Essa padronagem fica especialmente boa com um terno colorido sólido.

Xadrez: historicamente, o objetivo da padronagem xadrez era indicar o histórico de um usuário. Hoje, a maioria dos homens se sente intimidada por usar tal padronagem com um terno, pois acha que o resultado pode ser meio cafona. Mas fique calmo: isso não vai rolar, desde que você se lembre de não misturar outras padronagens coloridas! Uma camisa xadrez com um terno sólido e gravata listrada surpreendentemente é uma boa combinação. No entanto, é uma combinação de padronagem menos formal e deve ser usada com cuidado, principalmente se você trabalhar em ambientes mais conservadores.

Pronto! Com essas dicas, você dificilmente vai errar na combinação e no uso das suas camisas sociais!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »