Guia definitivo da bota masculina: como usar, onde comprar e como montar looks no inverno

Aprenda como escolher a bota masculina ideal para o seu estilo e as principais diferenças entre elas.

Quando o assunto é calçado versátil, as botas masculinas estão no topo da lista. Elas não são apenas confortáveis e práticas; são estilosas. E existem vários modelos que podem combinar com os mais diferentes homens e ocasiões, como as botas masculinas de couro, por exemplo!

Pensando nisso, e para ajudar você a estar sempre estiloso em qualquer lugar, elaboramos este guia definitivo da bota masculina, com dicas de como usar, onde comprar e sugestões de looks com os diferentes modelos.

Edson Castro Democrata Bota
Porque, apesar de serem extremamente versáteis, como já falamos, nem todos os tipos de botas combinam com todos os lugares. Há um modelo ideal para cada ambiente e visual, e características diferentes que influenciam no caimento do calçado e no seu nível de “formalidade”.

Afinal, não dá para ir trabalhar de terno e bota de escalada em qualquer tipo de emprego, não é mesmo? Mas é possível criar um visual social completo com uma bota no pé, sim – principalmente se forem botas masculinas de couro! É só ficar de olho no material e no design do calçado.

A Democrata, por exemplo, é uma marca de calçados masculinos com botas de couro que combinam com ocasiões mais formais, mas também tem uns modelos casuais bem legais. Vamos falar sobre isso mais para frente!

Diferentes modelos de botas masculinas e suas principais características

Edson Castro Bota Democrata

Há botas masculinas de vários modelos, mas, antes de partirmos para eles e falarmos melhor sobre as botas chelsea, chukka, anke boots, coturnos – e outros nomes diferentes para decorar, é importante ter em mente o básico: botas com sola e cabedal (o “corpo” do calçado) de couro são, na maioria das vezes, mais formais.

Mas, como o couro é um material menos maleável, também é possível encontrar botas masculinas de couro menos casuais com apenas a sola ou a ponteira nesse material, por exemplo, mas que mesmo assim se encaixam no padrão formal por seguirem um design mais “sério”.

Tipos de bicos e ponteiras das botas masculinas

O material utilizado no bico da bota, ou o desenho e estilo da extremidade do calçado influenciam bastante na sua ocasião de uso, e “nível” de formalidade.

Por exemplo, botas com a ponteira cheia de furinhos, no estilo bota de cowboy, costumam ser menos formais. Já as botas com a ponteira de couro lisa podem ser utilizadas com roupas sociais de uma forma mais harmônica.

Tipos de bicos

Plain toe: a tradução direta é “bico liso”, sem nenhum detalhe ou decoração, furinhos ou desenhos entre a parte central da bota e a ponta. Provavelmente, a maioria das botas masculinas mais “sérias” que você já viu, segue esse estilo. Elas são as mais fáceis de usar e combinam com calças sociais.
Tipos de bicos
Compre aqui: Bota Garage Cross Carvão

Cap toe: normalmente, esse estilo tem uma divisão entre o bico e a parte central da bota, uma costura em linha reta que separa a ponta do resto do calçado.
Cap toe
Compre aqui: Bota Garage Lock Mouro Envelhecido Cadarço

Moc toe: é quase um meio termo entre as botas mais sociais e os coturnos. Normalmente, é uma bota com um solado mais alto, com a ponta arredondada e uma elevação sutil no bico.
Moc toe
Compre aqui: Bota Garage Lock Preto

Wingtip toe: é aquele tipo de ponta que lembra as botas de cowboy. Normalmente, elas têm desenhos na extremidade e formam um “M” com furinhos e tracejados de costura.
Wingtip toe

Lace to toe: um modelo que lembra bastante as clássicas estruturas dos tênis. Normalmente, o cadarço segue do início da bota ao bico dela, e é um modelo mais grosseiro também.
Lace to toe
Compre aqui: Bota Denim City Marrom

Como usar botas masculinas: Ankle Boots, Chelsea, Chukka e Desert Boots


Como usar botas masculinas: Ankle Boots, Chelsea, Chukka e Desert Boots
Agora sim, vamos para as categorias de botas e suas principais características.

As Ankle Boots, ou simplesmente botas de cano curto, são as mais fáceis de usar em ambientes variados. Dentro dessa categoria, há alguns modelos específicos, com materiais diferentes.

Por exemplo, o modelo de botas Chelsea é uma Ankle Boot, afinal, todas batem na altura do tornozelo, assim como as Chukka Boots.

Chukka Boots

Chukka Boots
Compre aqui: Bota Garage Astro Mouro

Chukka são botas de cano curto. Geralmente, feitas com couro e camurça, embora existam versões feitas com parte superior de lona ou outros materiais. Elas têm cadarço, mas normalmente são cadarços menores e mais curtos.

Sua origem provavelmente está ligada ao jogo de polo! Pois é: muitos especulam que as botas foram usadas por oficiais de folga do Exército Colonial Britânico e jogadores de polo, principalmente por serem bem mais confortáveis se compararmos às pesadas botas até o joelho.
metropolitan

Elas combinam bastante com calças jeans em tons mais escuros, calças de sarja e jaquetas jeans.
Se o modelo for de couro, também dá para arriscar vestir com um terno com tonalidades parecidas. Lembrando que botas marrons combinam com tecidos azuis e terrosos, e botas pretas com tecidos mais escuros.
Compre aqui: Bota de Couro Metropolitan Bay Marrom

Botas Chelsea

Botas Chelsea
Compre aqui: Bota Metropolitan James Hi-Soft 32 Mogno

Mais história: a bota Chelsea foi criada no século XIX pelo sapateiro oficial da Rainha Vitória, J. Sparkes-Hall, que utilizava a bota para cavalgar.

Com o tempo, ela foi reinventada e artistas começaram a usar a bota como um sapato casual. Afinal, ela não tem cadarços e é mais prática e fácil de vestir.
Botas Chelsea
Ela costuma ter elásticos nas laterais e ser feita em couro liso ou camurça.

Normalmente, é ideal para ser usada em ambientes intermediários, tipo eventos menos sociais, mas que ainda pedem um look mais elaborado. Combinam bastante com calças chino ou de sarja, jaquetas de couro e blazer.

Compre aqui: Bota Garage Cross Carvão

Desert Boots

Clarks desert boots. Photo by www.menswear-market.com

Elas ficaram bem populares nos anos 1950, e foram inspiradas pelos calçados usados na Segunda Guerra Mundial pelos soldados do exército britânico em missões no deserto. Por isso o nome: “desert”.

O cabedal costuma ser todo de camurça, originalmente em tons de bege – para ajudar na camuflagem dos soldados. O solado, na grande maioria das vezes, é feito em crepe, material bem resistente e confortável.

Esse estilo ainda não é o mais formal de todos, mas combina bastante com calças de sarja e jeans com uma lavagem mais escura. Tem uma pegada mais urbana, e é extremamente confortável. Dá pra usar em barzinhos tranquilamente!

Como usar botas masculinas: Oxfords, Derby e Monk boots

Como usar botas masculinas: Oxfords, Derby e Monk boots
Compre aqui: Bota Metropolitan James Hi-Soft 32 Grafite

Agora, chegou o momento de quem quer ir para o escritório de bota, mas não sabe como: esses três modelos de botas são os mais fáceis de adaptar em um estilo mais formal! Normalmente, elas têm o cano mais alto e liso, e combinam muito com ternos e visuais corporativos.

Como elas não têm muitos detalhes, não chamam tanto a atenção, e lembram bastante sapatos sociais.

Bota Oxford

Crédito: Reprodução
Normalmente, esse tipo de bota é liso e não mistura materiais, seguindo um modelo mais neutro. Elas não têm aba ou orelha, e têm menos costuras. Sua sola é de couro, o cabedal também e o ilhós, aquele espaço para passar o cadarço, é pequeno e discreto, assim como o próprio cadarço. O cano é médio ou alto, e o bico é cap toe.

Combinam com ternos e costumes – apenas a calça social, a camisa e o blazer, e são ótimas alternativas para os sapatos formais.

Mas também é possível usar com calças chinos e jeans mais escuros, sempre por baixo da barra da calça.

Compre aqui: Bota de Couro Metropolitan Bay Marrom

Bota Derby

Edson Castro Bota Garage Cross Democrata
Para usar esse tipo de bota de forma mais elegante, aposte em opções com o cabedal em couro. Além disso, fique de olho nos ilhoses: aqueles sem detalhes são mais fáceis de combinar, e o cadarço fino também faz a diferença.

Bota Garage Cross Democrata
Esse modelo da Democrata é um estilo Derby mais contemporâneo, com uma pegada que lembra o solado dos coturnos – falaremos deles mais para frente -, e pode ser um jeito original de empregar personalidade em looks mais sociais.

A bota faz parte da linha Garage Cross e é confeccionada em couro, com cabedal com recortes no couro também, forro em tecido e fechamento em cadarço. Mas seu principal diferencial está justamente na sola de borracha!

Edson Castro vestindo bota Democrata com terno cinza calça branca

Para fechar um visual social, você pode criar uma combinação com um blazer liso e uma camisa branca, apostando na calça de alfaiataria em um tom mais claro.

Compre aqui: Bota Garage Cross Preto

Edson Castro vestindo bota Democrata com jaqueta jeans e calça preta
Ah: e apesar desse estilo combinar bastante com calças de alfaiataria, esse tipo de bota também pode ser usado tranquilamente com calças de sarja e calças jeans mais retas. Como, por exemplo, no look acima! Olha que combinação prática com uma jaqueta jeans e uma calça preta.

Monk Boots

bematchstick
Aqueles que entendem mais de inglês já pegaram a referência: as monk boots foram, sim, inspiradas nos modelos de botas criados por monges.

Por volta do século 15, um grupo de monges pensou algo como: “caramba, nesse frio a gente ainda precisa usar sandália? E se a gente fizesse um sapato que cobrisse o pé inteiro?”

Foi aí que nasceu esse modelo de bota masculina.

Além da proteção, essa bota oferecia mais resistência, praticidade e durabilidade. Normalmente, elas são feitas de couro e tem um fechamento por fivelas.

Elas combinam bastante com calças de alfaiataria, jaquetas de couro lisas e camisas sociais. Com calças jeans, a melhor opção é escolher uma peça de lavagem neutra e corte reto.

Como usar botas masculinas: Coturnos e Yellow Boots

Getty Images 955288232

Esses modelos de botas são mais casuais, por isso, combinam bastante com visuais mais urbanos: barzinhos, restaurantes, shows e rolês do tipo.

Eles também funcionam para estilos variados, e vão do rock ao eletrônico, do sertanejo ao samba de domingo. Pode apostar, não tem erro.

Coturnos

Coturno

Essa bota masculina já é um clássico. Inspirado nas botas militares, o coturno pode ser feito de vários materiais: têm coturno de couro, de camurça, em tons terrosos, pretos, coloridos, com estampa e sem estampa. Enfim, a lista é longa. Mas algumas características são recorrentes: uma sola grande com material resistente e reforço na biqueira.

Por ser um modelo mais pesado, ele combina mais com calças jeans mais pesadas também, ou calças de moletom, calças jogger e até calças de couro.

Fora do inverno, fica bem legal com bermudas jogger e sarja. É só pensar nas cores para criar um visual equilibrado e moderno.

Yellow Boots

Ukázková fotografie bot Vasky Farm Low Caramel
Essas botas lembram, em alguns momentos, os coturnos. Mas têm algumas características diferentes e fundamentais: elas são inspiradas em botas de operários, e costumam ser confeccionadas em couro ou camurça impermeável.

Normalmente, a sola de borracha é mais avantajada, e elas têm um reforço para deixar o visual mais “grosseiro”.

Combinam bastante com calças jeans, e com calças chino em tons mais fechados, como marrom, verde musgo e cores semelhantes.

Na parte de cima, dá para criar um equilíbrio com camisas estampadas e sobreposições com jaquetas divertidas ou peças de couro.

Como usar botas masculinas: Cowboy, Harness e Hiking Boots

Volné pro komerční užití Není nutné uvádět zdroj
Agora estamos chegando às botas com características bem marcantes, que são mais difíceis de combinar e pedem um estilo próprio na hora de apostar nelas e sair para o rolê.

É claro que você pode usar o que quiser, do jeito que quiser, mas elas combinam mais com alguns eventos específicos e roupas igualmente elaboradas.

Botas de Cowboy

Crédito: Reprodução
Você com certeza já viu muita gente usando essa bota, ou tem um par delas no armário. As botas de cowboy são extremamente populares por aqui, e combinam bastante com calças jeans retas e camisas de flanela.

Normalmente, elas são de couro e não têm cadarço e nem ilhós. São marcadas pelos detalhes em costura, tons misturados de marrom e cores variadas também, e bico fino.

Se você gosta desse estilo, mas não quer ousar tanto, tente apostar em modelos de uma tonalidade só!

Harness Boots

Crédito: Reprodução
Esse modelo lembra um pouco as botas de cowboy, mas é mais discreto e fácil de combinar em ocasiões diferentes.

A bota Harness é inspirada nas botas clássicas de cavalaria do século 19, e tem como a principal característica alças de couro anexada em dois anéis de metal nas laterais.

Normalmente, elas têm um salto mais alto e uma tira em formato de Y que “abraça” a região central do pé.

Elas combinam bastante com calças jeans de corte reto, camisas em sobreposições com camisetas e jaquetas pesadas.

Hiking Boots

Arild Finne Nybø
Por fim, as botas de escalada e caminhada – que, na grande maioria das vezes, só funcionam nessas situações mesmo.

Elas não são muito fáceis de combinar, mesmo com roupas mais casuais, e é difícil de usar na cidade.

Costumam ter bastante detalhes, normalmente mais de uma cor, e uma sola de borracha reforçada. Como é feita para escalar, tem um material geralmente impermeável e é um modelo de bota extremamente confortável.

Fora do inverno, é uma das botas mais utilizadas por combinar com bermudas cargo, e criar uma pegada mais aventureira.

Onde comprar botas masculinas de qualidade e com um bom preço

Edson Castro Vestindo bota Democrata com touca e camiseta preta calca verde
A lista foi longa, hein? Mas agora você já sabe tudo de botas masculinas, como usar e como combinar cada uma com as peças do seu guarda-roupa. Descobriu os melhores estilos para você? Quais se encaixam melhor no seu tipo de rolê ou trabalho?

Então, agora é só aproveitar e criar looks com a sua cara, para ficar estiloso no inverno ou em qualquer época do ano!

Você pode encontrar esses modelos na loja online da Democrata, e explorar diferentes estilos. Com o cupom MHM, ainda leva 10% de desconto, e frete grátis nas compras acima de R$199.

Clique aqui e conheça mais!

Compartilhe

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso